09/12/2019

Mutirão descobre 93 casos de portadores do câncer de pele

Número representa 16,5% das 562 pessoas atendidas sábado no Hospital Regional pela Campanha Dezembro Laranja

Foto: Fábio Reis

Atendimento médico no mutirão do câncer de pele, no Hospital Regional

 

A realização da Campanha Dezembro Laranja em Presidente Prudente proporciona significativa contribuição na prevenção, diagnóstico e combate ao câncer de pele. O mutirão realizado sábado (7) no Hospital Regional (HR) “Domingos Leonardo Cerávolo” recebeu 562 pessoas, das quais 93 foram detectadas como portadoras da doença, ou seja, 16,5% dos atendimentos prestados gratuitamente.

Em adesão à campanha de iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no dia D que vem ocorrendo todo mês de dezembro, o médico dermatologista Dr. Murilo Carapeba esteve à frente da ação que mobilizou 23 profissionais dessa especialização e 12 estudantes do curso de Medicina da Unoeste, com os serviços iniciados pela manhã e que prosseguiram à tarde.

Conforme dados levantados pela assessoria do HR, 37 pacientes com necessidade de cirurgia passaram por intervenção no mesmo dia, tratando da lesão e recebendo alta em seguida. Outros 47 pacientes foram encaminhados ao serviço ambulatorial de dermatologia, para tratamento. Os nove casos restantes receberam cuidados imediatos. Os demais 469 atendidos receberam orientação de prevenção.

Conforme Carapeba, o fato de detectar precocemente o câncer de pele aumenta as chances de cura, inclusive evitando que a doença se espalhe por outros órgãos do corpo, o que pode ser fatal. Ainda conforme o médico que é professor na Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), o câncer de pele representa 28% de todos os tipos de câncer diagnosticados no mundo.

Ao citar a prevenção como único remédio, o dermatologista orienta às pessoas a criarem o hábito de usar protetor solar, boné, óculos de sol e camisas que protejam a pele; já que a exposição maior aos raios solares é dos membros superiores. A assessoria da SBD diz que 5 mil dermatologistas estiveram envolvidos no dia D do Dezembro Laranja em 130 postos espalhados pelo Brasil, com atendimentos das 9h às 15h.

Os dados estão sendo apurados, mas a previsão é que pelo menos 30 mil pessoas tenham se beneficiado com os mutirões da campanha em sua 21ª edição, sendo que desde 1999 a 2018 já tinha alcançado mais de 600 mil. Há cerca de cinco anos, o mutirão entrou para o livro de recordes Guiness como a maior campanha de uma especialidade médica.


Legenda: Atendimento médico no mutirão do câncer de pele, no Hospital Regional
Créditos: Fábio Reis