MEC autoriza aumento de vagas no curso de Medicina em Jaú
Portaria que permite ampliar de 55 para 155 o total de vagas por ano já está em vigor; ampliação deve impactar positivamente na saúde do centro oeste paulista
Campus de Jaú conta com estrutura de ponta e alunos da Medicina tem metodologias ativas e inovadoras e ambientes tecnológicos (Foto: Ector Gervasoni)
O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), publicou recentemente, em atos oficiais do Governo Federal, a Portaria nº 128, de 1º de junho de 2023, que autoriza o campus da Unoeste em Jaú a aumentar de 55 para 155 o número de vagas ofertadas anualmente no curso de Medicina. O pedido foi feito pela Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, por meio de ofício formal, e para a autorização a secretária da pasta, Helena Sampaio, levou em consideração o Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017 – que versa sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino –, bem como a Portaria nº 523, de 1º de junho de 2018, que dispõe sobre as instituições de ensino superior que ofertam o curso médico no âmbito dos editais de chamamento público em tramitação ou concluídos, e pactuados no âmbito da política de expansão das universidades do país.
A portaria que autoriza a Unoeste Jaú a ampliar o número de vagas no curso de Medicina está em vigor desde a semana passada, e a expectativa é de que essas 100 vagas a mais comecem a ser ofertas já a partir de 2024. A ampliação impactará positivamente na formação de mais profissionais da área na região central do Estado, em especial em Jaú que já é referência no tratamento oncológico. Para a secretária municipal de Saúde de Jaú, Ana Paula Rodrigues, esse aumento na oferta de vagas pela Unoeste deverá suprir a necessidade por demanda médica na região, melhorando ainda mais a qualidade dos serviços já prestados em toda a rede de atenção básica à saúde. “Com certeza o aumento do número de vagas para o curso de medicina da Unoeste, campus de Jaú irá beneficiar a cidade e a saúde como um todo. Será uma grande conquista e oportunidade para os jovens que poderão abraçar essa profissão tão linda que é a Medicina”, acredita ela.
O diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diz que a conquista de mais vagas para o curso de Medicina da Unoeste, campus de Jaú, reforça o trabalho sério e comprometido da universidade na região, que desde agosto de 2018 oferta vagas em seus processos seletivos para os interessados em fazer o curso médico no município. “A Unoeste tem tradição na formação médica, em Presidente Prudente, onde tudo começou, são 35 anos. Para a instituição é um orgulho também fazer parte do desenvolvimento de outras cidades, é o caso de Jaú, assim como de Guarujá. Porque não é só a área educacional que evolui com a oferta de cursos no ensino superior, mas também o setor econômico e a sociedade, principalmente a mais carente, por meio de serviços gratuitos e os investimentos na melhor qualidade de vida da população”, expôs.
Já o coordenador do curso de Medicina em Jaú, Dr. José de Oliveira Costa Filho, lembrou que o pedido pela ampliação no número de vagas na Medicina vinha sendo pleiteado desde 2021, e que essa autorização por parte do MEC “coroa o trabalho diário de excelência de toda a equipe de professores e gestores da faculdade”. “Isso finaliza, com total sucesso, o processo de solicitação de ampliação de vagas que teve início ainda em 2021, com a visita presencial dos avaliadores do Ministério da Educação. Esta conquista representa ainda um enorme passo na direção da consolidação de Jaú como um dos maiores centros em ensino médico do país, o que traz benefícios não somente para a universidade, mas para toda a população da cidade e região na medida que os investimentos da instituição e de seus estudantes refletem diretamente na economia dos cidadãos jauenses e na qualidade da assistência médica local”, destaca.
Futuros médicos
Quem já é acadêmico de Medicina na Unoeste de Jaú ficou feliz em saber dessa expansão na oferta de vagas na Faculdade de Medicina. É o caso do estudante Felipe Rosa, do 7º termo, que é só elogios à docência e estrutura do curso. “Como agora eu estou no meu ciclo cirúrgico e estou tendo aulas com muitos professores que trabalham nos hospitais oncológicos da região, tenho percebido a grande capacidade que meus professores tem. Eles são excelentes nas áreas que atuam, e aqui como é um polo no tratamento de oncologia, cirurgias oncológicas e oncologia clínica também, a grade se torna excelente. A estrutura do campus também é fenomenal, abriga todas as necessidades dos estudantes, desde o ciclo básico até agora no ciclo cirúrgico onde estou”, comenta.
Ele acredita que esse aumento trará reflexos importantes para a saúde local que já tida como referência no tratamento oncológico por conta do Hospital Amaral Carvalho. “O mercado de Jaú é um mercado de expansão. A cidade aporta esse hospital, pessoas do Brasil todo vem fazer tratamento aqui devido nossa excelência. Com certeza essa ampliação no número de vagas vai impactar positivamente, e não só em Jaú, mas em toda a região do centro oeste”, acredita ele.
Ana Paula Rodrigues, secretária de Saúde de Jaú: “o aumento do número de vagas para o curso de medicina da Unoeste irá beneficiar a cidade” (Foto: Cedida)
Aluna da primeira turma de Medicina (11º termo), a estudante Mônica Akemi se diz uma privilegiada em conciliar o trabalho dela com o curso de Medicina que sempre sonhou, e que hoje é oferecido pela Unoeste na cidade onde mora. “No time da Unoeste existem profissionais de ponta. Creio que exista estrutura física nas instalações da faculdade para absorver essa demanda de alunos, mas toda a região acabará sendo beneficiada pois os campos de estágio vão precisar expandir para além dos limites do município. Só vivenciando a experiência dentro do sistema podemos ver suas necessidades de melhorias”, considerou.
Ela também aposta que essa ampliação deva impactar positivamente na saúde do centro oeste. “Os repasses que são feitos para o município especialmente, ou para os locais onde a faculdade acaba fazendo os estágios, trazem uma melhoria muito grande para as unidades, tanto em equipamentos, quanto em reformas, em capacitação. A presença dos alunos da faculdade faz com que todos profissionais acabem sendo instigados a sempre se atualizar, melhorar. E a visão dos alunos, os apontamentos que fazemos ali dentro, refletem nas melhorias que são aplicadas dentro das unidades de saúde”.
Medicina é Unoeste!
A Faculdade de Medicina na Unoeste existe desde 1.988 – data de início do curso em Presidente Prudente. Já são mais de 5.500 profissionais médicos formados. Quem ingressa no curso aprende sobre os diferentes níveis de atenção à saúde desde a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das pessoas. Durante a formação acadêmica, os alunos que têm vivências práticas desde o início da graduação, também são preparados por meio de um ensino híbrido que envolve as metodologias ativas, inovadoras e tradicionais de ensino.
A Unoeste é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, com base na mais recente avaliação do IGC/MEC (Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação). Confira aqui os motivos para fazer o curso na Unoeste. Quer estudar Medicina na Unoeste? As inscrições para o vestibular seguem abertas até o dia 14 deste mês para os campi de Jaú e Guarujá. Já para Prudente, as inscrições seguem até o próximo dia 21. Faça sua inscrição clicando aqui. Sobre as bolsas de estudo de até 20% confira o regulamento aqui.