24/08/2021

Medicina Guarujá recebe visita de comissão do MEC

Membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento estiveram nas instalações da Unoeste e também nos diversos cenários de atividades práticas

Diretor das faculdades de Medicina e pró-reitor Administrativo, Murilo e Guilherme Carapeba (centro), recebem comitiva no novo campus (Foto: Imprensa Guarujá)

 

A saúde e o bem-estar da população estão entre as prioridades do mundo e, nesse sentido, a Medicina exerce um papel fundamental na sociedade. Hoje, a formação na área vai além do conhecimento técnico... É preciso preparar profissionais humanistas, que conheçam a realidade da região em que estão inseridos e que possam contribuir com melhorias na saúde desde a graduação. A Faculdade de Medicina de Guarujá da Unoeste, inaugurada em março de 2019, desde o início coloca os seus estudantes em contato com o serviço de saúde por meio de parcerias e convênios com a secretaria de saúde, atendendo as Diretrizes Curriculares Nacionais. Todas as atividades acadêmicas desempenhadas nestes quase 2 anos e meio de funcionamento foram recentemente constatadas por membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas, que está vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Essa foi a segunda visita à Medicina Guarujá e integra as ações do Programa Mais Médicos.  

A Unoeste acumula quase meio século de tradição no ensino superior do país, sendo atualmente a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme a última divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Em pouco tempo presente no Guarujá, também já reúne inúmeras conquistas no cenário educacional da região. Além da forte parceria com o poder público na prestação de serviços à comunidade, a Unoeste instala na cidade a mais moderna estrutura universitária da Baixada Santista. O novo campus, localizado no bairro Enseada, já está operando parcialmente e tem previsão para ser inaugurado em breve. Muitos dos espaços utilizados no processo de ensino e de aprendizagem foram visitados pelos avaliadores, os quais estiveram na cidade de quarta (18) a sexta-feira (20). 

Os representantes do Programa Mais Médicos conversaram com estudantes, professores, equipes da saúde municipal, gestores públicos, entre outras pessoas que vivenciam os reflexos nos cenários da saúde, social e econômico com a instalação do curso médico da Unoeste. Conforme a coordenadora da faculdade, Dra. Érika Magalhães Suzigan, a visita de monitoramento também foi um momento de troca de experiências e de aprendizado. “Esse feedback é extremamente importante, pois recebemos aqui profissionais com experiência em gestão, que também avaliam outras instituições, e que deram muitas dicas bacanas. Eles analisaram, presenciaram nossos trabalhos e ainda trouxeram um olhar diferenciado e acolhedor, agregando para nosso crescimento e desenvolvimento”, ressalta.

De acordo com a coordenadora, além de visitarem as instalações da Unoeste no Hospital Santo Amaro e no novo campus, os avaliadores também estiveram na Prefeitura de Guarujá, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps-AD), na Usafa Vila Rã, bem como nos hospitais Santo Amaro e de Bertioga. “Nesses locais eles conversaram com as equipes, pacientes e viram muitas atividades práticas dos alunos, ou seja, presenciaram a nossa realidade do dia a dia”, relata a Dra. Érika, reforçando que o Programa Mais Médicos também tem a proposta de integrar a academia e gestores públicos, visando melhor atender a população nos serviços de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também estiveram presentes na visita o diretor das faculdades de Medicina da Unoeste, Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba, bem como os pró-reitores doutores José Eduardo Creste (Acadêmico), Guilherme de Oliveira Lima Carapeba (Administrativo) e Adilson Eduardo Guelfi (Pesquisa, Pós e Extensão).


Legenda: Diretor das faculdades de Medicina e pró-reitor Administrativo, Murilo e Guilherme Carapeba (centro), recebem comitiva no novo campus
Créditos: Imprensa Guarujá