Parceria abre oportunidade de estágio em mobilidade urbana
Este é um setor da gestão pública carente de profissionais capacitados para solucionar problemas de trânsito
Secretário major Luiz Edson (ao centro) mostrando imagem de problema de trânsito ao ser recepcionado pelo Dr. César Lima (Foto: Homéro Ferreira)
A nova gestão administrativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) estabelece relação de parceria com a Unoeste, abrindo espaço para estágio na área das engenharias. Oportunidade prática para futuros arquitetos e engenheiros atuarem em um dos segmentos de maior importância de uma cidade: a mobilidade urbana. Os números dão a dimensão dessa magnitude: 210 mil veículos circulando diariamente por 3.823 ruas e avenidas pavimentadas de Presidente Prudente, nas quais o gerenciamento do trânsito com todas as suas implicações é associado aos serviços de segurança pública.
São números que vão aumentando na medida em que a cidade vai crescendo, com as aberturas de novos loteamentos, condomínios, empreendimentos comerciais e industriais. O que ocorre em uma cidade como Prudente, que abriga 230 mil habitantes e atende moradores de dezenas de municípios ao seu entorno, também acontece em outras cidades do Brasil e do mundo, em maior ou menor proporção, dependendo do tamanho de cada uma. Trabalhar com mobilidade é estar diante de desafios e de oportunidades, por ser um setor da gestão pública carente de profissionais capacitados para resolver problemas de trânsito.
A ampla estrutura da Semob conta com duas coordenadorias, três departamentos e duas juntas de administração de recursos de infrações, que são chamadas de Jari. As coordenadorias são de Assuntos Viários e Segurança Pública e de Educação para o Trânsito. Os departamentos são de Mobilidade Urbana; Concessão Pública e Gestão de Terminais; e de Política de Segurança Pública. As ações da secretaria são voltadas para disciplinar, controlar, fiscalizar e planejar os assuntos viários, cooperar com a segurança e promover educação para o trânsito. Tem ainda a incumbência de gerenciar o Fundo Municipal de Assuntos Viários (Fumav).
No primeiro momento da parceria são abertas quatro vagas de estágios, sendo duas de engenharia e duas de arquitetura, para alunos que estejam cursando regulamente o 3º ou o 4º termo. Assunto tratado pelo secretário municipal, major Luiz Edson de Souza, acompanhado do engenheiro da Semob Ádriner Sanfelici Rocha, junto ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, em reunião nesta terça-feira (2) com a participação do supervisor de segurança da Unoeste, major Edson Aparecido Torchi Duro. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor geral da universidade, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, e o assessor Ismael Silva.
Conforme o pró-reitor, a seleção dos alunos para o convênio de estágio é trabalhada na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo (Fepp), junto ao diretor Guilherme Crepaldi Camarini. Na conversa ficou em aberto a possibilidade de estágio para alunos de Tecnologia da Informação para atuarem na Semob, mas cujo assunto será tratado com o secretário municipal dessa área, Helton Sapia, e com o diretor da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) da Unoeste, professor Moacir Del Trejo. Os entendimentos feitos pelo secretário de mobilidade urbana são em nome da administração do prefeito Ed Thomas.
Os personagens públicos envolvidos nessas tratativas têm suas histórias de vida ligadas à Unoeste, instituição na qual o major Luiz Edson fez o curso de Direito; Ádriner cursou Engenharia; e Helton fez Ciência da Computação. Na parceria com a Semob outra grande oportunidade que se abre aos universitários é a possibilidade do desenvolvimento de pesquisas em mobilidade urbana, a partir da iniciação científica em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo que o foco nessa área tem relevância para posterior colocação no mercado de trabalho.
Ismael Silva, Ádriner Sanfelici, César Lima, Luiz Edson, Adilson Guelfi e Edson Torchi Duro