Palestras ao vivo proporcionam interação com o público
Aulas com chefs da Gastronomia Unoeste ensinam diferentes receitas
Foto: Débora André
Professores da Gastronomia Maíra Rodrigues, Mariane Sato e Fábio Almeida
As palestras ao vivo pelo YouTube da Unoeste continuam levando conteúdo de qualidade à comunidade acadêmica e externa de forma gratuita. As aulas com chefs da Gastronomia têm se destacado, principalmente neste período de quarentena, quando muitas pessoas estão ganhando mais intimidade com a cozinha... Nesta semana, a programação foi cheia de novidades. Acompanhe as mídias sociais da Unoeste para não perder os horários e aproveitar a interação com os palestrantes para tirar suas dúvidas.
No canal do YouTube da universidade você pode rever as palestras já realizadas na playlist “Em casa com + conteúdo”. Somente nas últimas semanas, professores da Gastronomia ensinaram a fazer marshmallow com cobertura de chocolate, drinks, massa fresca, pão caseiro, risoto, pizza e torta de maça. Também teve a live com a médica e professora da Medicina Priscila Rigolin, coordenadora da central de regulação de vagas do Hospital Regional e Pronto-socorro. Na ocasião, a docente falou sobre o tema “Unoeste contra Covid. Para nós o amanhã é esperança”.
Esta semana, o projeto de palestras ao vivo teve início com a participação do embaixador de fermentação natural no Brasil, Johannes Roos, que deu dicas sobre esse processo dentro da produção de pães. A chef Mariane Sato, professora da Unoeste, ensinou uma receita de risoto com cogumelo porto belo e ovo perfeito.
Mariane falou sobre os diferentes tipos de arroz e ressaltou quais são próprios para risoto. “Os mais utilizados são os arbóreo, vialone nano e carnaroli. Esses são grãos pequenos e arredondados e próprios para risoto porque liberam bastante amido e é isso que precisamos para dar a cremosidade do prato”. Os demais, segundo ela, não são para essa finalidade.
A live também teve a participação da professora Maíra Rodrigues, especialista em harmonização. Ela falou sobre as possibilidades de vinhos com os diferentes pratos e ressaltou que a regra não é verdade absoluta. Ela deu dicas de como harmonizar o menu com a bebida. Quando questionada se o vinho usado na receita poderia também ser servido com o prato, a docente frisou que isso é o ideal. “Não podemos usar na receita vinho que não vou beber. Mas também podemos harmonizar o menu com outras bebidas, nada impede”, enfatizou.