Mutirão pela Vida aproxima alunos da comunidade
Evento realizado em parceria com a Prefeitura de Prudente no último domingo (14) contou com 18 cursos da Unoeste em atividades de promoção à saúde e bem-estar
Atendimentos de promoção à saúde no Parque Alvorada (Foto: João Paulo Barbosa)
É função da universidade possibilitar uma visão ampla ao futuro profissional, para que ele otimize seu papel como membro da sociedade, contribuindo, assim, para a construção de uma carreira sólida e completa. Por isso, a Unoeste, 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, também prioriza a extensão para que o aluno esteja em contato com a comunidade, conhecendo as necessidades locais, e vincule o ensino de sala de aula com a prática por meio de atividades de promoção à saúde e social. Um dos exemplos é o programa Mutirão pela Vida, evento que teve sua 4ª edição realizada no último domingo (14), no Parque Alvorada, em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente.
Para o aluno do 6º termo do curso de Farmácia Pedro Henrique Garcia Medeiros, os projetos de extensão vão muito além das atividades extracurriculares. “Nas atividades de extensão a gente tem contato com diversas pessoas, e assim é possível associar a teoria que adquirimos em sala de aula com a prática. Lidamos com situações diferentes, com pessoas diferentes e temos que conseguir passar a orientação, a ideia é promover a saúde e isso é extremamente gratificante para nossa formação”, conta.
Pedro ainda afirma que participar da extensão é vivenciar como será o futuro na profissão e estar em constante contato com a diversidade de profissionais e de pessoas. “Vir na extensão, não é só fazer o nosso atendimento, mas é a gente se colocar como futuro profissional e auxiliar a população, o contato real é a maior satisfação de participar dos projetos. Nas conversas e orientações sobre saúde que estão sobre a nossa competência existem muito valor tanto para o nosso lado pessoal quanto profissional. Sei que participar da extensão durante a graduação me tornará um profissional muito mais competente e preparado”.
Pensamento compartilhado também pela aluna do 5º termo de Medicina Marina Romero Nogueira. A acadêmica fala que as extensões permitem que o aluno tenha maior contato com a população e assim com a prática. “Temos a chance de ouvir o paciente e aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas e é um momento de praticar a humanização. Além disso, você aprende que cada paciente precisa ser atendido de maneira individualizada e busca passar as informações de uma forma diferente para cada um, o que contribui ainda mais para formação acadêmica”.
Para o pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, são diversos fatores que fazem da extensão um diferencial para a formação do aluno. “Em primeiro lugar a extensão contribui com a prática, ela traz algo a mais ao aluno. O que ele aprende na sala de aula e nos laboratórios, a extensão aplica na comunidade. Assim, ele ganha vivência prática para que se torne um profissional melhor. Além da responsabilidade social, que está presente na missão da universidade e que busca fornecer ao estudante uma formação cidadã”.
Para o pró-reitor, a Unoeste desempenha um papel fundamental em Prudente e região. “Uma das coisas relevantes é que a universidade leva conhecimentos e também pode se apropriar dos conhecimentos que a comunidade gera, uma troca muito importante, principalmente para a melhoria da qualidade de vida, do assistencialismo, da construção do cidadão. A transferência de conhecimentos, a oferta de boas práticas, melhora a educação da população e nós também conseguimos levar desenvolvimento econômico e social junto aos nossos parceiros”, explica.
Mutirão
Em sua última edição deste ano, o Mutirão pela Vida, evento em parceria com a Prefeitura de Prudente, foi realizado na Escola Municipal Irmã Nazarena Zamitt, no Parque Alvorada, zona leste da cidade. No último domingo (14), alunos e professores dos cursos de Agronomia, Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, História, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Química estiveram no local para realizar atividades de promoção à saúde, bem-estar, meio ambiente e desenvolvimento de ciência e conhecimento.
Para o presidente da Associação de Moradores do bairro, Osni Camargo dos Santos, o dia foi de alegria pela presença dos voluntários no bairro. “Estamos muito felizes e com grande satisfação por estarmos recebendo o evento e, principalmente, a Unoeste que está fazendo atendimento na área da saúde. A gente fica grato e satisfeito em recebê-los aqui. Eu agradeço à Unoeste, ao prefeito, ao vice-prefeito por estar colaborando com a saúde dos moradores do Alvorada. A presença da universidade em nossa cidade é fundamental, a Unoeste pra mim é saúde e o que Prudente tem hoje, principalmente em saúde, é pela Unoeste”, afirma.
Estiveram presentes no evento autoridades do Legislativo e do Executivo, representados pelo vice-prefeito Izaque Silza, que é morador do bairro e participou do evento. Por fim, ele fez os agradecimentos à universidade e aos colaboradores da prefeitura que se comprometeram e estiveram presentes no domingo.
O aluno Pedro Henrique durante realização de atendimento (Foto: João Paulo Barbosa)