01/06/2023

Parceiros definem atividades do Dia Mundial do Meio Ambiente

Polícia Ambiental e Unoeste programam mais de dez atividades envolvendo a comunidade na manhã da próxima segunda-feira

Local de realização de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (Foto: Homéro Ferreira)

 

Está definida a programação comemorativa do Dia Mundial Meio Ambiente na próxima segunda-feira (5) na sede da Polícia Ambiental de Presidente Prudente, no jardim Satélite - Km 564 da rodovia Raposo Tavares. Será durante a manhã, a partir das 8h, com a parceria da Unoeste. Serão desenvolvidas mais de dez atividades pelo programa de extensão, cujo nome se inicia com a sigla de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, “ODS em Ação: juntos pelo meio ambiente, educação, cultura, ressocialização, sustentabilidade, cuidado ambiental e posse responsável de animais domésticos”.

Com a participação da comunidade, as atividades serão educativas, artísticas e de conscientização sobre a preservação ambiental, consumo consciente de energia e água, posse responsável de animais domésticos, entretenimento e lazer. Está incluído no programa a proposta de ampliar a visibilidade e promover a ressocialização de detentos por meio do projeto Fábrica de Esperança, pelo qual a Polícia Ambiental destina madeira apreendida à produção de móveis, brinquedos para parque infantil e abrigos para animais abandonados. A comemoração terá a abertura oficial às 8h, sobre a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na sequência haverá apresentação musical do polo do Projeto Guri em Sandovalina, com repertório sobre meio ambiente. A Polícia Ambiental junto com os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Zootecnia, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), farão plantio de árvores e doação de mudas de hortaliças. Na lagoa da Polícia Ambiental haverá passeio de barco com escolares que receberão explicações sobre preservação dos recursos hídricos, proteção da fauna ictiológica e soltura de alevinos. Outra atividade será a exposição de aves de cativeiro, processo de reabilitação e soltura de aves reabilitadas.

No passeio educativo pelo quartel, em visita ao espaço com animais taxidermizados, serão dadas explicações sobre fauna e flora.  Também haverá entrega de casinhas de cães do projeto Fábrica de Esperança, as quais serão pintadas por crianças do projeto Brinquedoteca, do curso de Pedagogia. As casinhas serão doadas ao projeto Posse Responsável, do curso de Veterinária e ao Programa Unoeste + Cultura. Haverá espaço para a produção de desenhos e vídeos, respectivamente por alunos na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, de Prudente; e Escola Municipal Gentila Damasceno, de Taciba. Integrantes do Guri de Sandovalina também produzirão vídeos.

As empresas Energisa e Sabesp terão estandes interativos com informações sobre a importância da economia de energia e água; demonstrações de medidas práticas para a economia, como troca de lâmpadas e uso consciente do chuveiro; distribuição de materiais educativos sobre o tema; visita à unidade móvel Nossa Energia. Outra atividade será do projeto Tampinhas de Esperança, de coleta de tampinhas plásticas de garrafas, comercializadas e com o dinheiro destinado ao Hospital de Esperança que atende pacientes com câncer.

Estudantes do Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado, estão envolvidos no projeto Tampinhas de Esperança. Outro envolvimento em nome da universidade é o da Escola de Comunicação e Estratégias Digitais, com estudantes dos cursos de Jornalismo, na produção de vídeo documentário, e de Publicidade.


Legenda: Local de realização de atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Créditos: Homéro Ferreira