Medicina é representada em encontro científico do IML
Os docentes Dr. Fernando Valejo e Dra. Rita Higa marcaram presença em evento de atualização científica e normatização de condutas dentro da Medicina Legal
Dra. Rita Higa (de verde) e Dr. Fernando Valejo (à dir. dela e de óculos) junto com outros profissionais, na sede da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (Foto: Cedida)
Dois professores da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), sendo eles o coordenador do Internato Médico, Dr. Fernando Antônio Mourão Valejo, e a responsável pelas disciplinas de Medicina Legal, Perícias Médicas e Toxicologia, Dra. Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa, representaram a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) no último sábado (10) no 1º Encontro Científico Normativo do Instituto Médico-Legal de São Paulo. O evento foi realizado na sede da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, que fica no bairro Butantã, na Zona Oeste de São Paulo. Entre as autoridades presentes, participaram o próprio superintendente da Polícia Tecnico-Científica, Dr. Maurício Rodrigues Costa, o diretor do Instituto Médico Legal de São Paulo, Vicente Scorza Carrascosa Von Glehn, e o diretor executivo da Associação de Médicos Legistas de São Paulo, João Roberto Oba.
Com o apoio da Associação dos Médicos Legistas do Estado de São Paulo (AMLESP) e do Projeto AMU (A Universidade e a Medicina Legal) da Famepp/Unoeste, essa primeira edição do encontro científico foi organizada pelo Instituto Médico Legal e Superintendência da Polícia Técnico-Científica, também conhecida por Polícia Científica no Estado. A instituição é subordinada diretamente à Secretaria de Segurança Pública, trabalha em cooperação com as polícias Civil e Militar e engloba o Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística do Estado.
O objetivo foi a atualização científica e normatizar condutas em relação ao que há de mais moderno em termos de Medicina Legal no país. A Unoeste é uma das poucas universidades representada no evento considerado de grande magnitude técnico-científica.
“A importância deste evento, além de trazer o que há de mais recente em termos de normas da Medicina Legal para os nossos alunos, é mostrar o quanto os nossos docentes estão envolvidos com a prática profissional da Medicina Legal, inclusive na direção de setores importantes deste órgão do Estado. E dentre tantas universidades, a Faculdade de Medicina da Unoeste estar ali, tão fortemente representada, é um grande mérito, mostrando a capilaridade e a capacidade de seus docentes dentro das diversas instituições”, considerou o Dr. Fernando Valejo, que é médico legista e também diretor técnico de Serviço do Instituto Médico Legal na região de Presidente Prudente.
Dra. Rita Higa, que além de integrar o corpo docente da Faculdade de Medicina da Unoeste, também é diretora do interior da AMLESP e foi a co-organizadora e responsável pelo cerimonial do evento. Ela acredita que o Encontro Científico Normativo do Instituto Médico-Legal de São Paulo contribui e muito para a universidade e principalmente para os acadêmicos de Medicina. “O que isso trará para os alunos? Cada vez que a universidade é projetada fora do âmbito universitário, além de podermos mostrar para que serve os três pilares da universidade que são ensino, pesquisa e extensão, estamos proporcionando essa extensão e colaborando com o ensino. E essa prática também traz, a partir do treinamento dos profissionais, atualização dos melhores conceitos da área”, destacou ela.
Da esq. p/ a dir.: Dr. João Roberto Oba, Dr. Vicente Von Glehn, Dr. Maurício Rodrigues Costa, Dra. Cecília, Dr. Rita Higa, Dr. Fernando Valejo e Dra. Karine Higa (Foto: Cedida)
Outras temáticas em debate
A programação discutiu temas importantes como “Atualidades e Tendências em Radiologia Forense”, em palestra proferida pelo Dr. Sérgio José Zeri Nunes, médico, professor de Medicina Legal na Academia de Polícia do Estado (Acadepol) e diretor do Núcleo de Radiologia do IML-SP; “Contribuições da Psiquiatria Forense ao Médico Legista”, cuja palestra foi conduzida pela Dra. Karine Keiko Leitão Higa, que é médica psiquiatra e especialista em Medicina Legal; e “Sepultamentos Inoportunos”, cuja palestra foi de responsabilidade da Dra. Eliete Coelho, que é médica perito. O evento contou ainda com a participação de diretores da Polícia Científica de todo o estado.