14/10/2020

Fisioterapia: alunas participam de congresso de pneumologia

Acadêmicas apresentaram e-pôsteres e áudios explicativos de suas pesquisas sobre a dependência de nicotina

Foto: Cedida

Ester apresentou o e-pôster “Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de tabaco e derivados e na motivação para cessação tabagística”

 

No último final de semana, quatro acadêmicas do 6º termo do curso de Fisioterapia da Unoeste participaram do 40º Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia com apresentação de e-pôsteres e áudios explicativos de suas pesquisas sobre dependência de nicotina. O evento, considerado ao maior da América Latina e um dos mais concorridos em todo o mundo, estava marcado para acontecer em Campinas (SP), mas em decorrência da pandemia da Covid-19 este ano aconteceu totalmente on-line.

Ester Teixeira Santos apresentou o e-pôster “Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de tabaco e derivados e na motivação para cessação tabagística”. De acordo com a estudante, a pesquisa teve como objetivo verificar se a pandemia influenciou o consumo de tabaco e seu derivados. “Queríamos identificar se o consumo permaneceu o mesmo, se havia aumentado ou diminuído durante o período de início da quarentena até meados de junho e julho, onde começaram a surgir as medidas de flexibilização”, conta.

Com o estudo “Avaliação no nível de dependência a nicotina e sintomas da síndrome de abstinência em tabagistas durante a pandemia da Covid-19”, a estudante Tainá Oliveira Lopes apresentou os resultados da pesquisa realizada com 35 tabagistas que responderam questionários via Google Forms. “Dividi a pesquisa em dois momentos: o primeiro durante o período de isolamento social e o segundo quando houve a flexibilização das medidas. O intuito foi avaliar o nível de dependência da nicotina e os sintomas da síndrome de abstinência em tabagistas na pandemia”, explica.

Já Bruna Aparecida Santos Medina participou do congresso com o estudo “Efeitos da utilização de um aplicativo de celular em participantes de um programa especializado em cessação tabagística: estudo clínico randomizado”. Segundo a acadêmica, o estudo buscou os efeitos da utilização de um aplicativo de celular com o objetivo de complementar o tratamento para a cessação do hábito tabagístico associado a um programa especializado para esse fim. “O interesse em pesquisar sobre este tema surgiu com a oportunidade de participar de um projeto de extensão da Unoeste especializado na cessação do tabaco. Ainda há muito o que estudar nessa área e pretendo segui-la”, revela.

Milena Mendes Ferreira apresentou o e-pôster “Avaliação do nível de conhecimento e adesão de tabagistas como medidas de prevenção de Covid-19”, além de enviar um áudio equivalente a apresentação. “Essa pesquisa verificou qual era o nível de conhecimentos de tabagistas sobre a Covid-19 e como estava as medidas de prevenção. Ou seja, queríamos visualizar como estava o comportamento de tabagistas frente a pandemia”. Ela conta que o estudo ocorreu no início da quarentena até meados de junho e julho, onde começaram a surgir as medidas de flexibilização. “Com isso nós observamos que os tabagistas tinham conhecimento sobre a COVID 19 e estavam seguido as orientações. Apenas 0,8% dos avaliados disseram que não estava seguindo as medidas de prevenção”.

A acadêmica acrescenta que o interesse pela temática surgiu no primeiro termo da faculdade quando entrou no Programa de Intervenção e Tratamento para a População Tabagista da Unoeste. “Ingressei como aluna e, atualmente, sou monitora. A professora Dra. Ana Paula Coelho Figueira Freire é a responsável por este projeto incrível e é quem nos motiva sempre e desde que entrei na ação me apaixonei pelo tema tabagismo. Com a pandemia pude participar de algo que não imaginava em minha graduação, que foi uma pesquisa. No momento o meu tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também envolve o tabagismo e acredito que seguirei com mais pesquisas nessa área”.

Participação acadêmica

Todas as estudantes enfatizaram a importância de integrar um evento deste porte e principalmente em terem tido a experiência de vivenciar este novo formato por conta da pandemia. Bruna diz que apesar de ter sido on-line, o congresso ofereceu diversos recursos que fizeram com que os participantes tivessem a sensação de pertencimento às atividades propostas. “Como aluna, a preparação para a apresentação e a experiência de conhecer novos assuntos sobre o tema foi incrível. Para meu futuro, meu interesse na área de pesquisadora foi ampliado”, salienta. Tainá revela que essa foi “uma das experiências mais incríveis que eu tive na graduação até agora. Poder participar de um congresso nacional, mesmo que on-line, me trouxe diversos conhecimentos sobre o tema e também sobre muitos outros assuntos”, fala.

Ester conta que a experiência além de ter sido muito interessante, lhe deu a chance de participar de um congresso deste porte, algo totalmente novo foi fantástico para ela. “Ter a chance de levar um pouco da pesquisa que é realizada em nossa universidade é algo que me orgulha muito, principalmente porque pretendo seguir esta área. Sem contar o quanto isso agrega em questões de conhecimento e experiência, pois assim conseguimos ir além do que aprendemos durante a graduação”, pontua.

Para Milena a experiência no congresso foi incrível. “Mesmo sendo on-line foi fantástico! Todo o cuidado da organização para que conseguíssemos nos sentir como se estivéssemos de modo presencial, foi tudo muito novo, porém, sensacional. Me senti muito orgulhosa de poder levar a um evento como esse uma apresentação com o nome da universidade. Sem contar o quanto algo desse tipo tem influência para o meu futuro, além do conhecimento que pude adquirir de diferentes temáticas”, diz.


Legenda: Ester apresentou o e-pôster “Influência da pandemia da Covid-19 no consumo de tabaco e derivados e na motivação para cessação tabagística”
Créditos: Cedida