Mais Bela Voz Unoeste é marcado por show de talentos
Edição especial com transmissão on-line contou com as categorias Universitária e Teen; final foi realizada nesse sábado (24)
Foto: Gabriela Oliveira
Apresentações dos candidatos impressionaram o júri presente
“Uma competição musical de excelente nível técnico”. Essa foi a definição dada pelos jurados da 12ª edição do Mais Bela Voz Unoeste. A final foi realizada nesse sábado (24) e por conta da pandemia e das medidas de biossegurança, a plateia foi virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da universidade.
Organizado pelo curso de Música e pelos departamentos de Cultura e de Marketing da instituição, a edição 2020 trouxe novidades. “Além da categoria Universitária, neste ano acrescentamos a Teen que possibilitou a participação dos estudantes do ensino médio das escolas de Presidente Prudente e região”, comenta a professora Fernanda Mello, integrante da comissão organizadora.
Na categoria universitária, o primeiro colocado foi o estudante Junior Ariga de Almeida, do 7º termo de Engenharia Elétrica. Ele cantou uma música de autoria própria chamada No Mesmo Tom. “É a primeira vez que participo dessa iniciativa da Unoeste e foi uma honra competir com tanta gente boa. Jamais imaginei que iria ganhar. A emoção é indescritível”, diz. Felipe Raiol Ragazini, do 3º ano do ensino médio do Sesi de Presidente Epitácio (SP), foi o campeão na categoria Teen, com a música Anjo Mais Velho, do Teatro Mágico. “Estou muito feliz e grato por essa conquista. Na verdade não esperava tanto reconhecimento”, revela.
O Mais Bela Voz Unoeste recebeu dezenas de inscritos. A primeira seletiva foi realizada por um júri técnico e, posteriormente, foi aberta votação popular para a escolha dos finalistas. Cintia Cristina Godoy Tait, Raphael Tait e Fábio Turi foram os jurados da última etapa e também são profissionais da área da música. Eles vieram diretamente de Londrina (PR) para avaliar os quesitos afinação, interpretação e ritmo. “Me surpreendi com todas as apresentações e gostaria de deixar a seguinte mensagem: sigam os seus sonhos e corram atrás”, afirma Cintia. “O evento foi sensacional e os adolescentes então cantaram como gente grande”, pontua Fábio.
A professora Fernanda complementa que essa edição especial foi um sucesso. “Tivemos uma adesão positiva e com candidatos preparados. Percebemos que os nossos universitários esperam o ano todo por esse concurso. Eles se preparam e o resultado é sempre de excelência. Também nos surpreendemos com a categoria Teen que contou com estudantes do ensino médio com uma qualidade vocal muito boa. Acredito que todos os participantes poderão ser futuros cantores”, pontua.
Bastidores
Por medidas de biossegurança, os competidores aguardaram ao início do evento em ambientes separados pela categoria. No camarim, o jovem Luiz Fernando Marcondes Moreira afinava o violão e se preparava para a apresentação. “Estou um pouco nervoso, pois é a primeira vez que vou cantar. Achei muito legal essa abertura da Unoeste, pois é uma forma de nos incentivar”, conta.
Fernanda Gonçalves Nogueira cursa o 8º termo de Ciências Contábeis e também participou do concurso. “Sempre quis integrar esse evento, mas só agora, na reta final da graduação, eu consegui. É uma chance de sair um pouco da zona de conforta e fazer algo que gosto”, afirma.
Érika Maria Hernandez Mizogoshi acompanhou a participação da Maria Vitória, de 15 anos. A mãe conta que no colégio que a filha estuda sempre teve esse tipo de competição, mas esse ano não foi realizada por causa da pandemia. “Daí surgiu essa oportunidade da universidade, que foi muito boa. A gente sofre junto com ela. Mas só o fato dela estar aqui hoje já é um exemplo de superação e coragem”.
Premiação
Os três primeiros colocados das categorias Universitária e Teen receberam: Troféu e uma JBL Flip 5 (1º lugar), troféu e uma JBL Link 10 (2º lugar) e troféu e uma JBL Go2 (3º lugar).
Na primeira categoria, além de Junior, também estiveram entre os ganhadores Gabriel Oliveira Barbosa (2º lugar) e Marília Pires Nochi (3º lugar). Também conquistaram premiação os estudantes do ensino médio Thaissa Queiroz de Souza (2º lugar) e Vinicius Pereira Lamberti (3º lugar).