15/05/2023

Oficina ensina técnicas para estancar sangue adequadamente

Treinamento Stop The Bleed foi realizado para difundir conhecimentos e procedimentos necessários para salvar vidas em situações que envolvam sangramentos

Atividade atraiu cerca de 60 pessoas e foi conduzida pelo cabo da PM, Fabiano de Amorim (Foto: Cedida)

Você sabia que a causa número um de morte evitável após lesão é o sangramento? Uma pessoa pode chegar a óbito com menos de cinco minutos de sangramento forte e constante, se não for apropriadamente controlado. É por isso que nessas horas saber aplicar as técnicas ideais para manter o sangue dentro do corpo é fundamental para salvar vidas. Foi pensando na importância de propagar essa habilidade que o curso de Biomedicina de Guarujá realizou no último sábado (13) a oficina Stop The Bleed.

O treinamento que atraiu cerca de 60 pessoas interessadas no tema ocorreu no Auditório Bromélia e foi conduzido pelo instrutor Fabiano Amorim. Ele é cabo da Polícia Militar no Estado de São Paulo e desde que teve a vida salva por um médico que soube executar nele as técnicas corretas de estancar sangramento – ele levou três tiros na região femoral e ficou em estado grave –, procurou se especializar nessas técnicas de salvamento.

Na oficina, Fabiano Amorim abordou três técnicas rápidas para ajudar a salvar uma vida, em casos de emergência com sangramentos com risco de morte. A primeira é como usar as mãos para aplicar pressão em uma ferida. A segunda, como tratar uma ferida para controlar o sangramento. E a terceira, como aplicar corretamente um torniquete. “Na universidade temos acadêmicos que futuramente serão biomédicos, médicos, profissionais de saúde, seguranças, e no dia da oficina tínhamos até guardas municipais interessados participando. Então é importante que essas pessoas saibam como proceder corretamente em situações de sangramento”, explicou a presidente do Diretório Acadêmico Prof. Walace Rocha, Tatiana Fátima Guilherme Brito, que liderou a realização da oficina juntamente com o professor do curso de Biomedicina da Unoeste, Walace Fernando Rocha de Souza.

De acordo com Tatiana, a campanha Stop The Bleed que deu nome à oficina realizada no sábado foi iniciada por um grupo de trabalho interagências federal convocado pela equipe do Conselho de Segurança Nacional, a Casa Branca dos Estados Unidos. O objetivo da campanha é preparar melhor o público para salvar vidas, aumentando a conscientização sobre ações básicas para interromper o sangramento com risco de vida após emergências cotidianas e desastres naturais e provocados pelo homem. “Acho interessante porque a gente traz pessoas de fora interessadas na oficina para conhecer a faculdade, agregamos conhecimentos aos alunos e o palestrante também ganha com essa prática de ensinar. Esperamos fazer mais eventos do tipo com o apoio da universidade”, concluiu.


Legenda: Atividade atraiu cerca de 60 pessoas e foi conduzida pelo cabo da PM, Fabiano de Amorim
Créditos: Cedida