08/06/2020

Faclepp seleciona alunos para bolsa de residência pedagógica

São 48 bolsas ofertadas pelo Ministério da Educação por um período de 18 meses com o valor de R$ 400

Foto: Erika Foglia

Dra. Danielle Santos: bolsas para alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Biologia e Letras

 

Pela segunda vez a Faculdade de Artes, Ciências Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste é contemplada com bolsas do Programa Residência Pedagógica, ofertadas pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes); órgão do Ministério da Educação. A primeira foi em 2018. Agora são 48 bolsas por um período de 18 meses. O valor é de R$ 400 mensais para oito horas de atividades semanais em escolas públicas. São beneficiados alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Biologia e Letras. A seleção está sendo feita e seguirá até o dia 28 de junho, mediante histórico acadêmico e entrevistas on-line.

A coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância, Dra. Danielle do Nascimento dos Santos, conta que a Unoeste está entre algumas das poucas instituições do estado de São Paulo a receber novamente o benefício e que isso atesta a qualidade do ensino que oferece. Afirma que na primeira vez foram obtidos resultados importantes, que culminaram em publicações, pesquisas, dados, artigos e livro que em breve será publicado. Tem ainda o fato de que vários residentes acabaram sendo contratados como professores pelas instituições parceiras.

As parcerias são formalizadas pela direção da Faclepp, pela qual responde a Dra. Maria Helena Pereira Mirante. Em 2018 /2020, as residências pedagógicas ocorrem em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Ensino e Secretaria Ensino de Presidente Prudente (Seduc); e ainda na rede municipal de ensino de Teodoro Sampaio. Além do estudante, o benefício é estendido ao professor preceptor, responsável pelo acompanhamento nas atividades didático-pedagógicas: planejamento, regência, reuniões, projetos e outras.

De acordo com Danielle, o programa integra a política brasileira de formação de professores da educação básica e a busca pelo fortalecimento das licenciaturas, valorizando o professor que já atua na escola e o licenciando que tem a oportunidade de vivenciar as competências para o exercício da docência dentro do campo de atuação e com o acompanhamento de um professor experiente. O que significa que esses cursos têm a oportunidade de aprimorar as suas estratégias formativas atendendo à meta 16 do Plano Nacional de Educação.

Tem ainda outro fator importante no âmbito da Unoeste, que é a integração da graduação com a pós-graduação em Educação, proporcionando a oportunidade ímpar de fortalecer a pesquisa no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, que oferta mestrado e doutorado, “tendo em vista os dados produzidos ao longo da residência”, conforme pontua Danielle, que também atua como professora pesquisadora do programa. As ações são apoiadas pelas pró-reitorias Acadêmica; de Pesquisa e Pós-graduação; e de Extensão e Ação Comunitária.

Na equipe das bolsas de Residência Pedagógica e também do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), na qual Danielle atua como coordenadora institucional, também estão os representantes da pós em Educação, Dra. Raquel Rosan Christino Gitahy; do estágio supervisionado de Pedagogia, Edilaine Tiraboschi Oliveira Bertucchi; do curso de Matemática, Cássio Fabian Sarquis; da graduação em Ciências Biológicas, Janaina Pereira Duarte Bezerra, com o apoio do coordenador, Dr. Silvério Takao Hosomi.


Legenda: Dra. Danielle Santos: bolsas para alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Biologia e Letras
Créditos: Erika Foglia