18/05/2023

Jornada dos Cursos Técnicos começa e tem ampla programação

Palestras, mesas-redondas e workshops abordarão conhecimentos específicos até a próxima sexta; abertura debateu como as redes sociais podem interferir na vida profissional

Teatro César Cava ficou lotado na conferência de abertura com a participação de alunos de todos os módulos dos cursos técnicos (Foto: Ghuilherme Santana)

Com o Teatro César Cava lotado, começou na noite dessa quarta-feira (17) e segue até amanhã (19), no campus 1 da Unoeste, a 2ª edição da Jornada dos Cursos Técnicos. O evento conta com ampla programação e tem como principal objetivo abordar temas das áreas de farmácia e enfermagem por meio de palestras, mesas-redondas e workshops. Ontem, na conferência de abertura, alunos de todos os módulos dos cursos técnicos em Enfermagem e Farmácia acompanharam um tema importante e que ultimamente está atrelado a vida de todos nós: “As redes sociais podem influenciar sua vida profissional?”. O tema em questão foi debatido pela publicitária Bárbara Benites, que atualmente é social media no Departamento de Marketing da Unoeste.

A programação segue nesta quinta-feira (18) com mais palestras e workshops específicos para cada curso. No Teatro César Cava, a partir das 19h, começam as palestras voltadas para os futuros técnicos em Enfermagem. A primeira palestra abordará o tema “Cenário atual da doação e captação de órgãos e tecidos”. A segunda, prevista para a partir das 20h30, debaterá “O papel do técnico em enfermagem na doação de sangue”. Ambas serão proferidas por profissionais da área.

Já a palestra voltada para os futuros técnicos em Farmácia será a partir das 19h na Sala H36 do Bloco H. O tema “Como fazer carreira em uma grande rede de farmácias?” será debatido por Natacha Domenice Flores. Depois, a partir das 20h20, começam os workshops que serão realizados simultaneamente em locais diferentes, e nas seguintes temáticas: “Manipulação de oncológicos na prática”, no Laboratório de Habilidades em Saúde, no Bloco G; “Produção de Produtos de Higiene e Limpeza, no Laboratório de Farmacotécnica”, no Bloco B; “Show do Milhão da Farmácia”, na Sala Betha, Bloco A; e “Visita técnica no Laboratório de Análises Clínicas da Unoeste”, no Bloco E. Confira toda a programação de hoje e amanhã clicando aqui.

Conferência de abertura

Na conferência de abertura, houve composição de mesa para das as boas-vindas aos estudantes, e dela participaram o diretor dos Cursos Técnicos da Unoeste, Ricardo Sant’anna de Andrade, a coordenadora do curso Técnico em Enfermagem, Natália Gonzaga, e a professora Nerrie Lelli Costa representando o coordenador do curso Técnico em Farmácia, Cristoffer da Silva Santana.  Também teve apresentação de ballet da Escola de Dança Ballarte.

A palestrante da noite explicou porque é tão importante abordar o tema junto aos estudantes que serão profissionais da saúde. “O objetivo do debate foi conscientizar a todos sobre a importância das redes sociais no futuro profissional deles. Atualmente, as redes deixaram de ser plataformas privadas de interação entre amigos e conhecidos. Hoje o poder do compartilhamento está tão grande que profissionais estão sendo prejudicados e se prejudicando, por conta de publicações e comentários”, esclareceu Bárbara Benites.

Nesse sentido, lembrou que já é comum que empresas e recrutadores utilizem as redes sociais em etapas de avaliação e contratação. “Vemos um movimento em que perfis em redes sociais se tornaram o que conhecíamos como cartão de visita e vitrine. A ideia do debate foi plantar a semente sobre como diferenciar o que é pessoal e profissional, a importância da ética profissional e, principalmente, em dar ferramentas e conselhos de como os futuros profissionais podem se proteger e não serem negligentes em sua atuação”, completou.

A publicitária Bárbara Benites, social media do Marketing da Unoeste, debateu como as redes sociais podem influenciar na vida profissional (Foto: Júlia Aglio)

Aprovação geral

Matriculada no módulo 1 do curso de Técnico em Enfermagem, a estudante Sarah Saladini diz que a realização da jornada é importante porque promove a integração entre os estudantes dos cursos técnicos, possibilitando inclusive o chamado networking. “É um bônus e eu acho excelente porque proporciona além dessa troca, um tipo de conhecimento à parte para além daquilo que a gente aprende em sala de aula. Fora que as palestram agregam muito, principalmente para quem já está se formando”, considera.

Para o aluno do módulo 1 do curso Técnico em Farmácia Luis Carlos da Silva, a jornada amplifica o conhecimento porque além das palestras, haverá também até a próxima sexta workshops que vão tratar de temas específicos da área. “Isso é importante porque em sala de aula a gente já está construindo a base da nossa formação. E esses workshops nos trarão complementos além dos que já vemos em sala de aula”, frisou.

Inscrições abertas

E você? Também quer fazer curso técnico na Unoeste? As matrículas estão abertas aos interessados em integrar as novas turmas dos cursos técnicos em Enfermagem e Farmácia. As aulas começam no dia 7 de agosto. E a novidade é que pela primeira vez, o curso Técnico em Enfermagem também será oferecido no período matutino – até então era ofertado apenas no período noturno. O curso Técnico em Farmácia continua sendo ofertado à noite. Ambos têm duração de um ano e meio, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecidos com toda a estrutura tecnológica da segunda melhor universidade particular do estado de São Paulo.

As matrículas vão até o dia 15 de agosto de 2023 e as aulas terão início no dia 7 de agosto. Clique aqui e se inscreva para o Técnico em Enfermagem. Já para o Técnico em Farmácia, clique neste link. Mais informações na página dos Cursos Técnicos ou pelo telefone (18) 3229-1160, e ainda pelo WhatsApp (18) 99749-0515. 

 


Legenda: Teatro César Cava ficou lotado na conferência de abertura com a participação de alunos de todos os módulos dos cursos técnicos
Créditos: Guilherme Santana
Legenda: A publicitária Bárbara Benites, social media do Marketing da Unoeste, debateu como as redes sociais podem influenciar na vida profissional
Créditos: Júlia Aglio