22/11/2021

Indústria 4.0: pesquisa mapeia realidade das organizações

Artigo realizado pelos alunos do 8º termo de Administração da Unoeste conquistou o 1º lugar na categoria "Operações e Logística" do Enangrad

Os alunos Sandy e Lucas entre os professores Gustavo e Lechan (Foto: Cedida)

 

A busca por manter-se atualizado e pensar em novas perspectivas é essencial para conquistar boas oportunidades. E uma das propostas da Business School Unoeste (BSU) é proporcionar uma formação direcionada para área dos negócios. Ação que vem sendo trabalhada junto aos alunos na elaboração de estudos sobre diversos temas. Inclusive, em uma dessas ações, Lucas Davoli Campeão de Oliveira e Sandy dos Santos Ferreira, ambos do 8º termo do curso de Administração, realizaram um artigo sobre a indústria 4.0, que buscou mapear e compreender a realidade das organizações brasileiras.

Para o professor Gustavo Yuho Endo, orientador da pesquisa ao lado do professor doutor Lechan Colares Santos, o estudo apresenta resultados que contribuem para a formação dos alunos. “Podemos destacar o desenvolvimento do rigor científico na elaboração de pesquisa, no aprendizado adquirido sobre a indústria 4.0. E também é possível refletir sobre as formas que a indústria 4.0 é tratada pelas organizações, destacando-se a importância da robotização, big data, icloud, internet of things (IoT) e as questões sobre habilidades e competências dos profissionais da indústria 4.0.”, conta.

Na pesquisa com o tema “Análise da produção científica sobre a indústria 4.0: um revisão integrativa e sistemática na base de dados da Scientific Periodicals Electronic Library –Spell”, os alunos buscaram informações sobre o que os pesquisadores brasileiros estão estudando sobre o tema. “Os alunos focaram seus esforços em entender de qual forma a indústria 4.0 vem sendo tratada nas pesquisas publicadas em periódicos nacionais e, ainda, analisar de forma integrativa e sistemática os trabalhos sobre indústria 4.0 publicados na base de dados”.

Para Lucas, na construção do artigo foi preciso muita leitura, pesquisa sobre o assunto e a colaboração do professor foi importante para seguir nos momentos de dúvidas. “Conforme íamos pesquisando sobre o tema, apresentávamos ao professor e ele nos orientava sobre os passos a seguir. A parceria com a Sandy foi muito boa e abriu meus olhos em relação ao futuro do mercado de trabalho em diversas áreas, onde a tecnologia se fará extremamente necessária dentro das organizações”.

Conquista

O artigo elaborado pelos alunos da BSU foi apresentado pelos professores orientadores no 32ª Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (Enangrad). Evento on-line que contou com a participação de diversas universidades nacionais e internacionais. Nesta edição, o artigo da Unoeste foi premiado como o melhor na categoria de tema: “Operações e Logística”. A conquista inédita foi comemorada pelos envolvidos e pela diretora da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Nancy Okada.

Sobre a premiação, Lucas afirma que sua trajetória na faculdade foi de muita dedicação e que ter o trabalho reconhecido não tem preço. “Já estou para me formar e sem sombra de dúvidas eu só consigo sentir orgulho de ter persistido nos estudos, das amizades que fiz, principalmente com a Sandy, que se tornou alguém que irei levar pra vida. Sou grato pela orientação do Gustavo, por cada ensinamento que os professores nos deram. Enfim, agradeço a Unoeste por contribuir significativamente na minha vida pessoal, acadêmica e principalmente profissional”, encerra.


Legenda: Os alunos Sandy e Lucas entre os professores Gustavo e Lechan
Créditos: Cedida