13/03/2024

Gincana dos Calouros promove integração universitária

Lotado, Palácio de Esportes no campus 1 da Unoeste reafirma a escolha de alunos pelo ensino e melhor estrutura da região

26ª edição da Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste foi realizada nessa terça-feira (Foto: João Paulo Barbosa)

 

Diversão e muita descontração. Assim foi a noite dessa terça-feira (12) no Palácio de Esportes, campus 1 da Unoeste, que serviu de palco para uma das maiores competições intercursos da região, a Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste. Em sua 26ª edição, alunos de mais de 20 cursos se revezavam e participavam das mais loucas e engraçadas provas. Na torcida a galera animava seus competidores com gritos de guerra e muita animação. O grande campeão da noite foi o curso de Enfermagem. E teve até a ilustre presença lutadora Ariane Carnelossi, a “Sorriso”, que acompanhou toda a movimentação.     

O curso de Enfermagem somou 250 pontos e garantiu o primeiríssimo lugar. A Farmácia, campeã do ano anterior, ficou em 2º lugar com 230 pontos. Já em 3º lugar dividiram o pódio os cursos de Educação Física e Psicologia, com 150 pontos cada. Estiveram presentes mais de mil pessoas, entre alunos ingressantes e veteranos, professores e coordenadores, e também colaboradores da universidade que atuaram diretamente nas ações.

Para a aluna Maria Eduarda Santana Casa Grande, do 1º termo de Medicina Veterinária, a gincana é uma oportunidade de integração entre calouro e veteranos num grande momento de descontração. “Eu estou no primeiro termo do curso, então é a minha primeira gincana aqui na Unoeste e estou vendo que é um grande evento para os alunos participarem. Acho que isso aproxima muito a galera do curso e faz a gente criar mais amizade, tanto na nossa equipe, que é o pessoal da nossa sala, quanto com os alunos de outros cursos. A rivalidade é só durante as provas, mas na torcida estamos todos juntos cantando e gritando, é muito legal participar”.

Maria Eduarda revela que tem o espírito competidor. “Desde pequenininha eu sempre fui envolvida com atividades no sítio, eu sou competidora de três tambores, então eu não me via em outro curso a não ser à Medicina Veterinária. Entreguei meu caminho nas mãos de Deus e Deus me deu uma luz. Foi aí que tive a certeza que era medicina veterinária mesmo que eu queria pra minha vida. E tinha que ser aqui na Unoeste que tem uma ótima estrutura, ótimos professores, aqui tem tudo”.

Do curso campeão da noite, o aluno do curso 5º termo de Enfermagem Felipe Siqueira Aragão curtiu o clima de emoção proporcionado pela gincana. “Como aluno e um dos diretores da Atlética de Enfermagem, participar da gincana foi emocionante e motivador. Ela nos dá uma oportunidade de demonstrar habilidades e trabalhar em equipe. A competição também traz um senso de pertencimento à Unoeste, tornando a experiência ainda mais gratificante”, afirma.

O coordenador de esportes da Unoeste, Marcel Marangoni, fala que o trabalho é motivador. “Somos um conjunto, uma equipe. Realizamos a gincana, mas contamos com a presença de muitos professores e coordenadores de cursos o que é muito importante para o andamento das atividades. Agradeço aos nossos parceiros, ao Tom Zambrini e o Faita, e aos membros da Atlética Unoeste [AUPP]. Essa parceria e o envolvimento desses alunos são fundamentais para o sucesso desse e de outros eventos que iremos realizar”.

Aprovação docente

A professora Janaina Pereira Duarte dos cursos de Pedagogia e Educação Física explica que esse tipo de atividade possibilita diversos benefícios para a comunidade acadêmica. “A gincana é uma atividade que tem por objetivo viabilizar que habilidades físicas e cognitivas sejam trabalhadas em atividades lúdicas e divertidas. Mas, para além disso, a gincana permite muito mais que interação entre as pessoas, permite um processo extremamente importante que é o processo de reconhecimento! Reconhecer a si mesmo e ao outro, em dimensões de afeto, apoio, empatia e respeito, e respeito por seus limites e os alheios, limites esses que abrem portas para consolidar colaboração, cooperação e amizades que podem se eternizar”.

Wagner Luiz Pense é professor da Faculdade de Informática (Fipp) e também elogia a iniciativa. “Vejo como muito importante para o nosso aluno, é uma integração entre calouros e veteranos e a Unoeste é isso, a instituição abraça, ela é família. Tudo isso que vemos nessa noite demonstra que nós estamos no caminho certo. Ver o Palácio de Esportes repleto de jovens nos dá um sentimento de muita alegria de poder estar aqui de novo fazendo esse grande evento”.

42º Jogos Intercalouros

Na última segunda-feira (11), também no Palácio de Esportes da universidade, teve início a 42º edição dos Jogos Intercalouros. A primeira modalidade a ser disputada foi o futsal masculino. Na primeira noite seis times entraram na quadra e demonstraram o verdadeiro espírito dos jogos: interação entre os estudantes e paixão pelo esporte. No primeiro jogo da noite a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo garantiu a vitória sobre o curso de Farmácia. Na sequência, Nutrição foi melhor em cima da Ciência Biológicas, seguidos da Medicina garantindo a vitória contra a Escola de Comunicação (Ecopp). Clique aqui e veja todas as informações sobre os Jogos Intercalouros. 

Palácio de Esportes ficou lotado com as participações de alunos (Foto: João Paulo Barbosa)


Legenda: 26ª edição da Gincana Esportiva, Cultural e Filantrópica da Unoeste foi realizada nessa terça-feira
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Palácio de Esportes ficou lotado com as participações de alunos
Créditos: João Paulo Barbosa