Parceria Unoeste e Prefeitura aprimora serviços de saúde
Atendimentos do Centro Municipal de Especialidades agora ocorrem no Ambulatório Médico "Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima"
Foto: Ector Gervasoni
Cerimônia marca início dos atendimentos do Centro Municipal de Especialidades em novo prédio da Unoeste
Por meio de parceria com a Unoeste, nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Presidente Prudente iniciou as atividades do Centro Municipal de Especialidades (CS1) em um novo espaço. Agora, os atendimentos ocorrem no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, prédio da universidade localizado ao lado do Hospital Regional. Dos quase 4 mil m² de área construída, 1,7 mil m² serão compartilhados com os serviços públicos de saúde.
Membros dos poderes Executivo e Legislativo, além de secretários municipais e servidores da saúde, participaram da cerimônia. Pela Unoeste, participaram os doutores Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor geral da Apec; Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, diretor da Faculdade de Medicina; José Eduardo Creste, pró-reitor Acadêmico; Adilson Eduardo Guelfi, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão; bem como coordenadores e professores de cursos da área da saúde da universidade.
Durante pronunciamento, o Dr. Gabriel ressaltou que tudo que foi feito no prédio está direcionado para atender a população com muita qualidade. “Quando meu avô [professor Agripino] inaugurou o Hospital Universitário [Hospital Regional], ele fez questão de colocar tudo do melhor, desde os lustres e mármores, pois ele dizia que aquele lugar deveria ter as mesmas coisas que um hotel 5 estrelas para os mais pobres, que dificilmente teriam acesso a um ambiente como esse. E aqui seguimos com a mesma ideia, de oferecer atendimento de qualidade para quem precisa”, pontuou.
O Dr. Cesar Lima destacou que a parceria é importante para todos os prudentinos. Na oportunidade, agradeceu às autoridades presentes, dentre elas o prefeito Nelson Bugalho, o vice, Douglas Kato, o deputado estadual Mauro Bragato, além do secretário municipal de Saúde, Valmir Pinto. Por fim, deixou o recado aos servidores da prefeitura que agora fazem parte da equipe do Ambulatório Médico da universidade: “Considerem a Unoeste como a casa de vocês! Estamos muito felizes em recebê-los aqui”.
Bugalho agradeceu a parceria e confirmou a fala do Dr. Cesar. “Fui professor aqui por oito anos e sempre tratado com dignidade; realmente me sentia em casa. Andando aqui no ambulatório vi a alegria dos nossos servidores por estarem em um lugar como esse, com estrutura moderna e equipamentos de ponta. Unoeste e prefeitura já são parceiras há anos e esse novo espaço será mais um sucesso”, frisou.
O secretário de Saúde expôs a satisfação em dar início aos atendimentos no novo prédio, principalmente pela qualidade e tecnologia disponíveis ao cidadão. Ele ressaltou ainda que a parceria com a universidade também traz benefícios econômicos, “pois possuem estrutura física, tecnológica e humana. Além do novo prédio comportar a demanda dos atendimentos, a localização é excelente, possui acessibilidade em todo o prédio e está perto do AME e Hospital Regional, o que otimizará o tratamento em rede do paciente”, reforçou Valmir.
Valdinei Wanderley da Silva, presidente do Conselho Municipal de Saúde, compartilhou com os presentes que ficou impressionado com a estrutura física do ambulatório e afirmou ser “algo de primeiro mundo”. O deputado estadual Mauro Bragato também enalteceu a parceria e disse que o poder público precisa estreitar cada vez mais o relacionamento com a Unoeste e usufruir de toda a estrutura que a universidade possui. Segundo ele a “estrutura é invejável”.
Novo espaço
O Centro Municipal de Especialidades terá 34 consultórios, além de três salas para o Banco de Leite. Ao todo, 48 funcionários da prefeitura estão no novo espaço. Além de sediar a unidade de saúde do município, o Ambulatório Médico possui salas de aula para os estudantes de Medicina, auditórios, biblioteca e outras estruturas acadêmicas, que também serão usufruídas por estudantes de outros cursos da área da saúde.
Sobre as consultas no CS1, a Secretaria de Saúde explica que os agendamentos são feitos através de guia de referência para o encaminhamento, por meio da Central de Vagas, que regula as consultas de especialidades. O cidadão precisa passar por consulta na Atenção Básica e se houver a necessidade, o médico fará o encaminhamento.