Medicina doa roupas e itens de material escolar a abrigo
Nesta quarta, 2.295 peças entre roupas e calçados e mais de 4 mil itens de material escolar foram entregues ao abrigo Nosso Lar de Jaú; ação faz parte do Trote Sustentável
A professora responsável pelo Trote Sustentável, Dra. Rafaela, realizou a entrega para a representante do Abrigo Nosso Lar Flávia Alessandra (Foto: Thaís Gonçalves)
Com a premissa de promover o acolhimento dos novos estudantes junto à comunidade acadêmica e ainda estimular a participação em ações sociais, a Unoeste Jaú realiza, a cada semestre letivo, o Trote Sustentável. Nessa última edição, foi proposta uma gincana envolvendo todos os termos da Medicina. A atividade foi um verdadeiro sucesso! Juntos, os estudantes arrecadaram 2.295 peças entre roupas e calçados e 4.110 itens de material escolar.
Na tarde desta quarta-feira (10), os itens foram entregues à Flávia Alessandra Volandi Bernardo, representante do Abrigo Nosso Lar de Jaú. De acordo com ela, que trabalha há 7 anos na entidade, o abrigo presta atendimento de forma continua permanente e planejada na execução de programas e projetos de acolhimento provisório e excepcional a crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco social ou pessoal, encaminhados pelo juizado da Infância e Juventude da comarca de Jaú e Conselho Tutelar.
“Hoje, entre crianças e adolescentes, o abrigo acolhe 40 jovens, que são mantidos lá por decisão judicial, pois foram retirados das suas famílias por casos de negligência e/ou maus tratos, e são mantidos até segunda ordem. Quando existe a possibilidade, eles retornam para as suas casas, quando não é possível esse retorno, eles vão para adoção”, explica.
Flávia relata que essa iniciativa da universidade contribui muito para o funcionamento da instituição. “Essa doação é, sem dúvida, muito importante, afinal, a gente precisa de absolutamente tudo, pois os jovens moram lá. Ou seja, precisa de tudo o que uma casa normal carece, só que em quantidade muito maior, desde alimentos, roupas, sapatos, itens de higiene, brinquedos, material escolar, enfim, tudo para que o abrigo possa atendê-los da melhor maneira possível”. Ela acrescenta que todas as doações fazem a diferença. “É graças ao apoio da comunidade que nós conseguimos realizar esse trabalho tão nobre”, afirma.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Dra. Rafaela Fadoni Alponti Vendrame, a doação, seja de roupa, material escolar ou qualquer outro item em bom estado, é uma boa ação que beneficia todo mundo. “Quem doa libera espaço e quem recebe agradece, ainda mais em tempos de diferenças sociais tão gritantes na nossa sociedade. Todo mundo tem aquela peça que não serve mais, um caderno esquecido e afins e, mesmo que não pareça muito, esses itens podem fazer a diferença para outras pessoas, além de contribuir para um mundo mais sustentável”.
Dra. Rafaela destaca o comprometimento dos alunos nas atividades. “Os estudantes estão abraçando mesmo a causa, o que faz com que o Trote Sustentável cresça a cada semestre. Esse, por exemplo, nós batemos o recorde de doações, o que é muito legal, ver o quanto esses jovens estão engajados com atividades para um mundo melhor”, finaliza a professora.