08/11/2021

Mutirão da Saúde do Homem supera as expectativas

Ação da Unoeste em parceria com a Prefeitura de Prudente realizou mais de 220 atendimentos neste sábado (6)

Acadêmicos de Medicina contribuíram com atendimentos de especialidades médicas, como a urologia (Foto: Gabriela Oliveira)

 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Vale destacar que a detecção precoce é uma estratégia utilizada para encontrar o tumor no começo e se obter mais chances de um tratamento eficaz. Foi justamente essa ideia de prevenção que mobilizou a Unoeste em parceria com a Prefeitura de Presidente Prudente para a realização do Mutirão da Saúde do Homem, realizado neste sábado (6).

A iniciativa ocorreu no Centro de Especialidades Municipal, localizado no Ambulatório da Unoeste “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. Valéria Cristina dos Santos Rodrigues é assistente social do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da universidade e integrante da organização. Ela pontua que esse evento vem ao encontro da campanha promovida com os colaboradores da instituição intitulada “Novembro Azul: Homem que se cuida tem atitude!”.

Acrescenta que a ação deste sábado foi um sucesso e superou todas as expectativas. Foram contabilizados mais de 220 atendimentos. “Oferecemos consultas nas áreas de clínica geral, ortopedia, neurologia e urologia com o exame de toque retal. Os participantes também receberam higienização e massagem facial. Além dos profissionais do município, estiveram envolvidos acadêmicos e docentes dos cursos de Medicina e de Estética e Cosmética”, afirma Valéria.

Valdeci Pinto da Silva, 60, ficou sabendo da campanha pela televisão e aproveitou para participar da ação. Revela que chegou às 7h para garantir o atendimento. “Infelizmente, muitos homens não se cuidam. Não é frescura! Você tem que se amar, cuidar da saúde e do corpo”.

A mesma opinião foi compartilhada por José Célio Ramos, 56. Ele conta que esse mutirão foi uma forma de realizar os seus exames de rotina. “Achei muito importante essa parceria com a prefeitura, pois tivemos vários serviços concentrados em um só local”, conclui.


Legenda: Acadêmicos de Medicina contribuíram com atendimentos de especialidades médicas, como a urologia
Créditos: Gabriela Oliveira
Legenda: Curso de Estética e Cosmética promoveu higienização e massagem facial
Créditos: Gabriela Oliveira
Legenda: Iniciativa ocorreu no Centro de Especialidades Municipal que é no Ambulatório da Unoeste
Créditos: Gabriela Oliveira