Medicina arrecada alimentos e medicamentos pelo Trote do Bem
Dentre as ações de outros cursos, Atléticas buscam doações para ajudar as famílias impactadas pela pandemia
Calouros do curso de Medicina doaram alimentos e medicamentos e também contribuíram com a logística da entrega (Foto: Ector Gervasoni)
Na condição de pioneira no combate aos trotes violentos pelo Brasil afora até meados dos anos 1990, a Unoeste mantém o acolhimento humanizado e estimula ações sociais. Já são mais de 30 anos do Trote do Bem que ocorre a cada início de semestre letivo. No de agora, o curso de Medicina é o primeiro a fechar a sua ação solidária, orientada pela coordenação do curso e com a arrecadação de mais de 250 kg de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar e leite em pó), incluindo ainda 42 litros de óleo e 26 pacotes de 300g de massa de tomate; além de mais de 19 mil amostras medicamentos. Existe a expectativa de que novas arrecadações ocorram na próxima semana.
Na última sexta-feira (13), os gêneros alimentícios foram destinados para duas entidades assistenciais de Presidente Prudente: Sociedade Civil Lar dos Meninos, que ampara meninos e meninas em situação de risco social e pessoal; e o Lar São Rafael, instituição de acolhimento de idosos. Os medicamentos foram conduzidos para a Farmácia Comunitária da Unoeste, localizada no Ambulatório “Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” na frente ao pronto-socorro do Hospital Regional (HR). Eles serão organizados pelo curso de Farmácia e, posteriormente, disponibilizados à comunidade em geral, mediante prescrição médica e preferencialmente que sejam usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada curso pode fazer a ação que escolher e, neste semestre, a novidade é a união das Atléticas.
Atléticas Universitárias
Compostas e administradas por estudantes, as atléticas universitárias exercem o papel de integração através de atividades extracurriculares, organizando e realizando competições esportivas e desenvolvendo outras ações que resultam em benefícios pessoais e podem ser usadas para melhorar o currículo. A Atlética da Unoeste e as atléticas de vários cursos são bem atuantes e, neste início do segundo semestre letivo, 13 delas se juntam e outras poderão participar da campanha para levar alimento às pessoas em estado de vulnerabilidade social agravado ou no qual entraram por causa do desemprego e outros problemas causados pela pandemia do coronavírus.
Toda a comunidade acadêmica está sendo chamada para contribuir com alimento não perecível, depositando suas doações em pontos estratégicos nos quais são encontradas caixas de recolhimento, devidamente identificadas pela campanha nos campi 1 e 2 da universidade. A contribuição também pode ser em dinheiro para compra de alimento, com transferência Pix para 44.830.680.740/0001-73 e envio de comprovante ao e-mail equipeproext@unoeste.br Tudo que for arrecadado será destinado à Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp).
Forma de distribuição
A federação fará a distribuição para as famílias assistidas por ela. A campanha tem o envolvimento do programa Anjos da Unoeste cujos voluntários são preparados para atender demandas internas e externas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida. Contribuem com a organização a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e o Departamento Marketing. Estão envolvidas as Atléticas da Unoeste e dos seguintes cursos: Nutrição, Administração, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Odontologia, Fisioterapia, Fipp/Informática, Engenharias, Direito e Biologia.
Para a arrecadação externa de alimentos existe a parceria da imobiliária Melhor Imóveis, através do seu proprietário Renato Junior da Silva Souza que participou de reunião remota com dirigentes das atléticas e ainda com a coordenadora geral de ações extensivas da Proext, Cidinha Martines e equipe; a diretora do curso de Pedagogia, Regina Gioconda Andrade, na condição de ser uma das articuladoras do programa Anjos da Unoeste; a coordenadora do curso de Nutrição, Marilda Moreira; a coordenadora do curso de Odontologia, Eliane Cristina Gava Pizi; e a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Nancy Okada.
Campus 1 da Unoeste já tem pontos de arrecadação da ação das atléticas (Foto: João Paulo Barbosa)