14/11/2024

Feicorte em Prudente terá expressiva participação da Unoeste

Dentre as várias contribuições da universidade está a realização do 2º Simpósio ReprodOeste que ocorrerá no dia 22

Dra. Caliê: líder do grupo de estudos que organiza o 2º Simpósio ReprodOeste (Foto: Homéro Ferreira)

 

A Unoeste terá expressiva participação na Feira Internacional da Cadeia Reprodutiva da Carne (Feicorte), que Presidente Prudente estará sediando na próxima semana, de terça-feira (19) a sábado (23) no Recinto de Exposições Jacob Tozello.

A realização da maior feira indoor de gado de corte da América Latina é da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com organização da Verum. A escolha de Prudente é pela região possuir o maior rebanho bovino do estado: 1,6 milhão de cabeças.

Durante o evento está prevista a assinatura de convênio entre a Secretaria e a Unoeste para implantação do Programa Integra Pontal, decorrente de entendimento do secretário Guilherme Piai e com o diretor geral da universidade, Dr. Cesar Lima.

Iniciativa inserida em ações do governador Tarcísio de Freitas voltadas ao fomento do desenvolvimento das regiões paulistas dentro de suas vocações, sendo que no caso do Pontal visa o aumento da produção agropecuária sustentável.

Sistema de integração

Em cooperação técnica institucional e científica para extensão, com difusão de métodos e técnicas de recuperação de áreas degradadas em área de concentração de pequenas propriedades, o programa será pelo sistema Integração Lavoura/Pecuária/Floresta (ILPF).

Dentro da ampla programação, a universidade oferece no Fórum Feicorte o 2º Simpósio ReprodOeste – impacto da reprodução na conta do boi, edição matrizes. Conforme a Dra. Caliê Castilho será na sexta-feira (22) na Arena Feicorte.

O simpósio é de inciativa do Grupo de Estudo em Reprodução Animal (ReprodOeste), liderado pela Dra. Caliê e voltado para contribuir na qualidade da produção científica brasileira e o avanço na utilização de biotécnicas por produtores do país inteiro.

O envolvimento da Unoeste ocorre através da Faculdade de Ciências Agrárias, com os cursos de Agronomia – presencial e EAD, Medicina Veterinária e Zootecnia; e dos programas de pós-graduação em Agronomia e Ciência Animal; que ofertam mestrado e doutorado.

Várias contribuições

O professor Neimar Rotta Nagano conta que a universidade estará oferecendo contribuições no auxílio na análise da documentação para ingresso dos animais no recinto e recepção e alocação dos bovinos em seus respectivos pavilhões e argolas.

Também contribuirá com a recepção e alocação dos equinos em suas respectivas baias; zeladoria do bem-estar dos animais durante sua permanência no recinto; e auxílio no percurso de chegado do animal até a pista de julgamento.

Ainda auxiliará na aplicação dos conhecimentos de exterior e julgamento das raças participantes; disponibilizará médico veterinário residente plantonista durante todo o período de exposição; e auxiliará na organização das palestras.

A realização do 2º Simpósio ReprodOeste é exclusiva da Faculdade de Ciências Agrárias, cujo diretor, Dr. Carlos Sérgio Tiritan estará junto com o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste para a abertura às 9h na Arena Feicorte.

Programação da manhã

A programação do simpósio começará às 9h15 com médica veterinária Dra. Caliê Castilho, da Unoeste, que discorrerá sobre o tema “Biotécnicas como ferramenta para aumentar a eficiência reprodutiva em gado”.

Em seguida, às 9h45, a médica veterinária Dra. Raquel Zenetti, da Progest Biotecnologia, abordará o tema “Uso da PIVE em gado de corte comercial”. A sigla é de Produção In Vitro de Embriões.

Às 10h30, a zootecnista Dra. Renata Helena Branco, do Instituto de Zootecnia da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (Apta), falará sobre “Programação fetal: a importância de nutrição de fêmeas gestantes”.

Às 11h, o zootecnista Lauriston Bertelli Fernandes, titulado mestre e que é diretor de Pesquisa e Inovação da Premix, irá expor o tema “Redução de metano entérico e aumento de eficiência energética em bovinos suplementados com aditivo natural”.

Na sequência, às 11h30, ocorrerá debate mediado pela médica veterinária Dra. Tatiana Issa Uherara Berton, responsável técnica da Tairana Central de Congelamento de Sêmen, com sede em Presidente Prudente.

Programação da tarde

Para às 14h está programada a palestra “Grupo GP50: a importância da coleta de informações para a reprodução dos índices zootécnicos”, pelo médico veterinário com título de mestre, Fernando Aono, da Semex Brasil.

As 14h30, o médico veterinário Marcelo Almeida de Oliveira, titulado mestre, falará sobre “Valores genéticos e suas expressões fenotípicas”. Às 15h, o tema será “Impacto da ultrassonografia de carcaça sobre a precocidade de fêmeas de corte”.

Este tema da última palestra do ReprodOeste 2024 será com a zootecnista Dr. Liliane Suguisawa, da DGT Brasil. O debate da tarde, às 16h, será mediado pelo médico veterinário Dr. Alex Miyasaki que atua em reprodução, manejo sanitário e nutrição.

Serviço 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, necessariamente, em dois endereços eletrônicos: www.unoeste.br/eventos/u/1715 e www.feicortesp.com


Legenda: Dra. Caliê: líder do grupo de estudos que organiza o 2º Simpósio ReprodOeste
Créditos: Homéro Ferreira