01/08/2023

PDI 2023-2027: Unoeste fortalece missão educacional e social

Plano de Desenvolvimento Institucional é fundamental para que a universidade planeje o futuro, estabeleça metas, melhore sua atuação, busque o desenvolvimento sustentável e garanta qualidade e excelência

Plano que busca a excelência das ações foi apresentado pela coordenadora pedagógica da Unoeste, a professora Aparecida Darcy Alessi Delfim (Foto: Ector Gervasoni)

Para traçar objetivos estratégicos e definir ações visando sempre oferecer uma educação de qualidade e excelência a toda sua comunidade acadêmica, a Unoeste se empenha constantemente num trabalho árduo que é o de atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional, o PDI. O documento estratégico norteia o dinamismo institucional e busca sempre melhorar as ações e serviços educacionais. Sua formulação é sustentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e no Decreto 9.235/2017 que estabelece o que o plano deve conter. O PDI 2023-2027, já aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) e encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) em março de 2023, foi apresentado na manhã desta terça-feira (01/08) em reunião de trabalho realizada no Teatro César Cava, campus 1 de Prudente, e com transmissão ao vivo para os campi de Jaú e Guarujá.

O plano é um documento essencial no processo de recredenciamento junto ao MEC. Por isso dessa reunião de trabalho participaram gestores e coordenadores de cursos nas dimensões do ensino, pesquisa, extensão, organização e gestão, responsabilidade social e ambiental, infraestrutura, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e sustentabilidade financeira. Representando a reitoria, marcaram presença os pró-reitores da Unoeste, os doutores José Eduardo Creste (Acadêmico) e Adilson Eduardo Guelfi (Pós-graduação, Pesquisa e Extensão).

Por meio do Programa Unoeste + Cultura, a reunião de trabalho começou de forma leve ao ser aberta com apresentações do Balé Divertssement, da Escola de Dança Beth Libório. As coreografias apresentadas são da bailarina, professora e ex-aluna do curso de Pedagogia da Unoeste, Mariana Silva Marin, e ganharam vida no palco com as bailarinas Isabella Regina dos Santos, Luana Kaori Uematsu, Lays Regina de Macedo, Karen Krasucki, Pietra Monteiro, Maitê Domingos e Beatriz Quirino Marchetti, esta última aluna do curso de Medicina.

Depois do balé, todo o esboço e apresentação do PDI 2023-2027 foi apresentado pela coordenadora pedagógica da Unoeste e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a professora Aparecida Darcy Alessi Delfim. Ela explicou que o plano é reestruturado a cada cinco anos e permite que a universidade defina sua missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Isso significa que nessa reelaboração a instituição alinha suas ações e esforços para cumprir sua missão educacional, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e da região em que está inserida. A professora Darcy esclareceu que o documento serve como um guia para toda a comunidade acadêmica, pois define as diretrizes e prioridades da universidade, auxiliando na tomada de decisões e na alocação de recursos de maneira mais eficiente e focada nos objetivos institucionais.

“É o documento mais importante da instituição, porque a partir da missão e visão da universidade ele traça todas as metas, objetivos e ações estratégicas que a instituição deve perseguir durante o próximo quinquênio. Essa publicização é muito importante para dar a todos o conhecimento da Unoeste, qual a identidade dessa instituição, o que ela busca, para que os gestores, coordenadores e, consequentemente todos os colaboradores, possam se apropriar das propostas, das políticas institucionais, dos planos estratégicos da instituição para que as ações sejam mais fortalecidas. A partir do momento em que eu me aproprio daquilo que é o lugar onde estou, a instituição que pertenço, as minhas ações passam a ser mais efetivas”, explicou ela, enaltecendo a importante participação dos gestores e coordenadores dos campi.

