Medicina Guarujá orienta sobre prevenção ao câncer de mama
Acadêmicos e professores da Unoeste, além de profissionais das Usafas do município atenderam e orientaram a população sobre prevenção à doença
Ação do Outubro Rosa realizada em Guarujá (Foto: Cedida)
Em 2020, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 24,5% dos casos de câncer em mulheres são o de mama, tumor que mais atinge a população feminina. Em alusão à campanha Outubro Rosa, a Unoeste Guarujá realizou na manhã desta quarta-feira (6) ações junto à comunidade. Por meio do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), alunos e professores do curso de Medicina, junto às equipes das Unidades de Saúde da Família (Usafas), fizeram orientações nas ruas e nos postos de atendimentos sobre o câncer de mama e de colo de útero. Também realizaram o serviço de aferição da pressão arterial.
Para o professor Everton Lopes Rodrigues, o Outubro Rosa é o momento de falar mais sobre a prevenção do câncer de mama. “Todo mês de outubro trabalhamos com a campanha mundial para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Para o nosso aluno, a ação não serve apenas para identificar pacientes com suspeita de câncer de mama e quantificar os dados, mas é uma chance de prática da Educação e Comunicação em Saúde e de aprimoramento da relação médico-paciente”, explica.
O docente comenta que os acadêmicos também puderam conhecer e apreender melhor as dificuldades enfrentadas pelas usuárias das Usafas em relação à prevenção e promoção da saúde das mamas e do cuidado integral da mulher. “O aluno necessita compreender que o conhecimento teórico-prático se reconstrói em cada usuário ou paciente com contexto histórico particular e com distintas visões e interpretações dos conceitos de saúde e doença”, ressalta.
Marcelle Caroline Campos Junho é aluna do 2º termo da Medicina Guarujá e afirma que ações como essa de prevenção são benéficas para a comunidade e para a formação dos alunos. “São muito importantes e necessárias, pois temos a oportunidade de estar em contato com a comunidade, treinar nossas habilidades de comunicação e atendimento”, conta.
Para a aluna, a formação oferecida nas atividades preparam o aluno para o futuro. “Nossa ação era abordar os munícipes, orientar sobre a campanha do Outubro Rosa e fazer aferição de pressão. Mas tive a oportunidade de conhecer duas mulheres que tiveram câncer de mama e compartilharam comigo a experiência delas. Foi lindo ver a gratidão delas com a gente (equipes Unoeste e Usafas). O feedback sobre o atendimento e acolhimento humanizado que elas tiveram na Usafa foi incrível!”, concluí.