Guarujá forma 1ª turma de residentes em Medicina da Família
Evento sediado no campus que fica no litoral recebeu autoridades da área da saúde do município e contou com apresentação de projetos dos residentes
Professores, autoridades de saúde e alunos da Medicina Guarujá brindaram conquista da primeira turma de residentes do campus do litoral (Foto: Gabriel Marques)
Na última sexta-feira (03), a primeira turma do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRFMC) participou da cerimônia de formatura realizada no campus da Unoeste em Guarujá. O evento contou com a presença de autoridades da área de saúde, entre eles o secretário municipal de Saúde Luiz Carlos Sartori, e a vice-prefeita e vice coordenadora do Conselho de Residência Médica (Coreme) de Guarujá, Dra. Adriana Machado.
Durante a cerimônia, os formandos apresentaram, para a mesa de honra, seus projetos desenvolvidos nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) em que atuaram durante a Residência. Depois, as pessoas da mesa fizeram um rápido discurso sobre o PRFMC e, ao fim, foram entregues os certificados aos concluintes.
Fabrício de Souza Libório veio do Mato Grosso do Sul para realizar o PRFMC em Guarujá e destacou como mais importante neste processo o trabalho em equipe, que foi essencial à trajetória dele como médico de família. “É uma emoção grande, eu esperava bastante por este momento. O que eu mais gostei durante a Residência foi ter mais segurança ao atender os pacientes, com muito aprendizado. Foi muito além da Medicina”, conta.
A docente da Unoeste e supervisora do PRFMC, Dra. Priscila Beleigoli, destacou todo o trabalho desde o início do processo de trazer esta residência para a Rede de Atenção Básica de Saúde do município. “É um momento muito especial para a Secretaria de Saúde e para a Unoeste. Foram dois parceiros que andaram juntos nesta jornada. É um momento de festa, bem incrível e estou muito feliz em fazer parte”, conta.