Em seu momento de fala, a coordenadora pedagógica da Unoeste fez questão de ressaltar que o PDI promove a melhoria contínua dentro da universidade, uma vez que ao estabelecer metas e indicadores de desempenho, a Unoeste consegue acompanhar seu progresso ao longo do tempo, identificando áreas que precisam de melhorias. Isso facilita a implementação de ações corretivas e a busca pela excelência acadêmica.

PPI E PPCs

Dentro do PDI, além dos aspectos legais, são contemplados outros dois: os conceituais e os complementares. Os conceitos dizem respeito à filosofia de trabalho, à missão proposta, às diretrizes pedagógicas orientadoras das ações, à estrutura organizacional e às atividades acadêmicas, tanto as que estão em andamento quanto aquelas a serem desenvolvidas. Os complementos estão na integração das diferentes unidades acadêmicas e nos setores de sustentação administrativa. Assim, promove-se o cumprimento das funções fundamentais da Unoeste para mantê-la em posição de excelência em todos os níveis.

O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste abordou os aspectos da avaliação de recredenciamento junto ao MEC (Foto: Ector Gervasoni)

É por isso que o PDI se interliga com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs). O PPI estabelece políticas institucionais de caráter permanente para o ensino, pesquisa, extensão, gestão, responsabilidade social e avaliação. Os PPCs definem os projetos pedagógicos dos cursos. Na reunião de trabalho, foi a professora Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, que é representante da Comissão de Construção do PPI, quem conduziu a abordagem do Projeto Pedagógico Institucional. Representando o corpo decente da Unoeste, ela falou da importância do Projeto Pedagógico Institucional.

“O PPI é coração do Plano de Desenvolvimento Institucional, porque ele traz a forma como a Unoeste pensa a educação profissional nas mais diversas políticas institucionais. Ele nada mais é que a reflexão da Unoeste acerca dos processos de ensino, pesquisa, extensão, gestão. Coloca pra gente, tanto do corpo docente quanto do corpo técnico administrativo, como precisamos olhar para esses processos de educação: o estudante como centro, o uso de metodologias ativas para fazer com que ele desenvolva seu protagonismo e sua autonomia, a tecnologia digital como uma forma de alavancar esse processo de ensino e acompanhar as questões contemporâneas. Sem contar a inserção necessária que os processos de ensino, pesquisa e extensão precisam ter na comunidade local”, destacou a Dra. Larissa.

Recredenciamento institucional

De acordo com o Ministério da Educação, em 2020, por conta dos impactos da pandemia de covid-19, o MEC suspendeu, em caráter excepcional, todos os processos de recredenciamento das instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Mas em abril de 2022, já com o avanço da vacinação e a vida de volta à normalidade, essa suspensão foi revogada. Com isso, o calendário regulatório está em aberto atualmente oferecendo uma série de oportunidades, inclusive o recredenciamento institucional, o qual a Unoeste já vinha se organizando e preparando.

Na ocasião, o pró-reitor Acadêmico da Unoeste abordou aspectos da avaliação de recredenciamento a qual a universidade passará na próxima semana, de 7 a 11 de agosto. “A Unoeste é viva! Ela tem um impacto fundamental no desenvolvimento educacional, econômico, social e outros setores. Atuando de forma inovadora, integrada e humanizada. Temos uma equipe fantástica e que faz a diferença por meio do trabalho de seus colaboradores e será um momento de mostrar tudo isso para os avaliadores”, destacou Dr. José Eduardo Creste.

Saiba mais e aproprie-se do PDI

Por se tratar de um documento público, ele está acessível a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral no site da Unoeste, o que aumenta a transparência da gestão institucional e permite uma prestação de contas mais efetiva. Clique aqui e aproprie-se do PDI 2023-2027.

 


Legenda: Plano que busca a excelência das ações foi apresentado pela coordenadora pedagógica da Unoeste, a professora Aparecida Darcy Alessi Delfim
Créditos: Ector Gervasoni
Legenda: O pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste abordou os aspectos da avaliação de recredenciamento junto ao MEC
Créditos: Ector Gervasoni