Feira de Profissões da Unoeste Jaú encanta visitantes
Evento gratuito realizado pela Unoeste possibilita imersão em diversas áreas do conhecimento
2ª edição da Feira de Profissões no campus da Unoeste em Jaú (Foto: Jéssica Corte)
Nesta semana, o campus da Unoeste em Jaú recebe diversos visitantes com a realização da 2ª edição da Feira de Profissões. A proposta é propiciar um momento de esclarecimento sobre diversas carreiras para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas da região central do estado. Além disso, os visitantes poderão conhecer toda a estrutura da Unoeste que para o próximo ano oferecerá os novos cursos de Administração, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Pedagogia e Psicologia, além dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia que já são ofertados no campus.
O evento é de graça e segue até a tarde desta sexta-feira (29). Pode ser visitado também de forma individual por qualquer pessoa interessada. Com o mesmo lema da edição anterior, “Experimente Seu Futuro”, a Feira que começou nesta quarta (27) possibilita que os visitantes passeiem pelos estandes montados dentro do campus, e participem ainda ao menos de uma das oficinas práticas relacionadas a cada curso e oferecidas pela universidade durante a Feira.
Segundo o coordenador comercial e de relacionamento do Departamento de Marketing da Unoeste, César Rafael, para entregar o melhor aos visitantes existe toda uma equipe trabalhando para facilitar esse momento para os estudantes. “O principal objetivo é promover para o estudante do ensino médio ou outras pessoas que pretendem entrar na universidade, uma experiência do que é o curso que ele pretende seguir, e como é a profissão. É ele conhecer de perto aquela área que pretende fazer carreira, explicou ele. Até por isso haverá estandes e espaços interativos para que os estudantes tenham contato direto com as diferentes disciplinas dos cursos de graduação.
Escolas visitantes
Sara Cardozo Bedoia é aluna da Escola Professor Antonio Terezzi Mendes Peixoto que em comitiva visitou a Feira de Profissões. “É a minha primeira visita na Unoeste e estou achando muito interessante. A parte da Medicina, do corpo humano, eu gostei bastante. Achei a Feira bem diferente, dinâmica... tenho interesse pela área da psicologia e vou participar da oficina do curso também para entender melhor sobre a área”, conta.
João Gonçalves de Oliveira é professor de História da mesma escola que a Sara estuda e afirma que visitar uma universidade é um grande diferencial para ampliar as perspectivas de mundo que os estudantes podem ter para o futuro. “O intuito é fazer eles perceberem que podem ter oportunidades, e é importante conhecer o espaço físico, o que a universidade oferece, ter a oportunidade de conversar com outras pessoas que já estão envolvidas nas áreas e buscar qualquer informação que contribua nesse processo”.
Já o Lucas Ferreira Martins é aluno do Sesi de Barra Bonita, cidade vizinha de Jaú. Decidido, o jovem pontua que quer fazer o curso de Direito. “Quero fazer Direito. Embora já tenha decidido a experiência de visitar a Feira da Unoeste é o máximo. Aqui é tudo muito bem feito, organizado e estou gostando muito”, destaca.
Prática universitária
Para as acadêmicas Sofia Olbrich dos Santos, do 10º termo de Medicina, e Júlia Bueno Martins Fernandes, do 2º termo de Fisioterapia, ambas atuando como monitoras na Feira de Profissões de Jaú, a interação com os estudantes de escolas de ensino médio tem sido uma oportunidade de trocar experiências. “Essa é a primeira vez que estou trabalhando na Feira de Profissões e estou achando a proposta fascinante. Quando estamos no terceiro colegial estamos descobrindo muito, são muitas possibilidades. Então o fato de você ter uma imersão para saber como funciona aquela área ajuda muito para saber se você tem aptidão ou gosto pela área”, fala Sofia.
Para a futura médica, a estrutura da universidade é encantadora. “Sou suspeita! A estrutura é maravilhosa e foi isso que me encantou desde quando pisei no campus, nossa coordenadora mostrou tudo para nós. E não só a tecnologia da instituição é ótima, mas os professores são maravilhosos, é uma comunidade de muito talento e de muita força”.
Júlia conta que também é a sua primeira vez atuando na Feira. “Está sendo muito legal esse contato com os estudantes. Eles estão vindo com curiosidade para conhecer sobre as áreas e ainda para conhecer a estrutura da universidade que tem muita coisa boa. Pra mim está sendo incrível ter essa experiência com eles e percebo que para eles também, já que nós estamos vivenciando os aspectos da profissão aqui na instituição, é realmente uma troca”, finaliza.