14/07/2023

Música e Estética EAD recebem conceito 5 em avaliação do MEC

Ministério atribuiu conceito máximo na avaliação ao analisar estrutura institucional, qualificação do corpo docente e matriz curricular dos cursos

Os cursos de Música e Estética e Cosmética EAD receberam nota máxima na avaliação do MEC (Foto: Vitor Reis)

Em mais uma recente divulgação das avaliações de reconhecimento de cursos feita pelo Ministério da Educação (MEC), a Unoeste reforça o comprometimento de oferecer ensino de excelência em todas as áreas do conhecimento. Na avaliação, que leva em consideração aspectos como a estrutura institucional, qualificação do corpo docente e matriz curricular, os cursos de Música e Estética e Cosmética na modalidade EAD obtiveram nota máxima. As conquistas resultam de visita in loco de avaliadores do órgão federal. Vale lembrar que ambos os cursos estão com inscrições abertas para o Vestibular On-line clique aqui!   

A coordenadora e professora do curso de Música EAD, Luli Hata, explica como se deu o resultado que comprova a qualidade do curso. “Sem dúvida, a infraestrutura da Unoeste é fantástica e o corpo docente altamente qualificado. Todos são mestres e doutores e estão designados cada um em sua área de competência. Mas, muito mais relevante é a sintonia conquistada entre o corpo docente, o discente e a coordenação. As avaliações são constantemente observadas e as melhorias programadas ou implementadas. Inclusive, o alinhamento entre gestão, coordenação e toda a equipe que está nos bastidores é primordial”.

Ela ainda destaca que essa foi a primeira visita dos avaliadores para o reconhecimento.  “O curso teve início no primeiro semestre de 2020. Por se tratar de licenciatura, visa a formação de professores habilitados a lecionar no ensino básico, assim como em espaços não formais de aprendizagem. No entanto, a matriz contempla disciplinas como Produção Musical, que junto de Empreendedorismo e Inovação, oferecem uma outra perspectiva profissional, que pode estar vinculada ou ser independente da docência. Portanto, recebemos com muito orgulho e contentamento o conceito, que reforça estarmos no caminho correto para a consolidação da licenciatura em Música EAD da Unoeste”, pontua.

O curso de Estética e Cosmética EAD semipresencial também foi avaliado pela primeira vez. A graduação obteve nota máxima na avaliação e para a coordenadora Anna Carolina Fontes Teles, o reconhecimento de curso do MEC é uma exigência legal para os cursos superiores de graduação e pós-graduação do sistema federal de ensino. “Para que um curso possa ser ofertado e o seu diploma tenha validade em todo o território nacional, é preciso que ele seja reconhecido pelo órgão. Nesse processo são incluídas as instituições de educação superior, as instituições de ensino mantidas pela União e os órgãos federais de educação. Para a Unoeste, a obtenção do conceito máximo significa a excelência do trabalho desenvolvido pela instituição e corpo docente”.

A coordenadora ressalta que a nota conquistada é reflexo de um trabalho contínuo da universidade. “A excelente infraestrutura da instituição, o nível de qualificação do corpo docente do curso, o empenho de cada discente e a chance deles terem contato com informações e conhecimentos aprofundados e consolidados da área de estudo de cada um dos docentes são pontos que ratificam a nota atribuída ao curso. Nossa universidade oferece um curso completo e atualizado, voltado para aqueles que desejam se tornar profissionais qualificados nesse campo em constante crescimento”, fala.

Alunos EAD!

Matheus Tramontin dos Santos é aluno do curso de Música EAD e está matriculado no 4º termo. Morador de Cocal do Sul (SC), o aluno conta que pesquisou por instituições renomadas que oferecessem o curso escolhido. “Resolvi fazer uma pesquisa buscando universidades que tivessem uma boa avaliação e atendimento, foi assim que cheguei até a Unoeste. Antes de entrar na universidade, a vantagem era a boa avaliação que o curso possuía. Depois de matriculado, uma questão que me chamou atenção foram as bibliotecas virtuais e também a disponibilidade dos professores para tirar dúvidas e a quantidade de atividades desenvolvidas, fazendo a EAD não ser algo solitário”, destaca.

