Medicina Unoeste participa da campanha Outubro Mais Que Rosa
Idealizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Jaú, a campanha visa o desenvolvimento de ações de orientação junto ao público feminino
Futuros médicos durante a ação de prevenção à saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa (Foto: Cedida)
A Liga Acadêmica de Saúde da Mulher do curso de Medicina da Unoeste Jaú participou nesta quarta (13) e quinta-feira (14), da campanha “Outubro Mais que Rosa”, idealizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Jaú. A ação de orientação à população foi realizada em estande montado no Jaú Shopping. Estudantes e profissionais da saúde estiveram a postos para tirarem as dúvidas do público sobre a saúde da mulher.
A acadêmica do 4º termo da graduação da Unoeste e presidente da Liga de Saúde da Mulher de Jaú, Laura Virginia Duarte Do Nascimento, conta que além da orientação, os universitários fizeram a aferição da pressão arterial e a distribuição de panfletos. “Nós explicamos o que é o Outubro Rosa, abordamos a importância da mulher na sociedade, falamos sobre os exames para a manutenção da saúde feminina e também sobre o Papilomavírus Humano (HPV)”.
Ela relata que o objetivo dessa ação foi informar a população sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero. “É de suma importância conscientizar sobre o momento adequado para a investigação e a identificação precoce dessas doenças, assim, conseguir mais chances de cura através do tratamento adequado”, reforça.
De acordo com a professora responsável pelas atividades de extensão, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, participar de ações como essa faz parte do DNA da universidade. “Estamos sempre prontos para contribuir com a saúde de alguma forma, por isso, poder ajudar com o movimento Outubro Rosa, já muito conhecido por todos, além de agregar na formação e vivência dos estudantes, colabora também com a saúde do município”.
Para a professora Renata Cristina de Oliveira Souza Castro que é uma das responsáveis pela liga acadêmica, a prevenção deve acontecer durante o ano todo e não apenas em outubro. “As mulheres precisam lembrar desse autocuidado como um ato de amor, tanto para a família e amigos, quanto para elas próprias. Afinal, a saúde é um dos bens mais preciosos e deve ser bem cuidada. Em caso de doença, havendo diagnóstico precoce, as chances de cura são maiores”, finaliza.