Mais Bela Voz trouxe talentos e emoção na grande final
Mais de 30 acadêmicos apresentaram-se nas eliminatórias; a final foi composta por 10 candidatos que arrepiaram o público que acompanhou o evento na noite de sexta-feira
A campeã Laís Siqueira da Cunha, estudante do 5º termo de Odontologia (Foto: João Paulo Barbosa)
A 14ª edição do concurso Mais Bela Voz Unoeste chegou ao seu momento culminante com uma arrebatadora final, repleta de emoção e performances que deixaram o público sem palavras. Realizado no Teatro César Cava na noite de sexta-feira (11), o evento acadêmico realizado pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) reuniu os maiores talentos vocais da instituição. Foram mais de 30 candidatos de 23 cursos inscritos, batendo recorde de todas as edições no número de inscritos. O concurso ofereceu aos alunos um espaço único para mostrar suas vozes e sonhos.
Laís Siqueira da Cunha: campeã da noite
A grande vencedora da edição 2024 foi Laís Siqueira da Cunha, estudante do 5º termo de Odontologia, que emocionou a todos com sua interpretação impecável da música “Eu, poema” de Pedro Valença e Samuel Antunes. “Muito emocionante. Confesso que não esperava, mas estou muito contente de conseguir levar este título para a casa hoje [sexta]”, disse Laís, ainda tomada pela emoção. Ela destacou o alto nível da competição: "Todos os candidatos eram muito bons. Ainda bem que eu não fui jurada, porque estava muito difícil”, brincou.
A aluna também aproveitou para comemorar o fato de ter conquistado o título no ano em que o curso de Odontologia da Unoeste comemora 50 anos: "É muito gostoso conseguir levar esse título não só para minha casa, para minha família, mas também para o meu curso que é a minha segunda casa. Espero que este troféu faça parte dessa grande comemoração”.
A campeã da noite deixa um recado para quem tem vontade de participar do concurso. "Para quem não participou este ano, eu só tenho um recado: inscrevam-se, participem. A experiência é incrível e vale a pena!"
A força da colaboração
Dra. Maria Helena Pereira, diretora da Faclepp e uma das organizadoras do evento, destacou o trabalho em equipe e a importância de oferecer oportunidades para os alunos. “A prioridade de tudo isso é um motivo para que o aluno venha e mostre seu talento. Eles têm dons incríveis, e a universidade confia no nosso trabalho para fazer com que esse evento se realize”, disse. Ela também ressaltou a importância de persistir nos sonhos: "Os candidatos vêm porque têm um sonho, e nós damos a oportunidade para que eles mostrem um pouquinho desse sonho, os transformando em realidade”.
Sobre a estrutura do evento que ofereceu ao público uma acústica como nunca vista antes, Maria Helena destacou os últimos investimentos em todo o aparato de som que foi modificado no teatro e estreado com a Mais Bela Voz. “O Teatro César Cava tem uma infraestrutura incrível, com um som inovador e um ambiente acolhedor que faz toda a diferença. Nos emocionamos ao ver como eles soltam a voz e encantam a todos”, contou a diretora agradecendo toda a equipe do Teatro César Cava, citando o nome do Sr. José Edmílson Vasconcelos dos Santos. Ela também enalteceu nomes que a ajudaram na realização do evento, sendo eles o professor Everton Tomiazzi e as funcionárias da Faclepp Gisele de Andrade Teixeira Sales, Maria Eunice da Silva e Dulcilene de Osti Botta.
Educação e cultura de mãos dadas
Para o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, a “Mais Bela Voz Unoeste” é muito mais do que um simples evento cultural. "É emocionante ver esses jovens corajosos subirem ao palco e mostrarem seus talentos. Todos eles são vencedores. O que a Unoeste faz ao oferecer momentos de lazer, cultura e arte é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Isso melhorou a qualidade do ensino e permite que eles encontrem um equilíbrio entre o acadêmico e o artístico”, afirmou.
Dr. Creste também enfatizou o papel da cultura e da arte no cotidiano dos estudantes: “É terapêutico, é uma forma de se manifestar. A Unoeste oferece essas oportunidades e tem que continuar oferecendo. O evento vai crescer mais no próximo ano, tenho certeza disso”. Por fim, o pró-reitor conta que esteve na plateia torcendo muito.
“Eu torci, claro! Todos já são ganhadores, mas a gente sempre gosta de um. Todos são bons, são estilos diferentes e você vê a torcida de cada um. Mas essa é a regra do jogo, alguém tem que ganhar em primeiro, e depois vem o segundo, terceiro, quarto, quinto lugar. Eu parabenizo todos os outros cinco que também foram demais!”.
Um evento que marca e inspira
A "Mais Bela Voz Unoeste" 2024 foi um verdadeiro espetáculo de talento e superação. Cada apresentação trouxe não apenas uma demonstração de técnica vocal, mas uma expressão profunda de arte e emoção. Para quem acompanhou a noite, ficou claro que a música tem o poder de unir, emocionar e transformar.
Para a noite da grande final do evento, além da campeã Laís Siqueira da Cunha, apresentaram-se os alunos Gabriel Aparecido Boiago, da especialização em Gerontologia; Diuare Nicacio da Silva, do curso de Psicologia; Wélida de Souza Batista, da História EAD; Thalita Eleutério, do curso de Farmácia; Daiane Lima de Santana, do curso de Administração EAD; Gustavo Cardoso dos Santos, do curso de Enfermagem; Gabriel Lima da Silva, do curso de Administração; Heloisa Alessi Pissulin, da Medicina; e Kauã Felipe Lima de Santana, da Administração EAD.
A comissão julgadora da grande final analisou quesitos de afinação, ritmo e interpretação, e foi composta pelas juradas Lurdes Matsu, Rosangela Cecília Teixeira Silva e Sueli Felício Fernandes. Nas eliminatórias realizadas na quarta e quinta-feira (09 e 10) o júri também contou com a presença do diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima.
Ainda na noite da final, a campeã da edição 2023, Rachel Benedetti Moreira Correia, em uma apresentação especial ao lado de se esposo João Lucas Correia Silva, animou o púbico presente no teatro e quem acompanhou a transmissão do evento pelo canal da Unoeste no Youtube, conduzida pela equipe do Núcleo de Educação e Cultura (Nead).
Os cinco premiados da noite da 14ª edição da mais Bela Voz Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)