Intercâmbio pelo Santander gera encanto e vários benefícios
Aluno e professora do curso de Pedagogia presencial da Unoeste ficaram três semanas na Universidade de Salamanca
Leandro e a professora Janiele na Universidade de Salamanca (Foto: Cedida)
Em cada etapa da viagem, o encantamento. Em cada momento, benefícios em novos conhecimentos. Essa é a síntese do feedback da dupla de aluno e professora do curso de Pedagogia presencial da Unoeste, Leandro Manoel de Araújo e Janiele de Souza Santos Uchelli após intercâmbio. Pelo Programa Santander Bolsas de Mobilidade Internacional, na modalidade Top Espanha, durante três semanas fizeram curso de língua espanhola na Universidade de Salamanca e imersão cultural em diferentes espaços urbanos.
O Top Espanha 2023 recebeu 32 mil inscritos e 137 foram contemplados com bolsas, sendo 102 alunos e 37 professores. Em tese, uma bolsa para cada 233 inscritos. Leandro concorreu com outros 423 candidatos à bolsa que o Santander ofertou à Unoeste, incluindo o direito de professor acompanhante. Números que revelam o privilégio inicial por serem selecionados, complementado com as vivências desde o começo da viagem no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Apoio e orientação
Uma equipe do Santander fez calorosa recepção no aeroporto e os bolsistas foram acompanhados na viagem e durante a primeira semana na Espanha pela assessora Carolina Estevam. O banco que arcou com as passagens, curso de espanhol, alimentação e hospedagem na residência universitária no Colégio Mayor Hernán Cortés. Os professores ficaram em quartos individuais e os alunos em quartos duplos. Com a chegada em Salamanca no sábado, 1º de julho, os dois primeiros dias foram livres para conhecer a cidade.
Na segunda-feira (3) a comitiva brasileira foi recebida em cerimônia de boas-vindas na Universidade de Salamanca, a 4ª instituição de ensino superior mais antiga da Europa, pelo reitor Ricardo Rivera Ortega, conselheiro José Miguel Sánchez e o prefeito do campus Carlos Cabaio. O reitor enfatizou o privilégio dos bolsistas fazerem parte da missão do Santander, de investimento na educação. Na sequência os professores foram recebidos no Centro de Estudos Brasileiros, da Fundação Cultural Hispano-Brasileira.
Portas abertas
Houve a apresentação de convênios e projetos em parcerias com instituições do Brasil, pelos quais são possibilitados intercâmbios de alunos e professores de cursos de pós-graduação. O diretor do centro José Manuel Santos Pérez disponibilizou carta para as instituições interessadas e a da Unoeste foi entregue à coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância. Dra. Danielle Nascimento; encaminhada ao pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
Pelo setor de cursos internacionais a universidade tem para este verão espanhol 1,8 mil estudantes inscritos, de 79 países, de junho a agosto. O Top Espanha está incluído nesses dados, com as turmas divididas em nivelamento: nível básico, nível intermediário e nível superior. A professora Janiele conta que esteve em turma intermediária e Leandro em turma superior. Ambos foram aprovados e receberam certificados. As aulas de gramática da língua espanhola ocorreram das 9h às 11h.
Elogio ao Santander
Como disciplina optativa, a dupla de bolsistas pela Unoeste fez conversação e redação, das 11h às 12h. As tardes ficaram livres para imersão cultural com visitas em espaços públicos e participação em cursos rápidos, como os de culinária e dança. Também houve tempo para viagens às cidades próximas de Salamanca. Janiele comenta que o Santander entregou tudo que prometeu e muito bem entregue; e aconselha que os estudantes da Unoeste estejam atentos às oportunidades de intercâmbio.
Sobre os ganhos obtidos, destaca a importância de ter conhecido o básico da língua espanhola e parte da rica cultura do país de destino, de ter feito amizades e trocado experiências universitárias. Oportunidades como essas são disponibilizadas para a comunidade da Unoeste por meio do Departamento de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica que fica instalado no Bloco 2 do campus II em Presidente Prudente, que disponibiliza informações em plataformas digitais e pelo qual responde Bruno Takikawa.
Recepção pelo Santander no Aeroporto Internacional de São Paulo (Foto: Cedida)