Medicina da Unoeste Guarujá começa atividades do internato
Acadêmicos foram recebidos no Hospital Santo Amaro e conheceram o novo local de atividades
Alunos da Medicina foram recepcionados no Hospital Santo Amaro (Foto: Gabriel Marques)
A primeira turma do curso de Medicina da Unoeste iniciou nesta semana o Internato Médico no Hospital Santo Amaro em Guarujá. Na prática, o internato é o estágio obrigatório para os alunos de Medicina, exigido pelo Ministério da Educação. Os dois últimos anos do curso são dedicados a esta imersão, em que o aluno participa de plantões de até 12 horas, sempre acompanhado de um preceptor em suas atividades. Na manhã desta segunda-feira (16), ocorreu a recepção no Hospital e logo após os internos conheceram os locais onde realizarão as atividades.
Neste primeiro de 2023, os alunos atuarão nas áreas de ginecologia e obstetrícia, bem como pediatria do maior hospital público da cidade. Além disso, os estudantes também realizarão concomitantemente, neste semestre atividades nas Unidades de Saúde da Família (USFs) de Guarujá.
O Dr. Hermano de Matos Boechat Poubel, diretor técnico do Hospital Santo Amaro, relata que, pelo hospital ser uma unidade complexa, foi importante realizar este encontro inicial com os novos internos. “Agora começa uma nova vida. Vocês irão assistir dentro do hospital atividades desde o nascimento até o óbito, utilizando os conhecimentos dos livros e das salas de aula, mas conhecendo as angústias da vida de um médico”, aponta.
Por sua vez, o coordenador do curso de Medicina da Unoeste Guarujá, Dr. Ronald Sérgio Pallotta Filho, reforça a importância deste novo ciclo para os alunos: “Sejam bem vindos ao internato. Agora são mais dois anos de formação, então vocês precisam estar muito cientes e se dedicar ainda mais aos estudos”, diz.
A Dra. Érika Suzigan, diretora de ensino do Hospital Santo Amaro, destacou que, com a chegada da Unoeste, houve uma demanda por médicos mais qualificados, que já traz resultados, como o aumento do número de cirurgias gerais na cidade de Guarujá. “Vocês vão ter contato com os residentes, com clínica geral, cirurgias, ortopedia, entre outras áreas. Este hospital é um local muito rico de experiências e está de portas abertas para recebê-los”, conta.
A docente e coordenadora do internato da Unoeste Guarujá, Dra. Samira Haddad, esclareceu dúvidas dos novos internos e pontuou a importância da proatividade dos acadêmicos para aprenderem ainda mais com essa experiência. “O que a gente vai começar agora está sendo desenhado e planejado há um muito tempo, bem antes de começar a faculdade. Agora é o momento em que a gente vai colocar tudo em prática, pois o hospital tem uma dinâmica e um ritmo próprio. Aqui vocês vão lidar com urgências e emergências e casos mais complexos”, relata.