04/05/2022

Medicina soma quase 1,3 mil atendimentos na comunidade

Saúde pública é beneficiada no Guarujá por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Unoeste

Alunos do Papp Unoeste realizam atendimentos na comunidade guarujaense (Foto: Cedida)

 

Desde o primeiro ano de faculdade, os alunos do curso de Medicina da Unoeste Guarujá se veem no cenário da futura profissão. Isso acontece em função de diversas iniciativas, a exemplo do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), disciplina da escola médica e que funciona através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é integrar os universitários com os pacientes atendidos pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas).  

Com as atividades do Papp, o estudante expande o conhecimento para além de diagnósticos médicos e desenvolve o olhar individual sobre cada pessoa atendida. Durante as visitas domiciliares, consultas e ações educacionais, o aluno tem a chance de acompanhar a realidade do paciente e entender os fatores críticos que influenciam no seu bem-estar. 

Troca de experiências

  Não é apenas a rotina do futuro médico que muda com o Papp, mas de toda a equipe de saúde. Para a enfermeira e gerente da unidade Santa Rosa, Rosaria Alvares, a participação tem contribuído em diferentes áreas. “Como na troca de conhecimentos, com apontamentos de fragilidade e potencialidades da prática, auxiliando no crescimento individual e coletivo”, observa. 

Além disso, Rosaria reconhece a importância da experiência na construção de profissionais maduros. “A estratégia de trazer os alunos para a prática logo no início da faculdade beneficia muito no amadurecimento pessoal e profissional. Pois vivenciam outra realidade”, ressalta.                  

Na Usafa Jardim Brasil, a enfermeira e gerente da unidade, Valdirene da Silva, relata que uma das principais mudanças observadas desde a chegada do Papp foi a união dos profissionais. “A prática contribui para que o médico em formação tenha uma visão melhor da saúde coletiva, com mudança da visão deste profissional, compreendendo como trabalhar em equipe”, acrescenta.  

Estreitando relacionamentos

Além de todo conhecimento adquirido para a formação dos graduandos, o contato com a comunidade cria vínculos como o que foi estabelecido com a dona Maria Helena de Oliveira Silva. “Eles vieram aqui e eu recebi com muito amor e carinho. Foram muito atenciosos. Espero que nessa geração se formem médicos e médicas com muito amor no coração para cuidar da nação, pois estamos precisando, principalmente na área da saúde”, fala a moradora que está com a mãe acamada e recebe atendimento domiciliar. 

Segundo o professor responsável pelo programa, Dr. Everton Lopes Rodrigues, foram 1.273 consultas prestadas até o momento. E o resultado não poderia ser mais positivo. “As ações realizadas pelo PAPP contribuem para o desenvolvimento do município do Guarujá e também para fortalecer o conceito de cidadania na relação ensino, serviço e comunidade”.  

Engajamento social 

Durante a participação no programa, ações como a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, vacinação, rodas de conversa, cuidados com a higiene pessoal e hábitos alimentares são abordados. “Um projeto, quando executado pelo grupo dos alunos se torna ação, escolhe ser comunidade e, assim, vive transformando vidas e promovendo a essência da extensão, atravessando os muros da faculdade e adentrando na verdadeira humanização”, observa o Dr. Everton.   

Alunos durante atividade com equipe multiprofissional da Usafa (Foto: Cedida)


Legenda: Alunos do Papp Unoeste realizam atendimentos na comunidade guarujaense
Créditos: Cedida
Legenda: Alunos durante atividade com equipe multiprofissional da Usafa
Créditos: Cedida