Oficina ensina alunos de Ciências Contábeis a declarem IRPF
Acadêmicos de Ciências Contábeis estão aprendendo a calcular e preencher a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física
Cerca de 60 estudantes de Ciências Contábeis participaram da atividade no último sábado no campus 2 da Unoeste (Foto: Cedida)
O curso de Ciências Contábeis, que integra a escola de negócios Business School Unoeste (BSU), realizou no último sábado (01), no Laboratório 5 do Bloco B2, campus 2 da Unoeste, a primeira parte da Oficina “Aprendendo a calcular e preencher a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)”. O treinamento, liderado pelos professores Irene Caires da Silva e Marcos Paulo Rufino da Costa, atraiu nesta primeira etapa cerca de 60 estudantes do curso. O segundo dia da oficina, que dará continuidade na atividade, será no próximo dia 15 de abril.
De acordo com a professora Irene Caires, esse treinamento dividido em duas etapas foi pensado para que os alunos desenvolvam habilidades e competências na áreas fiscal e tributária, e consequentemente sejam instigados ao senso crítico e reflexivo sobre o IRPF. “A instituição considera que a realização de um curso com a temática Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física 2023 é essencial para a articulação entre a teoria e a prática contábil no âmbito do curso de graduação. Além disso, mais contribuintes estão entrando na faixa de tributação devido à falta de correção da tabela desse imposto, ou seja, esse mercado está em constante crescimento e demanda de profissionais cada vez mais habilitados para atendê-lo”, explicou ela.
Devido as suas características inerentes a área financeira e tributária, o profissional mais indicado e competente para a elaboração dessa demonstração, é o contador. É por isso que o treinamento tem sido realizado para proporcionar conhecimentos práticos aos estudantes. “Depois faremos um plantão de Imposto de Renda com esses alunos que participaram dessa oficina e eles poderão acompanhar os professores do curso de Ciências Contábeis para fazerem a declaração dos funcionários da Unoeste que tiverem interesse”, completou.
Importante destacar também que a apresentação da Declaração do Imposto de Renda é obrigatória para uma determinada faixa de contribuintes da Receita Federal, ou seja, aos que ganham mais do que R$ 28.559,70 por ano ou aproximadamente R$ 2.380,00 por mês. O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023, ano-base 2022, segue até o dia 31 de maio. A Receita Federal estima que em todo o País cerca de 38,5 milhões de contribuintes acertem as contas com o Fisco nessa temperada.