10/03/2022

Ex-alunos da veterinária atuam no mercado internacional

Para os profissionais, os conhecimentos e experiências proporcionados pela Unoeste os impulsionaram a cargos de destaque dentro de suas áreas de atuação

Leandro Teixeira define a universidade como sua casa (Foto: Cedida) 

 

Em quase 50 anos de oferta de ensino de excelência, a Unoeste é classificada como a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, segundo a última divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). Reconhecimento acadêmico confirmado pelos ex-alunos do curso de Medicina Veterinária Aloísio Bueno, Gabriel Molinari, Carolina Tiveron e Leandro Teixeira. Eles são exemplos de egressos que romperam as fronteiras do país e ganharam destaque em outros países.

Formado pela primeira turma do curso, Aloísio Bueno se tornou médico veterinário em 1992. Hoje atua como cirurgião equino no estado do Texas (EUA). “Logo depois que me formei pela Unoeste, vim para Estados Unidos, fiz um internato e um mestrado, em seguida fiz o curso de medicina e cirurgia de equinos e depois entrei numa residência na mesma área. Trabalhei em várias universidades nos EUA e hoje atuo em um hospital particular”.

Aloísio conta que o curso de Medicina Veterinária da Unoeste ofereceu o conhecimento necessário para sua trajetória profissional. “O curso foi muito importante porque me deu uma base e incentivo para procurar outros métodos de aprendizado e por isso decidi vir para os Estados Unidos em 1995”, destaca o profissional que recentemente esteve no Brasil e visitou a universidade. O profissional faz um convite aos alunos do curso. “Gostaria de convidá-los para participarem de um internato aqui com a gente, na parte de pequenos e grandes animais”.

Gabriel Molinari de Mattos se formou em 2011, fez residência e mestrado também na Unoeste, onde atuou como docente na área de reprodução animal, habilidade adquirida durante a formação na pós-graduação e determinante para sua experiência internacional. “Através do meu currículo e das oportunidades dadas pelos professores da universidade fui convidado a trabalhar na Rússia. A princípio não tive interesse, já estava estabilizado, com um emprego na universidade”, conta o ex-aluno que mudou de ideia após uma conversa com a esposa e percebeu que seria uma boa chance de crescimento profissional.

O médico veterinário ressalta que as dificuldades o motivarem a seguir na conquista profissional. “A comunicação era muito difícil, o pessoal falava russo e somente três pessoas falavam o inglês e justamente esses trabalham no laboratórios e eu na fazenda. Foi um processo complicado, até mesmo pelo clima. Chegamos lá no fim do outono, a temperatura estava por volta dos 15° e após um mês já estávamos em graus negativos. Imagina sair de Prudente e chegar a essa temperatura. Mas foi muito bom ter ido e tudo isso graças à Unoeste, que abriu as portas e os braços para eu estar onde estou hoje, com toda essa bagagem de conhecimento”, destaca.

Na Unoeste, Carolina Tiveron realizou o sonho de ser médica veterinária (Foto: Cedida)

Mais histórias de sucesso

Carolina Tiveron é médica veterinária e comemora 20 anos de formação universitária em 2022. Ela conta que ter sido aluna da Unoeste proporcionou vivenciar inúmeras chances profissionais. “Após concluir o curso, fiz residência de grandes animais e depois o mestrado, além de um treinamento em fertilização in vitro de embriões bovinos. Em 2008 inicie um trabalho com uma empresa brasileira, e nesse ano completo 14 anos dentro dessa área”, conta a egressa que lidera um dos sete laboratórios da maior empresa de produção de embriões nos Estados Unidos.

Para ela, a Unoeste proporcionou conhecimentos para desempenhar sua formação. “Gostaria de aproveitar o momento e agradecer por tudo que pude realizar no meu tempo na universidade, agradecer aos professores, a toda estrutura, a todo suporte que a universidade proporcionou para a minha formação profissional, isso tudo foi fundamental. Foi onde tudo começou, a realização de um sonho, sem dúvidas, devo à universidade!”, ressalta.

Outro egresso que comemora 20 anos de formação é o Leandro Teixeira, profissional que atua com patologia veterinária. “Atualmente, sou diplomado pelo Colégio Americano de Patologia Veterinária, professor de patologia e chefe do laboratório de patologia ocular comparada da Universidade de Wisconsin aqui nos EUA. Logo após me formar na graduação iniciei residência e mestrado, em seguida decidi vir para os Estados Unidos, onde fiz outra residência e pós-doutorado”, diz.

Leandro comenta que o curso da Unoeste é motivo de orgulho para ele. “Em todas as universidades que eu vou digo que sou orgulhoso de ter feito parte da história da Unoeste. Sou eternamente grato por toda a educação que recebi. Dou os parabéns às pessoas que levaram a Unoeste a esse lugar de destaque, desejo meus votos de mais 50 anos de sucesso e espero logo fazer uma visita à minha casa, a minha querida Unoeste”, finaliza.


Legenda: Na Unoeste, Carolina Tiveron realizou o sonho de ser médica veterinária
Créditos: Cedida
Legenda: Leandro Teixeira define a universidade como sua casa
Créditos: Cedida
Legenda: Aloísio Bueno em recente visita à instituição em Presidente Prudente
Créditos: Gabriela Oliveira
Legenda: Gabriel Molinari visitou o Hospital Veterinário no campus 2 da universidade
Créditos: Ector Gervasoni