01/02/2021

Marabá elabora plano de ações sobre suas diferentes demandas

Prefeito Cido Sobral busca parceria da Unoeste para projetos voltados ao desenvolvimento social e econômico

Reunião sobre parceria da Prefeitura de Marabá Paulista com a Unoeste (Foto: Homéro Ferreira)

 

A equipe da nova administração e parte dos servidores municipais de Marabá Paulista, na região do Pontal do Paranapanema, estão empenhados na elaboração de um plano de ações a serem desenvolvidas em parceria com a Unoeste, para atender diferentes demandas. No contato entre as partes ficou decidido que os projetos seguirão uma ordem de prioridade, de tal forma que inicialmente serão dois ou três e a expansão ocorrerá gradativamente.

O prefeito Cido Sobral esteve em recente reunião de trabalho com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi. Também foi recebido pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, que falou sobre da disposição do diretor geral da instituição, Dr. Augusto César de Oliveira Lima, em dar continuidade e fortalecer o trabalho de parcerias em prol do desenvolvimento regional.

Acompanharam o prefeito, a sua filha Milene que é estudante de Enfermagem na Unoeste e o chefe de gabinete João Fabio Perosso. O pró-reitor Adilson teve a companhia da coordenadora geral de ações extensivas, Cidinha Martines. As demandas do município foram apresentadas de forma geral, sem avaliação da ordem de prioridade. Por parte da universidade foi feita exposição dos programas, projetos e atividades realizadas em parcerias com vários municípios.

Também foram apresentados dados socioeconômicos, levantados pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), indicativos de ações como as de melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que já é bom: acima de 6,0 no ensino fundamental e se subir 2,0 pontos pode ser o melhor do Brasil. Como parte disso, Marabá já tem atendimento da Unoeste pelo Programa Educa Pontal.

O programa é desenvolvido em parceria com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema, junto ao dirigente Enio Magro e equipe, com atendimento para oito municípios que juntos têm mais de 86 mil habitantes, nos quais existem 29 escolas estaduais com 1,1 mil funcionários e 7,6 mil alunos. Os professores têm recebido capacitações, algumas delas de caráter específico por se tratar de região tipicamente rural e que abriga 70 dos 117 assentamentos da reforma agrária no Pontal.

Marabá Paulista é o 52º município em extensão rural do estado de São Paulo e o 6º da região de Prudente com 919 mil km², atrás de Rancharia e Teodoro com 1,5 mil; Presidente Epitácio, Martinópolis e Mirante do Paranapanema com 1,2 mil. Com população de quase 5,9 mil habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, no que está inclusa a população carcerária.

Na Penitenciária Compacta “João Augustinho Panuci”, a capacidade é para 844 presos e está com mais de 1,2 mil. Restam 4,7 mil habitantes, dos quais mais 1/3 na zona rural, algo em torno de 1,5 mil, dentre os quais mais de 400 famílias sobrevivem da agricultura familiar; para quem a Unoeste disponibiliza o Programa Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS), já em desenvolvimento na região do Pontal.

Prefeito Cido Sobral recepcionado pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste (Foto: Homéro Ferreira)

 

Cido Sobral é produtor rural, sendo o primeiro assentado a se eleger prefeito na região e possivelmente o único do Brasil, depois de ter sido duas vezes vereador e em ambos os mandatos presidiu a Câmara, tendo as suas contas aprovadas 100% pelo Tribunal de Contas do Estado (TCU). Comenta que está tocando a Prefeitura com a mesma austeridade de gestão e afirma que conta muito com a Unoeste para melhorar o município como um todo.

Assim que cessarem as restrições sanitárias e epidemiológicas da pandemia do coronavírus, o prefeito pretende receber em Marabá o Programa Unoeste Transforma; um mutirão de prevenção à saúde e com vários outros serviços. Também pretende ser atendido pelo Programa Raposo Tavares, pelo qual o curso de Odontologia instalou em 2016 gabinetes itinerantes na Fazenda Laranjeiras, em Mirante do Paranapanema, quando atendeu dezenas de assentados com vários serviços de saúde bucal.


Legenda: Reunião sobre parceria da Prefeitura de Marabá Paulista com a Unoeste
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Prefeito Cido Sobral recepcionado pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste
Créditos: Homéro Ferreira