Guarujá dá boas-vindas à nova turma de futuros médicos
Recepção no Teatro Municipal Procópio Ferreira teve a presença de ingressantes e familiares, docentes da Unoeste e autoridades
Foto: Gabriel Marques
Nova turma da Medicina Unoeste Guarujá
A nova turma da Faculdade de Medicina de Guarujá iniciou as atividades essa semana, na segunda-feira (3), com uma cerimônia de boas-vindas, no Teatro Municipal Procópio. Na solenidade, além dos estudantes estavam presentes familiares, professores da graduação no litoral paulista e autoridades públicas.
A mesa principal foi composta pelo prefeito, Válter Suman; o secretário de Saúde, Victor Hugo Straub Canasiro; a coordenadora médica da Estratégia Saúde da Família, Andressa Fernanda Gonçalves de Rezende; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarujá, José Carlos Simões; o diretor do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde; a coordenadora do curso de Medicina, Erika Magalhães Suzigan; e pelo coordenador administrativo do campus, Geraldo Alécio de Oliveira.
Quem está chegando não escondeu as expectativas para a tão sonhada formação médica. É o caso de Vinicius Barbosa de Oliveira que antes cursou farmácia, pois a família atua nesse ramo, mas acabou desistindo da graduação. Continuou atuando no negócio, mas foi para a área de tecnologia e se formou em Sistemas de Informação. E agora vai voltar aos estudos, na Medicina Unoeste.
“Pelo que eu vi é um curso muito dinâmico e com uma estrutura completa. Com os estudos aqui, eu espero ter todos os conhecimentos necessários para uma boa formação e sair bem embasado na teoria e na prática”.
A colega de sala Julia Fidalgo Salgado revelou que não esperava passar em Medicina e que está feliz por essa experiência. “É incrível! Acho que vai ser algo totalmente diferente do que eu já vivi. Achei o campus muito bem preparado. Tem muita coisa nova, muita tecnologia”.
A caloura Luana Serra dos Santos disse que antes de chegar ao teatro, local das boas-vindas, não estava acreditando que tinha passado no vestibular. “Quando eu vi que eu estava entrando e que era real, aí a emoção bateu. Um dos meus maiores medos era sentar em uma sala de aula e ficar durante seis horas ouvindo um professor falar, mas eu percebi que aqui tem muitas aulas práticas. Isso foi uma das coisas que mais me chamou atenção”.
E para eles, que estão entrando, a veterana Naiara Sales Tazawa deu uma dica: “espero que os novos alunos sejam comprometidos, não faltem às aulas e tenham muito amor pelas pessoas. A gente tem que amar as pessoas”, completou.
Em sua fala na recepção, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Erika Suzigan, relembrou como a Unoeste chegou ao Guarujá. “Compartilhamos do mesmo espírito de Presidente Prudente, [sede onde o curso de Medicina tem uma história de mais de 30 anos] com muita energia, coragem, empenho e determinação em fazer com que esses novos profissionais consigam participar da transformação da cidade”.
Ela reforçou que a universidade dá importância aos avanços na formação médica, fundamentais na área da educação. “O professor tem que falar a mesma língua do novo aluno que está vindo”.
Opinião semelhante tem o coordenador Administrativo do campus, Dr. Geraldo Alécio de Oliveira. “A qualidade da Unoeste está sendo replicada aqui no ensino, em laboratórios, em parcerias e na construção do novo campus”, finalizou ele ao lembrar-se das obras na Praia da Enseada, onde é possível visualizar todo o investimento da universidade, que pretende além de Medicina, ofertar outros cursos de graduação e pós-graduação.