Infoeste permite compartilhar e vivenciar experiências
Palestra que abriu o maior evento tecnológico da região foi conduzida por doutor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e abordou "IA Generativa com Large Language Models: uma introdução "mão-na-massa"
Teatro Cesar Cava ficou lotado na abertura da 35ª Infoeste (Foto: João Paulo Barbosa)
Com ampla programação que segue até a próxima sexta-feira (27), a 35ª Semana de Computação e Informática (Infoeste) da FIPP/Unoeste começou com força na noite dessa segunda-feira (23), no Teatro César Cava, com um público composto por mais de 500 pessoas, entre alunos, professores e profissionais externos a instituição. A Infoeste 2023 conta com diversos eventos integrados, sendo eles o 35º Ciclo de Cursos e Palestras, a 17ª Festa Linux, a 17ª Maratona de Programação, o 13º Festival Cultural - FIPP/Unoeste e o 9º FIPPETEC - Ciclo de Cursos e Palestras para as ETECs. A abertura foi conduzida pelo palestrante Dr. Gabriel de Souza Pereira Moreira que abordou o tema “IA Generativa com Large Language Models: uma introdução ‘mão-na-massa’".
A Infoeste é aberta a toda comunidade e busca objetivar a difusão e o bom uso da computação e informática, trazendo para o debate aberto temas importantes que indicam as tendências tecnológicas do mercado atual, além da discussão de práticas pedagógicas no ensino superior, buscando assim atingir, com mais ênfase, os alunos dos cursos da FIPP/Unoeste. O evento é promovido e organizado pela faculdade com apoio institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Unoeste e Associação das Empresas de Software do Oeste Paulista (PoloIn). Conta ainda com a colaboração de docentes, discentes, funcionários, Empresa Júnior de Informática da Unoeste (Uninfo Jr.), Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), Diretório Acadêmico e Atlética da FIPP, além de empresas privadas e públicas.
Para o palestrante, a revolução da Inteligência Artificial Generativa tem surpreendido o mundo, especialmente desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022. “Os Large Language Models (LLM) têm provocado discussões e deixado uma marca profunda na educação e em diversos setores industriais e de serviços, como saúde, direito, engenharia, marketing, mídia e, naturalmente, computação. Além disso, oferecemos uma breve retrospectiva da evolução das técnicas em Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Redes Neurais Profundas (Deep Learning) que viabilizaram o desenvolvimento dos LLMs”, fala o Dr. Gabriel.
Ainda na abertura, a campeã do Festival Mais Bela Voz Unoeste 2023 Rachel Benedetti Moreira Correia conduziu a apresentação cultural, ao lado do seu esposo João Lucas Correia. Na sequência à mesa principal foi composta pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, ao lado do professor e diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, do palestrante da noite, Dr. Gabriel, e do professor da pós-graduação da universidade Caio Oliveira Carneloz. Pela organização atuaram também os coordenadores de cursos da Fipp Aglaê Pereira Zaupa, Emerson Silas Dória e Haroldo Cesar Alessi.
Em sua fala, o pró-reitor pontuou a qualidade da organização do evento e a importância de aproveitar todos os momentos da Infoeste. “Gostaria de agradecer aos palestrantes e aos organizadores. Esse trabalho de organização do evento é feito visando entregar a melhor formação para vocês [alunos], para que sejam profissionais corretos, técnicos e, principalmente, profissionais de sucesso. Destaco aqui a importância de prestigiarem o Festival Cultural que é uma forma de integração. Precisamos pensar que a vida é composta de vários caminhos, temos diversas inteligências e o festival nos ajuda a ter uma inteligência emocional e relacional para uma vida equilibrada”, enfatiza.
Já o diretor da Fipp destaca que a semana é gratificante para os cursos proporcionarem discussões para além da sala de aula. “A semana é cheia atividades, o aluno é livre para escolher palestras e cursos que mais se interessam. Além disso, eles têm o contato com os palestrantes, muito deles egressos da Fipp. Dessa maneira, tem a oportunidade de se inteirarem de temas que norteiam as grandes empresas. É um momento que enriquece muito a vida acadêmica. Isso já acontece em sala de aula e nos estágios, mas a semana é uma grande oportunidade de aprimorar conhecimentos e vivências”, ressaltou Moacir Del Trejo.
Ex-aluno da instituição, Caio Carneloz é parceiro da faculdade e organizador do Google Developer Group (GDG) de Presidente Prudente. Ele considera eventos como este, fundamentais para uma boa formação do aluno. “Após a conclusão do curso aqui na Unoeste mantive contato com a coordenação e no Magalu, local que trabalho, temos diversos profissionais formados pela universidade, devido a excelência do ensino. A empresa apoia eventos como a Infoeste, que trazem alunos para discutir temas e quem sabe serem os próximos talentos que podem ir para empresa. Também tem a parceria com Google Developer Group daqui de Prudente que sou o organizador. O grupo nada mais é que um espaço para a galera compartilhar conhecimentos. Nessa parceria realizamos o DevFest que é um evento do GDG dentro da Infoeste, e a ideia é continuar com a parceria com a universidade levando e trazendo conhecimentos”.
Programação
A 35ª Semana de Computação e Informática (Infoeste) da Fipp/Unoeste que vai se estender ao longo dessa semana é composta por diversos eventos integrados, e a programação é vasta. Clique aqui e fique por dentro de toda a programação.
Dr. Gabriel de Souza Pereira Moreira abordou o tema “IA Generativa com Large Language Models: uma introdução ‘mão-na-massa’" (Foto: João Paulo Barbosa)