Natal Solidário tem ações com gestores públicos e escolares
Palestra oferece orientação sobre políticas públicas para a 3ª idade e alunos do ensino fundamental fazem apresentações culturais
Apresentação da dança afro-brasileira macuelelê por alunos da escola Gentila, de Taciba (Foto: Homéro Ferreira)
A programação do Natal Solidário da Unoeste começou na manhã desta quarta-feira (29) e irá até 15 de dezembro. As primeiras atividades foram voltadas para gestores públicos e escolares, realizadas no campus II, em Presidente Prudente. Servidores e comissionados de seis prefeituras, especialmente das áreas de assistência social e saúde, foram orientados sobre políticas públicas para a 3ª idade. A palestra relacionada ao assunto foi precedida de apresentação musical de Geovane e Amaral, no Salão de Vidro da Gastronomia. Alunos de duas escolas de ensino fundamental fizeram apresentações culturais e participaram de atividades lúdicas.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi reafirmou aos representantes das prefeituras parceiras que as portas da universidade permanecem abertas. A coordenadora geral de ações extensivas, Cidinha Martines deu foco às possibilidades para 2023. O professor Josué Pantaleão anunciou as propostas do Programa Unoeste Mais Terceira Idade. Pelo Departamento de Marketing, João Pedro Mota de Brito, apresentou o Programa 40+ que oferece oportunidade de ensino superior e estímulo para quem tem mais de 40 anos de idade, com 40% de desconto na graduação e na pós-graduação. Dentre os presentes, esteve a vereadora prudentina Miriam Brandão, que é assistente social.
Autonomia e independência
O Natal Solidário foi aberto com palestra do médico geriatra e professor da universidade Dr. José Eduardo Pinheiro, com oferecimento de informações relevantes, de grande interesse regional. Dentre outros dados, apresentou o do crescimento de 31,4% da população idosa em dez anos, de 2011 a 2021. Faixa etária que saltou de 122 mil para 160 mil nos 53 municípios da 10ª Região Administrativa do estado de São Paulo. Ao apresentar os fatores que têm levado ao aumento significativo da população idosa, começou dizendo que os serviços de saúde contribuem para que as pessoas vivam mais.
Outro fator é de que tem nascido cada vez menos gente e, nesse sentido, o palestrante citou que em 1950 a média de filhos por família era 5,6; sendo que atualmente está em 2,1. Tem ainda a questão da migração, com os jovens indo para grandes cidades em busca de estudo e emprego; e idosos fazendo o caminho contrário, fugindo do estresse e buscando sossego. O que se espera é que as políticas públicas estejam voltadas para idosos menos frágeis e com funcionalidade; o que representa autonomia e independência, conforme disse o Dr. José Eduardo, citando que a universidade pode contribuir para isso.
Plano e atividades lúdicas
No plano 2024 do Programa Unoeste Mais Terceira Idade, com previsão de atividades da própria universidade e em ações itinerantes como no Programa Unoeste Transforma, existe a proposta de engajamento da Liga de Geriatria e Gerontologia, vinculada à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), e dos seguintes cursos: Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia presencial e EAD, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas presencial e EAD e Engenharia de Software EAD .
No espaço em frente ao Bloco B3 foram concentradas atividades lúdicas com alunos da Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, localizada no jardim Guanabara – zona norte de Prudente; e Escola Municipal Gentila Luiza Damasceno, de Taciba. As crianças tiveram atividades de pintura e do projeto Lacres e Tampinhas de Esperança que coleta tampinhas plásticas de garrafas pet, comercializadas e com o dinheiro destinado ao Hospital de Esperança (HE) que atende pacientes com câncer. A empresa Plim Plim ofereceu pipoca e algodão-doce.
Apresentação de música natalina por alunos do Cidadescola da escola Domingos, de Prudente (Foto: Homéro Ferreira)
Dança e canção natalina
As crianças passearam de trenzinho pelo campus 2 e, depois, cada escola fez a sua apresentação. A Gentila apresentou a dança afro-brasileira maculelê, com a participação da professora Flávia Sami do Nascimento Biazetto no papel de lavadeira. A escola Domingos fez apresentação de música natalina, com parte dos alunos atendidos pelo Programa Cidadescola e que se apresentaram na abertura das comemorações dos 40 anos da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), conforme a diretora Clara Daguano. A apresentação foi conduzida pela professora Cássia Renata Emídio de Souza.
Estiveram envolvidos alunos e professores dos cursos de Pedagogia presencial e EAD; Arquitetura e Urbanismo; do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, ambos com ofertas de mestrado e doutorado. Teve ainda apresentação de Geovane e Amaral, o envolvimento do Programa Unoeste + Cultura, pelo qual responde o professor Josué, e de colaboradores da Proext. Foi servido cachorro-quente e distribuído doces pelo papai-noel vestido de verde, a cor da Unoeste.
Demais atividades
Para a tarde desta quarta-feira (29) o projeto Colorindo Vidas, tem arrecadação e entrega de material escolar para a Brinquedoteca do Hospital Regional (HR), pelo curso de Pedagogia presencial e EAD. Na sexta-feira (1º), às 19h Conserto de Natal com o Grupo Musical da Orquestra Sinfônica do Projeto Guri de Presidente Prudente/Santa Marcelina Cultura, com retirada gratuita de ingressos das 8h às 18h no Teatro César Cava. No dia 5, das 8h às 12h, terá o Natal Solidário da Clínica de Fisioterapia, no campus 1 da Unoeste.
No dia 12, das 15h às 16h no Núcleo de Estudos Ambientais (NEAmb), no Blobo B3 do campus 2, estará acontecendo o Memórias Solidárias que será a confraternização da equipe executora do projeto de extensão Lacres e Tampinhas de Esperança. No dia 14, das 8h às 10h, Cantatinha de Natal no Hospital de Esperança de Presidente Prudente, quando da entrega do valor arrecadado pelo projeto e que estará inserido na campanha regional da Sabesp. No dia 15, das 14 às 15h, confraternização com os trabalhadores do setor de higiene e limpeza, na sala 101 do Bloco B3.