10/11/2023

Palestra motiva alunos ao estudo para concretizarem sonhos

Astronauta Marcos Palhares abordou o tema "O Céu não é o limite" para quem está preste a concluir o ensino superior e encarar o mercado de trabalho

Marcos Palhares conduziu a palestra “O céu não é o limite”, no campus 1 da Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)

 

“Essa manhã foi muito enriquecedora. Estar na Unoeste agrega muito no meu currículo e, sem dúvidas, contribui para minha formação profissional e pessoal”. A fala é da aluna do 10º termo de Odontologia da Unoeste Ana Luiza Paião Dundi. Ela e diversos alunos da universidade acompanharam ontem (9), nos períodos da manhã e noite, a palestra com o astronauta Marcos Palhares, o primeiro brasileiro a atingir a estratosfera a bordo do caça Mig-29 e que figura no rol de mil pessoas mundo afora listadas para viajarem ao espaço no chamado turismo espacial – ele ocupa o lugar de número 287 na fila. Também é autor do livro “O Céu não é o Limite”, tema que norteou sua fala para alunos e professores da Unoeste.

Ana Luiza diz considerou o tom da palestra em que Palhares compartilhou suas experiências pessoais e profissionais totalmente motivacional. “Ele trouxe uma fala rica em assuntos que agregam a vida acadêmica, fazendo com que cada um de nós aqui possamos abrir os olhos e sair um pouco do nosso lugar, da nossa comodidade. Nos incentivou a correr atrás dos nossos sonhos e objetivos, pois só assim conseguiremos conquistar o que queremos”, resumiu ela.

Para o aluno do 8º termo da Fisioterapia, Vitor Hugo Nozabielli Luchetti, a palestra que instiga à reflexão o ajudou a organizar seus pensamentos de certa forma. “Minha participação foi muito despretensiosa. Eu não iria vir, mas acabou que deu certo devido à aula ter finalizado a tempo. Participar desse momento foi de grande aprendizado. Sou uma pessoa apaixonada pela vida e poder ver a história de um cara que também é apaixonado pela vida e que correu atrás de seus objetivos, que batalhou e que muitas vezes sem expectativa nenhuma continuou fazendo tudo para alcança-los, é inspirador demais. Pretendo seguir os meus sonhos e quero atingir meus objetivos, e a Unoeste tem proporcionado esses momentos que são de extrema importância. Isso aqui mexeu muito comigo, me tocou. Uma oportunidade dada e que cabe a cada um de nós fazer o melhor possível”.

Quem corrobora com as falas dos acadêmicos que participaram da palestra no período da manhã são os alunos que acompanharam a mesma palestra à noite no Auditório Azaléia, no Bloco B3 do campus 2. É o caso da Vitória Maria Giffon de Almeida Gomes, aluna do 4º termo de Psicologia, Guilherme Vasques Ramos e Luise Rodriguez e Carvalho Pereira, estes dois últimos alunos do 9º termo de Agronomia. “Já conhecia a história do Marcos devido ao interesse que tenho pela astronomia e fiquei muita animada em poder participar desse momento. A fala que ele fez nessa noite agregou bastante e foram bons conselhos para toda a vida. Vejo tudo isso como uma motivação da Unoeste para que nós alunos continuemos a seguir nossos objetivos e não sair do nosso foco”, considerou Vitória.

Guilherme e Luise aproveitaram para elogiar a excelência da Unoeste que também tem olhado com carinho para quem está saindo formado da universidade. “A Unoeste é excelente no ensino e esses momentos ajudam muito em nossa formação. O mais importante é a gente não desistir e essa foi a mensagem que o Marcos quis passar pra gente na palestra que ajuda a enxergar nossos horizontes”, fala Guilherme. “A Unoeste traz pra gente todos os passos que a gente tem que seguir cientificamente falando, estudos e muitas oportunidades de emprego. A universidade é simplesmente maravilhosa, nos motiva a alcançar nossos sonhos”, completou Luise.

“O céu não é o limite”

Em sua fala Marcos Palhares proporcionou momentos de reflexão sobre as ações de cada um. O que cada um faz para atingir seus objetivos, desejos e sonhos. Por meio de dicas, o palestrante oportunizou que todos os presentes se permitissem ao seu momento de reflexão. “Hoje foi um encontro muito feliz, eu vi muitos rostos pensativos, pensando em seus sonhos. Eu vim aqui ajudar, para dar um pouco mais de adrenalina, mais gás e combustível. A ideia era embutir uma faísca para ligar os motores e impulsionar as pessoas para transformarem suas vidas para melhor”.

Marcos pontou que a qualidade do ensino e preocupação da universidade em apresentar o que há de melhor aos alunos refletem nas ações realizadas internamente na instituição. “A Unoeste faz todo trabalho de campo necessário, ela dá a base, a matéria-prima, conduz corretamente os alunos para uma busca melhor e mais feliz. Minha presença aqui mostra o quanto a instituição está focada em dar a capacidade técnica para os alunos. Isso é sensacional”, concluiu.

Unoeste é o aluno!

Para a coordenadora pedagógica da Unoeste, professora Darcy Alessi Delfin, o foco da universidade é o estudante. “Essa palestra veio de encontro com aquilo que desejamos, desenvolvimento das competências do estudante, significa mais o pertencimento do aluno aqui na Unoeste e também na profissão que irá seguir. Enfim, todo nosso trabalho é no sentido de proporcionar uma formação completa para o estudante”. A professora Darcy considerou emocionante esse encontro entre o palestrante convidado e os veteranos que estão prestes a encarar o mercado a partir de sua formação. “A fala do Marcos Palhares mostra uma vida com significado e, assim, é que pensamos no aluno, para que ele busque realizar as coisas na vida. Foram apresentadas dicas valiosíssimas, tanto pessoal quanto profissional”.

Por fim, o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste acrescentou que a palestra fortalece e incentiva os futuros profissionais. “A ideia é falar para os alunos da importância que cada um tem e do quão é importante que eles sonhem. O tema da palestra não é específico, e sim uma lição de vida, de persistência, de perseverança, de esperança, de que é possível buscar e alcançar posições muito altas. É isso que nós enquanto Unoeste desejamos a todos os alunos: que eles alcancem os melhores espaços, que ocupem as melhores posições e que os sonhos sejam alcançados. A instituição trouxe o que tem de melhor em formação acadêmica e, agora, nessa nova fase da vida é possível continuar sonhando e queremos fazer parte desse sonho”, ressaltou Dr. Creste.

Em sua segunda visita a universidade, Marcos foi recepcionado pelo diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, ao lado do assessor de reitoria, jornalista Ismael Silva. Durante sua permanência dentro da instituição, Marcos foi acompanhado pelo designer instrucional Antônio Sérgio Alves de Oliveira. O cerimonial de ambas as palestras nos campi 1 e 2 foram conduzidos pelos jornalistas Homéro Ferreira e Giovana Guessada que compõem a equipe do Departamento de Marketing da universidade.

Alunos em fase de conclusão de curso lotaram o Teatro César Cava, no campus 1 (Foto:João Paulo Barbosa)


Legenda: Marcos Palhares conduziu a palestra “O céu não é o limite”, no campus 1 da Unoeste
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Alunos em fase de conclusão de curso lotaram o Teatro César Cava, no campus 1
Créditos: João Paulo Barbosa