Medicina é sinônimo de formação completa e humanizada
Tanto em Prudente quanto Jaú ou Guarujá, os alunos têm contato ímpar com a comunidade e forte embasamento técnico
Medicina Unoeste tem o poder de transformar vidas e a sociedade onde ela está inseridas (Foto: Arquivo)
Transformar vidas e cuidar de pessoas! Esse é um dos lemas da Medicina Unoeste, que já formou mais de 4 mil médicos para o Brasil e para o mundo. A universidade tem como base uma formação humanizada que é reforçada diariamente nas aulas e atividades com a comunidade. Aliás, as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unoeste estão abertas para os três campi: Jaú, Guarujá e Presidente Prudente e podem ser feitas aqui!
No oeste paulista, o curso de Medicina é pioneiro desde 1988. Mesmos distantes dos grandes centros, cidadãos prudentinos e da região têm acesso a um serviço de qualidade que conta com a inserção e atuação dos estudantes em várias frentes. A parceria mais recente foi firmada com a prefeitura para o atendimento de especialidades médicas no Centro de Especialidades Municipal (CEM), localizado nas dependências do Ambulatório da Unoeste “Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, em frente ao Hospital Regional.
De acordo com o professor e coordenador do internato, médico Dr. Fernando Valejo, esses serviços são realizados por médicos do município e por professores da Unoeste, acompanhados pelos alunos dos últimos anos do curso de Medicina da universidade, bem como de outros cursos da saúde. “A instituição sempre teve um papel social muito importante para Presidente Prudente e região. O atendimento médico especializado, advindo desta parceria, possibilita o aprendizado do estudante enquanto fornece um atendimento de qualidade à população prudentina. Isso só traz benefícios a todos os envolvidos”, conclui.
Nas cidades de Jaú e de Guarujá, os cursos de Medicina também desenvolvem constantes ações com a comunidade. Uma delas foi na cidade jauense, onde a graduação colaborou na vacinação contra a Covid-19. O futuro médico Leonardo Cristofolo destacou que é extremamente gratificante fazer parte desse tipo de ação. “A vacinação é o ponto mais importante para poder enfrentar a pandemia, pois imunizar a população é uma forma de salvar as pessoas. Estar envolvido traz uma satisfação enorme, afinal é muito legal ver a alegria de cada um ao receber a vacina e ter um pouco mais de esperança”, finaliza.
Inclusive, desde o 1º termo, por meio do Programa de Aproximação a Prática (Papp), o estudante é inserido no serviço de atenção primária, iniciando o contato entre a academia e o serviço. Grazielle Lavor da Silva é do campus de Guarujá e revela a importância do Papp na humanização como futura médica. “Passei a ter um olhar mais humano diante das dificuldades socioeconômicas e limitações de cada paciente. Para ser uma boa médica, precisarei conhecer a realidade, bem como as discrepâncias sociais, que me possibilitam uma melhor abordagem e diálogo com as pessoas a fim de tentar ajudá-las da melhor maneira possível”, conta.
A Medicina Unoeste também conta com ligas, diretórios acadêmicos e atléticas que proporcionam momentos diferenciados e complementam a formação dos universitários seja na pesquisa, no ensino e na extensão. Esse embasamento sólido e enriquecedor reflete nas conquistas dos ex-alunos como aprovações em programas de residência médica.
Thales Dionísio Marçon se formou em 2020, é de Presidente Prudente, e já definiu que a oftalmologia é a área que quer atuar dentro da Medicina. Conta que essa escolha foi nos últimos dois anos do curso. “Começamos a ter um contato mais prático e específico com as áreas da medicina e foi aí que fiz a minha escolha. Gosto de clinicar e de realizar procedimentos. Na oftalmologia posso fazer as duas coisas”, relata.
Aprovado na residência médica em Paranavaí (PR), Thales assumirá no próximo ano sua vaga na Santa Casa de Misericórdia da cidade. No momento ele se dedica a servir a Marinha do Brasil, em Ladário (MS). Acrescenta que a formação na Unoeste foi importante, já que a instituição sempre possibilitou o acesso ao conhecimento e a novas experiências. “A faculdade sempre nos ofereceu atividades de extensão, como acompanhamento de pacientes hipertensos, atividades de campo, campanhas de prevenção, iniciação científica... Publiquei artigo, participei de eventos, workshops de cirurgia, entre outros. E também fiz estágios em todas as áreas e atendimento dentro do Hospital Regional”, relembra o médico.
Medicina Unoeste
Se o seu sonho é se tornar médico, a Unoeste é o lugar para você receber uma qualificação de ponta. Clique aqui e garanta a sua inscrição no processo seletivo da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. Todas as provas ocorrem em junho, com fase única e em dias diferentes: Presidente Prudente (27/6), Jaú (19/6) e Guarujá (20/6).