Para o aluno, a atribuição da nota máxima na avaliação do reconhecimento do curso é motivo para comemorar. “Fico muito feliz e satisfeito de saber disso. Acredito que a nota não seja pelo fato do curso ser ‘perfeito’, mas sim por conta da vontade de fazer acontecer e melhorar cada vez mais um curso que já tem uma boa qualidade”.

Também aluna do curso de Música, Adriana Mesquita dos Santos Vilas Boas é do Rio de Janeiro. “Sempre foi meu sonho fazer licenciatura em música, pois a música faz parte da minha vida desde sempre e hoje atuo no ramo como cantora e desejo atuar no ensino musical”. A aluna conta que a nota máxima a traz segurança e tranquilidade. “O fato de estar cursando licenciatura em música em uma universidade que alcançou a nota máxima dada pelo MEC é a certeza de que estou adquirindo conhecimento de qualidade que me levará ao nível que desejo de capacitação”.

Na Unoeste, a aluna conta que dentre as vantagens encontradas, as aulas ao vivo são merecedoras de destaque. “O curso da Unoeste possui um grande diferencial que são as aulas ao vivo, o que nos aproxima do professor, facilitando o aprendizado e trazendo uma dinâmica para as aulas. Além disso, o atendimento ao aluno é eficiente desde a secretaria até os professores, que além do contato durante as aulas, também estão disponíveis através do canal. A coordenação é muito acessível e muito humanizada. Me sinto muito acolhida.  Me sinto perto da Unoeste apesar de estudar a distância”.

Para as ex-alunas do curso de Estética e Cosmética EAD semipresencial Rosangela Aparecida de Lima Pereira e Lorena Silva de Almeida, é uma alegria ter o nome do curso e da universidade no currículo. “Estou completamente realizada”, afirma Rosangela. Para ela, que ouviu falar do curso enquanto transportava alunos para a faculdade, a paixão pela área aconteceu à primeira visita. “Escolhi a Unoeste porque é a melhor universidade da região e tem laboratórios muito bem estruturados e os melhores professores”.

Moradora de Quatá, cidade do interior de São Paulo, a aluna comemora a nota. “Estou muito feliz. Sou muita grata ao curso. Agradeço todo o apoio que sempre foi dado, sempre me ajudaram muito, me compreenderam e fizeram com que eu descobrisse que estava no curso certo. O curso foi um divisor de águas na minha vida e a coordenação sempre me ajudou muito também. Enfim, apenas agradeço a Deus e a todos por sempre terem acreditado em mim”.

A Lorena é de Marabá Paulista e concluiu o curso no meio deste ano. “Visitei a universidade em 2017 com a escola que estudava.  Na época, estava no 9º ano e visitei a Feira de Profissões. Acabei por um acaso no estande de Estética e Cosmética e gostei da área. Desde então, fiquei interessada. Foi quando vi um anúncio do vestibular no Facebook em que apresentava diversas vantagens para ser EAD Unoeste, fiz a prova e fui aprovada”.

Sobre a nota recebida pelo curso, ela comemora e conta que sempre teve o desejo de estudar na Unoeste. “Desde a época da escola tinha o sonho de estudar na universidade, sempre achei ela conceituada e só ouço elogios.  Fico lisonjeada de saber que estou me formando em um curso nota 5, onde sei que aprendi tudo da melhor maneira possível para me tornar uma profissional conceituada”. Mas, para a aluna, o curso recebe uma nota ainda maior do que a do MEC. “A minha avaliação do curso é nota 1.000, não tenho o que reclamar, sempre tive o suporte da faculdade, professores e o melhor ensino. Nunca fiquei em dúvidas sobre ter escolhido a melhor universidade”.

Vestibular EAD

O Vestibular EAD é gratuito e on-line. Os aprovados podem ter até 50% de bolsa nas mensalidades durante toda a graduação nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, além dos mais de 100 polos de apoio presenciais espalhados pelo país e também do polo internacional, no Japão. Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo.


Legenda: Os cursos de Música e Estética e Cosmética EAD receberam nota máxima na avaliação do MEC
Créditos: Vitor Reis