20/12/2019

Gastronomia Unoeste realiza festa de Natal para idosos em Machado

Alunos do 3º termo ofereceram aos velhinhos um lanche da tarde produzido por eles mesmos através da disciplina Gestão de Eventos e Banquetes

Foto: Erika Foglia

Idosos aproveitaram o lanche que os estudantes prepararam especialmente para eles

 

Alunos do 3º termo do curso de Gastronomia da Unoeste, através da disciplina Gestão de Eventos e Banquetes, sob a orientação do professor Fabio Vinicius de Almeida, ofereceram uma tarde especial aos idosos do Asilo São Vicente de Paulo, em Álvares Machado (SP). Com o objetivo de celebrar o Natal com os velhinhos da entidade, os acadêmicos arrecadaram doações de mercados e mercearias e produziram um delicioso lanche da tarde nessa quinta-feira (19).

De acordo com o professor Fabio, todos os alimentos foram preparados nas cozinhas da Unoeste, no campus II, e levados até o asilo para a festa. Ele revela que este projeto tem total relevância, pois além de oferecer uma tarde agradável aos idosos, proporciona aos estudantes a compreensão sobre os meios social, econômico e cultural da sociedade em que pertencem.

“O evento foi todo organizado pelos acadêmicos, desde a elaboração do cardápio, a captação dos recursos e dos insumos que eles também correram atrás, porque contempla todo o conteúdo da disciplina essa organização. Dou a opção para eles mesmos escolherem a entidade filantrópica. É muito interessante porque é um dia especial para os idosos, pois além dos alunos alegrarem a tarde deles, há a possibilidade de ter uma alimentação diferenciada da rotina. Nossa intenção é essa, proporcionar um momento gastronômico diferente”, fala.

O professor salienta que com o passar do tempo, através de diversas atividades como esta em várias entidades, os alunos compreendem o valor social que faz parte não somente da disciplina envolvida, mas do curso como um todo. “Já visitamos asilos, Apaes, creches, entre outros. Acredito que o lado social embutido nisso é levar alegria às pessoas através de um Natal gastronômico. Muitas entidades já conhecem nosso trabalho e até nos ligam perguntando sobre a atividade. Tentamos sempre fazer em um lugar diferente”, conta.

Julia Bergamaschi é uma das alunas que esteve envolvida em todo o processo e organização do evento. A estudante explica que desde a visita técnica para escolher a melhor data, até a finalização dos pratos, o envolvimento e o trabalho em equipe de todos os acadêmicos foi essencial. “É incrível fazer parte disso. Nesta época de Natal ficamos mais emotivos, então, poder vir aqui, trazer os alimentos e ver os idosos comendo felizes é gratificante”, diz.

Marlene Fernandes, cozinheira do asilo, revela que visualizar o carinho dos alunos e do professor com os idosos é muito bonito e que o local sempre estará de portas abertas para recebê-los de novo. “Nós todos somos uma família, os idosos e os funcionários. E ver a alegria deles com esse evento me deixa muito feliz. Eles estavam muito ansiosos por este dia e valeu a pena esperar, o lanche está lindo e tudo muito gostoso. Esses estudantes estão de parabéns pelo trabalho e pelo coração deles”, finaliza.


Legenda: Idosos aproveitaram o lanche que os estudantes prepararam especialmente para eles
Créditos: Erika Foglia