Medicina Unoeste está entre as maiores do país
Comparativo com base em dados do MEC coloca a universidade entre as que mais formam médicos anualmente
Foto: Arquivo/Marketing Unoeste
Tradicional colação de Medicina marca o encerramento da trajetória acadêmica
Na última avaliação do MEC, participaram 232 instituições de medicina do país. Conforme o relatório emitido recentemente pelo órgão federal, a Unoeste é uma das escolas médicas que mais formam profissionais anualmente no país. Essa preferência pela universidade reflete a tradição e o ensino de excelência ofertado há mais de 30 anos pela Faculdade de Medicina, que começou em Presidente Prudente e agora também está em Guarujá e Jaú.
Para quem pretende seguir carreira médica, o Vestibular Unoeste está com inscrições abertas para três campi. As provas serão em dias diferentes, assim, o candidato tem mais chance de aprovação em uma das escolas médicas da universidade. E o melhor, quem se inscrever para uma das provas e quiser concorrer também nos outros campi, terá desconto de 20% nas demais inscrições deste vestibular. Acesse o site da universidade e garanta a sua participação.
Mikaell Faria se formou na turma de 2005 da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente e, assim como tantos outros egressos, é motivo de orgulho para a maior universidade do oeste paulista. Médico na área de cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo e gastroenterologia, ele atua na cidade de São José do Rio Preto (SP). “Eu sempre quis ser médico, desde criança. Até da época que eu nem lembro, já queria ser médico”, conta.
Se recorda que durante a graduação aproveitou ao máximo o que lhe era oferecido, desde as aulas até projetos sociais, de extensão, monitoria e atividades extracurriculares. “Os fundadores da Unoeste sempre tiveram uma visão à frente. Na minha época, nossa faculdade possuía coisas que só a gente tinha. Espaços diferenciados, laboratório completos, sem falar do hospital universitário [atual Hospital Regional]”.
Mikaell destaca a contribuição docente para a sua formação. “Eles me influenciaram tanto no sentido profissional, quanto pessoal. Durante toda a minha trajetória, sempre tive professores com bom conhecimento para me orientar”. O egresso conta que desde o seu primeiro contato com a vida pós faculdade, sempre lembrou muito do que os professores lhe falavam. “Me senti preparado pela faculdade. Todo o embasamento que adquiri na universidade abriram as portas para a realização do meu sonho de ser médico. Hoje, os meus colegas de turma são profissionais com ética e que honram a profissão. Tenho orgulho em ser Medicina Unoeste”.
Excelência em ensino
São 32 anos formando profissionais que vêm dos diversos cantos do país. Para se ter uma ideia, já são mais de 4 mil pessoas que passaram pela escola médica da Unoeste. Quem também carrega a chancela da universidade no seu diploma é o diretor da Faculdade de Medicina da instituição, Dr. Gabriel Oliveira Lima Carapeba. Para ele, ser médico é promover o bem-estar e transformar a vida das pessoas.
“A Medicina, assim como a educação, transforma vidas. Desde a fundação em 1988, contribuímos para uma melhor qualidade de vida da população local e regional. Sou egresso da turma de 2007 e, em 2013, assumi a missão de dirigir essa graduação, a qual tenho muito orgulho de pertencer pela sua história na formação de profissionais éticos e humanos”, pontua.
Ele conta que, desde 2014, a Medicina vem passando por mudanças que atendem às novas diretrizes curriculares. Dentre elas, a adoção da metodologia ativa PBL que faz com que o aluno viva a medicina desde o início do curso com atividades práticas, buscando o seu próprio conhecimento. “Os resultados dessas transformações não param de aparecer. A Medicina Unoeste já foi premiada nacionalmente e disponibiliza laboratórios gerais e específicos como a Sala Betha, ambulatório médico e o Laboratório de Habilidades e Simulação”.
Gabriel destaca os ótimos conceitos nas avaliações externas, as parcerias com instituições públicas e particulares, sem falar nas ações no hospital escola (HR), nas unidades de saúde e em eventos nas comunidades. “Nossos egressos também são sucesso no mercado de trabalho e isso é uma comprovação real de que a formação oferecida é de excelência”.
O médico enfatiza que a Medicina Unoeste é viva. “Estamos em um constante caminhar, pois somos uma obra que não para. O que foi sonhado e projetado será concluído, pois queremos dar continuidade aos ideais dos fundadores da universidade, os professores Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”.
Expansão
De acordo com o Dr. Gabriel, a Unoeste não para de inovar e de expandir o seu conhecimento. Para ele, os campi paulistas de Jaú e Guarujá solidificam o trabalho de qualidade desenvolvido pela maior universidade do oeste paulista.
Quem também sonha junto com a Unoeste são as alunas Karen Valedorio Zola e Sâmya Carinhato do 5º termo de Medicina de Jaú (SP). Desde crianças, ambas almejam a medicina e escolheram a universidade por conta da sua qualidade e referência como escola médica. A instituição está me proporcionando a realização desse sonho. Estou muito feliz e realizada por estudar aqui e tenho certeza que vou me tornar uma excelente profissional”, afirma Karen.
Sâmya conta que havia prestado vestibular para outras instituições, mas optou pela Unoeste. “Sou de Barra Bonita, que é uma cidade bem próxima a Jaú. Dessa forma, tenho a chance de estudar perto de casa. Optei também pela universidade pois ela tem uma estrutura maravilhosa e uma qualidade de ensino impecável. Tenho muito orgulho em ser Medicina Unoeste”.
As jovens conheceram recentemente as futuras instalações do campus de Jaú, que está em fase de finalização. “Fiquei muito feliz pelo que vi! Superou as minhas expectativas. A estrutura é sensacional, sem falar do cuidado da instituição com a sustentabilidade. Isso aqui também faz parte do meu sonho”, destaca Karen. “O campus ficou muito grande, tudo está perfeito com laboratórios e espaços que irão nos acomodar. Nunca vi uma estrutura como esta e estou impressionada e feliz”, conclui Sâmya.
Quem também compartilha da visão das alunas é o acadêmico Arthur Messias da Silva, do 4º termo do campus litorâneo da Medicina. “Guarujá é o lugar que eu sempre tive como lar, tenho paixão por aqui. Quando tinha entre 16 e 17 anos conheci uma faculdade e como era a carreira de medicina. Gostei muito do que vi e quis aquela profissão para a minha vida”.
Sobre a escolha pela Unoeste, ele pontua que pesquisou e viu os bons conceitos da instituição e a possiblidade de bolsa de estudos pelo Mais Médicos. “Estou recebendo uma formação muito humanística e com uma metodologia de ensino que me permite ter contato com a comunidade desde o início do curso”. Em relação ao novo prédio da universidade na Enseada, comenta que será pertinho da sua casa. “Estou muito feliz, pois será um novo passo para a universidade. É gratificante acompanhar toda essa evolução”, finaliza.
Aumente sua chance de fazer Medicina
Quer estudar em uma das maiores escolas médicas do país? Então venha para a Unoeste. As provas dos campi de Prudente, Jaú e Guarujá serão em dias diferentes, ampliando a chance de aprovação em um curso de Medicina. E o melhor, quem se inscrever para uma das provas e quiser concorrer também nos outros campi, terá desconto de 20% na 2ª e 3ª inscrições do vestibular. Acesse o site da universidade e garanta a sua participação.
Clique aqui e conheça um pouco do curso de Medicina da Unoeste.