Medicina realiza doação de papel reciclável para cooperativa
Em mais uma ação do Trote Sustentável, alunos da Unoeste Jaú arrecadaram mais de 4 toneladas de papel reciclável
Todo o material foi doado à Associação de Catadores de Reciclagem do município (Recicla Jaú) (Foto: Cedida)
Em continuidade ao papel de incentivadora e colaboradora de práticas de sustentabilidade e ações de responsabilidade social, a Unoeste por meio de mais uma atividade do Trote Sustentável do curso de Medicina de Jaú, doou mais de 4 toneladas de papel e papelão à Associação de Catadores de Reciclagem do município (Recicla Jaú).
Isabel Claro é fundadora do Recicla Jaú, ela conta que a doação veio em ótima hora e ajudou muito a cooperativa. “Por conta da pandemia as coletas estavam bem reduzidas, o que deixou a situação dos 11 associados bem delicada, pois são 11 famílias que dependem dessa renda da coleta seletiva. Felizmente, com a doação da universidade, que já veio separada e extremamente organizada, nós tivemos apenas o trabalho de efetuar a venda dos papeis e distribuir o valor entre os associados”.
De acordo com o idealizador do projeto e coordenador do curso de Medicina, Dr. José Oliveira Filho, além dos benefícios sociais, outra perspectiva da questão é o benefício ambiental decorrente da reciclagem e da reutilização de papel.
“Um dos principais objetivos do Trote Sustentável é de que os estudantes durante a formação médica aprendam também a importância do não desperdício, tanto do papel, como dos demais recursos da natureza. Dessa forma, além de excelentes profissionais, se tornarão indivíduos comprometidos com o meio ambiente. Afinal, é preciso desenvolver o hábito das práticas sustentáveis para que elas estejam sempre presentes no nosso dia a dia”, pontua.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, além de integrar os novos alunos com a comunidade acadêmica, as atividades contribuem com o meio ambiente e ajudam toda a população. “As ações do Trote Sustentável, assim como as demais atividades de extensão realizadas durante a graduação, visam também aproximar a comunidade de Jaú com a Unoeste, pois a faculdade também está aqui para contribuir com a cidade”, explica.
A professora destaca o comprometimento dos alunos nessas atividades. “Os estudantes estão cada vez mais engajados com as práticas sustentáveis e isso nos mostra que estamos no caminho certo e que o projeto tem atingido seu objetivo com sucesso”, finaliza.