20/12/2021

Inauguração sinaliza novos polos EAD Unoeste na região de Sorocaba

Composição da mesa: Sonia, Chinaglia, Paulinho, Rute e Flávio (Foto: Homero Ferreira)

 

A região de Sorocaba deverá ter em 2022, mais dois ou três novos polos de Educação a Distância (EAD) da Unoeste. Atualmente, já existem dois em parceria com o Instituto der Gestão Social e Cidadania (Igesc), braço educacional do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba e Região. Uma unidade é em Itapeva (SP) e a outra foi inaugurada na sexta-feira (17), em Sorocaba (SP). Relação de colaboração por escolha técnica do Igesc que encontrou na Unoeste, através do Núcleo de Educação a Distância (Nead), uma instituição de ensino superior que prioriza integralmente a qualidade de ensino.

O instituto tem um histórico de formação cidadã através da arte-educação, evidenciado na cerimônia com o testemunho da aluna do curso de teatro Julian Ouros. A jovem de 18 anos disse que o ensino é o caminho para se aperfeiçoar e evoluir, como tem acontecido com a sua vida é que é de alguém de família de baixa renda. Sua fala enalteceu a atuação do Igesc, através do compromisso social do sindicato, para dizer que o acesso à universidade, de pessoas em condições iguais à sua, representa a pluralidade de uma valorosa classe social.

Palavra de quem conhece

Fundador do Colégio Archimedes em Sorocaba, o professor Umberto de Arruda Cardoso, parabenizou a parceria por conhecer as duas partes. Tem escritório vizinho ao sindicato e teve a filha formada pela 21ª turma do curso da Medicina da Unoeste, campus de Presidente Prudente. Silvia Helena Cardoso atualmente é médica intensivista do Hospital Regional de Sorocaba Dr. Domingos Adib Jatene. A egressa exerce a profissão com o conhecimento e a competência adquiridos na Unoeste, qualidade que agora está mais perto dos sorocabanos através do polo EAD.

O professor Umberto contou que fez amizade com dona Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, fundadora da Unoeste junto com o professor Agripino de Oliveira Lima Filho e que na época de Silvia Helena na faculdade era a reitora, o que lhe possibilitou conhecer o compromisso da universidade com a qualidade do ensino. Então, parabenizou a diretora geral do Igesc, a professora Rute Bueno Caires por ter escolhido a Unoeste como parceira; o que fez junto com o coordenador de projetos artísticos e pedagógicos Flávio Vieira de Melo.

Esperança de mudar vidas

O sociólogo Ruy Amorim, que em janeiro próximo completará 30 anos de magistério e que tem uma história de 27 anos de luta sindical, afirmou que conhece a Unoeste, referindo-se à instituição como renomada universidade. A professora Rute utilizou da pedagogia da esperança de Paulo Freire (1921-1977) para reforçar o compromisso do Igesc de mudar vidas, citando o verbo esperançar construído pela práxis do educador e filósofo brasileiro, notável referência da história da pedagogia no mundo para quem esperança é esperar e esperançar é se levantar, construir e não desistir.

Os estudos de Paulo Freire estão plenamente inseridos nos cursos de formação de professores da Unoeste e também na pós-graduação em níveis de especialização, de mestrado e doutorado em educação.  Nesse mesmo sentido da construção social, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, Leandro Cândido Soares, disse que a parceria com a Unoeste é uma força de investimento na educação e que os melhores salários e benefícios são dos que têm acesso ao ensino de qualidade. Várias outras falas caminharam no mesmo sentido.

Uma história que impressiona

A diretora do Nead, professora Sonia Sanae Sato teve sua fala precedida da exibição de vídeo institucional da Unoeste que em 2022 completará 50 anos, chegando ao meio de século de existência, a partir de sua fundação em Prudente pelos professores Agripino Lima e Ana Cardoso, com campi em Prudente, Jaú e Guarujá, mais de 100 polos espalhados pelo Brasil e o primeiro polo internacional no Japão. O vídeo impressionou a todos pelas grandes edificações e pela ampla infraestrutura acadêmica.

Ela citou que a Unoeste é toda construída pela própria universidade e que tudo isso dá um sentido de família para os seus trabalhadores em todas as áreas; com sentimento de pertencimento. Contou que, inclusive, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Unoeste, denominado Aprender, é totalmente construído pela própria universidade, sem terceirização; o que permite bastante flexibilidade sempre que precisar modificar e melhorar o ambiente. Além da facilidade de uso das ferramentas e do estudo on-line em qualquer local e horário definido pelo estudante, são ofertadas outras vantagens.

Apelo e estímulo aos estudos

Dentre as demais situações de proveito máximo, estão os preços acessíveis e aos que se matricularem na graduação ou pós-graduação no ensino a distância existe o bônus de mais de 20 cursos de extensão que o aluno pode escolher para fazer durante o semestre imediato à matrícula. Conforme Sonia, o Nead da Unoeste trabalha com o estímulo para que os jovens estudem e que tantas outras pessoas possam voltar a estudar depois de algum tempo que deixaram os bancos escolares; com o apelo para que se lancem ao desafio de estudar em 2022. Sua fala foi em nome da direção da Unoeste e representando o pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e também presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas, o bacharel em direito Paulo João Eustasia admitiu a sugestão do deputado federal Arlindo Chinaglia, presente na inauguração, em dar o nome de Paulo Freire ao projeto social e educacional coordenado pelo Igesc. Comentou que o oferecimento do ensino superior de qualidade é um sonho de muitos anos, agora implementado e com o privilégio da parceria com a Unoeste; grande instituição e que dá um conforto maior.

Ampliação do espaço físico

Paulinho, como é mais conhecido, conclamou os demais sindicatos representados na cerimônia para integrar a parceria; anunciou que o espaço físico será ampliado para o atendimento de apoio aos alunos do ensino a distância; falou sobre o interesse em abrir outros polos em sua base sindical formada por 43 municípios; e disse que a oportunidade do ensino superior está aberta para os sindicalizados e familiares é também para qualquer pessoa que se interessar. Junto com demais diretores do sindicado e com a sua esposa, a fisioterapeuta Thais Matheus, pretendem conhecer campus de Presidente Prudente.

Sônia esteve em Sorocaba acompanhada de profissionais da equipe de relacionamento: Victor Hugo Alves de Oliveira, Jéssica Cristina Jordão Santana e Fabiana Alessandra Sueko Tsunoda. Após a inauguração, guiados por Rute e Flávio, foram conhecer os espaços físicos destinados para sala de aula, sala de professores e sala de coordenação; devidamente identificadas com as marcas dos parceiros. A organização foi motivo de elogios à coordenação do Igesc, com o entendimento de que os detalhes convergem para o mesmo zelo da Unoeste com a educação superior, na condição de 2ª Melhor Universidade do Estado de São Paulo em avaliação do Ministério da Educação (IGC/MEC, 2021).

Vestibular EAD!

Corra e aproveite! Ainda é possível estudar com bolsa de estudos de até 60% OFF. O vestibular é gratuito e você tem duas opções: Prova On-line ou Nota do Enem. Clique aqui e se inscreva!


Legenda: Composição da mesa: Sonia, Chinaglia, Paulinho, Rute e Flávio
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Polo Espaço Cultural em Sorocaba: EAD Unoeste e Igesc
Créditos: Homéro Ferreira