04/11/2020

Liga Acadêmica de Pediatria realiza 1º simpósio on-line

Alunos da Medicina Jaú da Unoeste promovem evento aberto à população e totalmente gratuito nos dias 6 e 7 de novembro; inscrições exclusivamente pelo site

Foto: Thais Gonçalves

Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados participam de sete palestras com temas voltados à saúde infantil

 

A Liga Acadêmica de alunos da Medicina Jaú da Unoeste, por meio da Extensão e Ação Comunitária (Proext), promove o 1º Simpósio de Pediatria. Estudantes, profissionais da saúde e demais interessados podem participar das sete palestras com temas voltados à saúde infantil. O evento é on-line, totalmente gratuito e ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro. As inscrições já podem ser feitas exclusivamente pelo site, mas as vagas são limitadas. Ao final, serão entregue certificados aos participantes.

De acordo com o aluno do 4º termo e presidente da Liga Acadêmica de Pediatria (Laped), Daniel Oliveira, a ideia do evento surgiu a partir da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que preconiza a necessidade de um cuidado maior e acompanhamento à população que se enquadra na primeira infância, visando alcançar metas relativas à desnutrição, aprendizagem e desenvolvimento infantil.

“Com base na Agenda 2030, nós, da Liga Acadêmica de Pediatria, entendemos a necessidade de um evento que contemple estes pontos para conscientização dos futuros e atuais profissionais de saúde, além dos pais de crianças na primeira infância”, pontua Daniel.

Ainda de acordo com o acadêmico, o principal objetivo do evento é disseminar conteúdos de aprendizado aos participantes sobre temas fundamentais para a saúde infantil, como o aleitamento materno, desenvolvimento neuromotor, calendário vacinal, entre outros. “A intenção é induzir o raciocínio clínico de acordo com as patologias, sinais e sintomas que serão apresentados no simpósio”, finaliza.

Os temas abordados serão: “Atenção à saúde da criança na primeira infância”; “Aleitamento materno: sua importância no desenvolvimento infantil”; “Desenvolvimento neuromotor: sinais de alerta na primeira infância”; “Calendário vacinal básico e complementar”; “COVID-19 na população pediátrica”; “Refluxo gastroesofágico: perspectivas atuais”; e “Quando suspeitar de doenças cardíacas na infância”.

O evento é gratuito e aberto a todos. Inscrições pelo site, neste link.


Legenda: Acadêmicos, profissionais da saúde e demais interessados participam de sete palestras com temas voltados à saúde infantil
Créditos: Thais Gonçalves