21/10/2022

Feira de Profissões em Jaú contribui para a formação cidadã

Pela primeira vez no campus, o evento recebeu mais de 500 visitantes de escolas públicas e particulares

Alunos visitantes conheceram mesas interativas que fazem parte da Sala Betha, um dos laboratórios mais modernos da Unoeste (Foto: João Paulo Barbosa)

Escolher a futura profissão não é uma tarefa fácil e requer muita atenção para analisar qual a área combina com você. E para ajudar na tomada dessa decisão, pela primeira vez a Unoeste realizou a Feira de Profissões no campus de Jaú. O formato para o campus que fica na região central do estado foi bem semelhante ao da feira realizada em setembro deste ano, no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente. Foi uma baita oportunidade para que estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas conhecessem de perto a estrutura dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Psicologia e Biomedicina (semipresencial) da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo (IGC/MEC).

Com o tema “Experimente o futuro”, a primeira edição da Feira das Profissões em Jaú recebeu mais de 500 visitantes entre quinta (20) e sexta-feira (21), nos períodos da manhã, tarde e noite. Toda a estrutura foi instalada no saguão do piso 3 do campus universitário. Dinâmica que mobilizou acadêmicos, professores e coordenadores da universidade que fortalece diariamente, dentro e fora de seus campi, o tripé de ensino, pesquisa e extensão.

A tecnologia de ponta, cada vez mais presente nos laboratórios da Unoeste, também impressionou os visitantes que literalmente mergulharam numa “imersão tecnológica exclusiva” ao conhecerem as mesas interativas que fazem parte da Sala Betha – um dos laboratórios mais modernos da universidade. A Sala Betha hoje é uma realidade diferenciada e que além do campus de Jaú, também está presente nos campi de Prudente e Guarujá. As mesas interativas são muito usadas por professores e acadêmicos de vários cursos no processo de ensino e aprendizagem.

Escolas visitantes

A professora de História, Geografia e Projeto de Vida na Escola Estadual Profª Alva Fabri Miranda da cidade de Pederneiras, Lívia Fini Rodrigues, conta que a visita na Unoeste se deu pela oportunidade de vincular os assuntos trabalhados em sala de aula com a proposta do evento. “Trouxemos os alunos para conhecer os cursos, principalmente esses da área da saúde. Muitos deles querem prestar medicina, fisioterapia e educação física. Então a gente achou que casaria muito bem, trazê-los para que eles conhecessem a fundo o que é a profissão”.

Izabel Jacomini Garcia é aluna do 3º ano do ensino médio da escola Tolentino Miraglia, de Jaú. Ela disse que a vista na Unoeste a fez decidir pelo curso que seguirá carreira. “Achei muito interessante como as informações foram passadas e explicadas aqui na feira. Por conta disso e dos estandes eu decidi que quero fazer psicologia, um dos cursos que eu já tinha interesse. E quando fiquei sabendo que a Unoeste oferta não só a medicina, fiquei empolgada com a visita, amei a universidade e vou fazer minha inscrição para o vestibular”.

Outra visitante da Feira de Profissões foi a Mariane Santos, estudante da escola Cleomar de Castilho Marques. Para ela a visita tirou algumas dúvidas sobre as carreiras ofertadas na Unoeste. “A visita foi bem legal e está bem interessante. Eu quero fazer educação física e aqui na visita estou certa de que a universidade é bem estruturada. Estou amando esse momento e já quero fazer minha inscrição para a prova”, dizia, empolgada.

Visitantes participaram de oficinas e estandes dos cursos da área da saúde (Foto: João Paulo Barbosa)

Envolvimento acadêmico

A professora de Saúde Coletiva da Medicina Jaú, Tisuko Sinto Rinaldi, destacou que além de ofertar conhecimento aos visitantes, o momento entusiasma até quem já está na carreira. “Pela minha experiência profissional e pessoal percebo que os adolescentes principalmente hoje possuem muitas informações sobre carreiras e já sabem o que querem fazer da vida. Então o nosso papel é mostrar, ampliar a visão sobre isso, a exemplo da medicina. Mostrar para eles que não é apenas ser um médico e escolher uma especialidade da área. O curso também abre leque para outros caminhos como a gestão, a pesquisa, entre outros”.

A médica ainda parabenizou os organizadores do evento, assim como a universidade que tem oferecido toda uma estrutura de ensino para que a condução do trabalho seja bem realizada. “Estar na Unoeste é a certeza de ter conforto, segurança e uma parceria com professores qualificados. Sempre falo para os alunos que eles não podem pensar na medicina somente como uma área para tratar doenças. Eles são agentes de transformação de uma sociedade que está precisando avançar. E a Unoeste é o grande diferencial na formação superior”, completou.

Vantagens da Feira

Para a psicóloga e professora em cursos de graduação, mestrado e doutorado da Unoeste, Dra. Camélia Santina Murgo, a Feira de Profissões é um momento privilegiado de contato direto com a realidade das profissões e, consequentemente, do mercado de trabalho. “Ela é um espaço importante porque o candidato tem acesso a muitas informações sobre as carreiras que pretende escolher. Isso se dá no contato com profissionais já atuantes nas mais diversas áreas e que estão, portanto, qualificados para apresentar os detalhes de todos os campos de trabalho de cada profissão”, fala.

A psicóloga reforça que a contribuição das escolas é primordial nesse momento da vida dos alunos. “O papel da escola é incentivar a participação dos estudantes e ofertar o máximo de informações sobre cursos, vestibulares e o cenário atual do mercado de trabalho. É ainda de grande importância que a escola oportunize momentos para que seus estudantes possam refletir sobre suas habilidades, seus interesses e seus projetos de futuro. A Unoeste está de portas abertas a esses diálogos e momentos de reflexão”, convida.


Legenda: Alunos visitantes conheceram mesas interativas que fazem parte da Sala Betha, um dos laboratórios mais modernos da Unoeste
Créditos: João Paulo Barbosa
Legenda: Visitantes participaram de oficinas e estandes dos cursos da área da saúde
Créditos: João Paulo Barbosa