Gastronomia Unoeste é referência em estrutura de excelência
Desde que o curso passou a formar profissionais em Prudente houve um "boom" no mercado gastronômico da região e novos estabelecimentos apostando em cardápios diversificados
Ex-alunos afirmam que além da estrutura o conhecimento ofertado no curso contribuíram com a realidade gastronômica na cidade (Foto: Ector Gervasoni)
“Ter o nome da Unoeste no currículo abre muitas portas, porque a universidade possui qualidade em estrutura, ensino e cuidado com cada aluno”. A afirmação é do proprietário do Sensory Bistrô, Junior Shiniti Tomishima, ex-aluno do curso de Gastronomia. O jovem de 23 anos que já administra o estabelecimento de culinária diferenciada acredita que a “cereja do bolo” da Unoeste se resume aos professores e estrutura física. A Gastronomia iniciou sua primeira turma em 2016 e desde então tem contribuído para o “boom” no ramo gastronômico em Presidente Prudente e região.
“A qualificação de cada professor que leciona as aulas é de uma maestria imensa. Professores que rodaram o mundo e lecionam as aulas específicas de cada país por onde passaram têm propriedade nos conhecimentos que estão transmitindo aos alunos. Dois grandes professores foram importantes para minha caminhada, mestres que representam de forma esplêndida o ensino e o rosto da faculdade ‘Adriane Gasparin e Carlos Henrique Mancuzo’”, destaca Junior.
O profissional conta ainda que a mega estrutura do curso possibilitou sua atuação profissional. “A gastronomia tem como ênfase o estudo preparatório do aluno para se tornar proprietário de um estabelecimento, e não somente ensinar e nos treinar para cozinhar que é somente o foco de muitas outras faculdades. O curso da Unoeste é amplo, com técnicas e várias matérias que focam a culinária do mundo todo. Antes de me matricular eu analisei várias grades curriculares das muitas faculdades que temos no Brasil. O que me chamou a atenção, sem dúvidas, foi a ampla grade que há no curso”, completou ele, se referindo a Unoeste.
Para o também ex-aluno Claudio Xavier da Silva, o curso universitário possibilitou conhecimento e habilidades práticas. “Por meio da formação tive oportunidade de conhecer lugares que eu nunca imaginei antes, e essa são algumas das vantagens de ser cozinheiro. Além disso, posso experimentar pratos de outras culturas e países sem precisar sair do Brasil, bem como trabalhar com profissionais renomados da área gastronômica. Hoje, eu trabalho conciliando duas áreas, a de T.I e Eventos Gastronômicos, sejam eles corporativos, particulares ou festivais de churrasco”.
Claudio conta que sempre teve interesse pela área, mas não tinha conhecimento técnico para elaborar receitas. “Como nossa região era carente em cursos de gastronomia, a situação só mudou com a iniciativa da Unoeste. Foi então que resolvi buscar conhecimento e fazer o curso. A estrutura e os equipamentos da cozinha da universidade são totalmente profissionais e modernos. Nas aulas, é transmitida uma experiência real do que você vai encontrar nas cozinhas”.
Perspectivas
A Chef Mari Sato é a coordenadora do curso de Gastronomia da Unoeste e leciona as disciplinas de Habilidades Básicas de Cozinha, Garde Manger, Cozinha Italiana, Cozinha do Mediterrâneo. Ela explica que o curso da universidade têm um grande diferencial pela qualidade, infraestrutura e diversidade de profissionais que compõem o quadro de docentes. “A maioria dos nossos professores é doutores e possui experiência na área que atua. Eles têm muito tempo de atuação profissional de mercado gastronômico e também na docência. Buscamos oferecer o melhor corpo docente aos alunos, os melhores insumos para as aulas. E por que os melhores? Isso é um lema da gastronomia. É a diversidade que a gente mostra o que um gastrólogo pode ser. Porque gastronomia vai além das técnicas de cozinha”.
Para a coordenadora, toda essa preocupação da universidade em oferecer o melhor na formação do profissional já reflete no mercado gastronômico da cidade. “A Gastronomia da Unoeste vem profissionalizando o mercado em Prudente. Antigamente não se tinha essa mão de obra específica, com conhecimento e principalmente com a noção do que é gastronomia e qual a sua amplitude. O pessoal acredita que gastronomia é só cozinhar. E não é isso. Tem muitas outras frentes, a de organização, controle, gestão de como aproveitar melhor as coisas”, exemplifica.
No cenário atual, quem investe no ramo já sabe que o mercado de Prudente e região está se tornando cada vez mais exigente quanto à preferência por opções gastronômicas. Essa exigência demanda de profissionais qualificados para agradar o gosto da clientela. “É nítida a mudança, o mercado está voltando a crescer e isso é ótimo. A gente teve um momento muito complicado por conta da pandemia, o setor de serviços sofreu bastante. As pessoas estão querendo empreender e isso é muito bacana, tem espaço para todos. Em Prudente, espaço até para ser um empreendedor pois ainda não temos muitas variedades, apesar das pessoas terem o interesse pela diversidade gastronômica”.
Futuros Chefs
Ana Luísa Sanches Lima, de 21 anos, é aluna do 3° termo do curso e atualmente trabalha como auxiliar da padeira Fernanda de Almeida, na padaria Pão Nosso em Prudente. “Recentemente fui efetivada como funcionária CLT. Somos uma padaria artesanal, e servimos lanches com os nossos pães. Eu fico na produção dos pães e soltando fornada após fornada. A gastronomia é muito além da cozinha, não é fácil ficar o dia todo em pé, mas é uma honra participar e ter escolhido ser uma cozinheira. Vivo na esperança de que seremos muito mais reconhecidos e respeitados, pois se alimentar, comer, é o que nos mantém vivos”, destaca.
Sobre o curso na Unoeste, a aluna comentou suas experiências diárias. “Nas aulas aprendo, e no mercado de trabalho coloco em prática. Participo também de todos os projetos e opções de estágio em diversas áreas da cozinha que o curso oferece. O curso sempre foi uma ideia na minha cabeça, mas até então muito vaga. Aos poucos entendi que cozinhar e servir as pessoas era meu jeito de amar, então não pude fugir dessa linda missão. Consequentemente, quando tomei essa decisão, a Unoeste foi minha primeira e única escolha, principalmente pelo corpo docente e pela estrutura que temos, que é nosso grande diferencial”.
Por fim, a aluna pontua que o curso se destaca por si só e que as aulas são completas. “É muito além do que eu imaginava. E como foi dito anteriormente, o que mais destaca a universidade é a estrutura proporcionada”.
Seja Unoeste!
E você, se animou com os relatos e com o sucesso profissional de egressos e atuais alunos? É apaixonado pela cozinha e ficou com aquela vontade de fazer Gastronomia na Unoeste? Conheça aqui os cinco motivos pra você fazer o curso na 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo. E ainda dá tempo de você estudar com a gente neste ano, ingressando por meio do vestibular on-line ou nota do Enem. Clique aqui e faça sua inscrição para a Prova On-line. Já para quem pretende ingressar com a Nota do Enem, clique aqui. Mais informações na página do vestibular.