Mutirão de Ortopedia acelera agendamentos de exames
Atendimento pelo Dr. Ricardo Bertão e Dr. Matheus Luiz de Oliveira Raymundi (Foto: Homéro Ferreira)
A auxiliar de enfermagem aposentada Ana Lúcia França Limeira esteve entre os beneficiados pelo Mutirão de Ortopedia e manifestou satisfação em ter conseguido marcar exames o que levaria de seis meses a 1 ano pelo atendimento convencional.
São exames de raio-X e ultrassom do ombro e do joelho esquerdos, sendo que do ombro direito já tinha feito cirurgia. Embora com bom resultado, agora prefere fazer tratamento e a cirurgia somente em último caso.
Disse que o mutirão é um grande serviço para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Fala com a experiência de quem trabalhou 25 anos em hospital e 21 anos e meio na rede municipal de saúde, sendo 10 anos concomitantemente.
Com 58 atendimentos a pacientes agendados pela central de vagas, o mutirão ocorreu durante a manhã de sábado (15) no Centro Municipal de Especialidades, no Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, da Unoeste.
Redução de filas
Realização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve a parceria da universidade através da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) representada pela Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva.
A iniciativa que tem atendido em várias especialidades é voltada para reduzir e, se possível, zerar as filas de espera na rede municipal de saúde, por agendamentos de exames.
O médico ortopedista e traumatologista Dr. Ricardo Bertão, professor na Famepp esteve acompanhado de estudantes de Medicina e do colega médico Dr. Matheus Luiz de Oliveira Raymundi, que atua como clínico geral.
Paralelamente, estudantes aplicaram questionário junto aos que buscaram pelos serviços do mutirão, para estudo voltado a relacionar Covid-19 com queixa ortopédica, principalmente no quadril.
Os alunos Lorenzo Munhoz Passone, Leonardo Duarte Rodrigues e Matheus de Azevedo Althmann são orientados pela Dra. Daniela Vanessa Moris de Oliveira e com a coorientação de Bruno Alexandre Soto, responsável pelo Ambulatório.