15/07/2021

Eventos globais ambientais estão com as inscrições abertas

Congresso internacional abriga simpósios e democratiza a participação para promover a inteligência coletiva

Dra. Alba Arana: eventos internacionais ambientais com oportunidade para a participação de todas as pessoas (Foto: Cedida)

 

Com expressiva história de contribuição que se expande da região de Presidente Prudente para o Brasil e o exterior, o Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (PPGMadre) da Unoeste, anuncia a realização do 2º Simpósio Internacional de Meio Ambiente (SIMeA). O evento está inserido no 2º Congresso Internacional Ambiente e Sustentabilidade – Construção Coletiva Participativa (Cias). Com o intuito de proporcionar uma ampla participação, o evento está aberto para todos os interessados e almeja promover a inteligência coletiva tão relevante nestes tempos da pandemia do novo coronavírus.

Existem ainda outros dois eventos incluídos na mesma programação do Cias: o 1º Simpósio Internacional de Tecnologias Limpa (SInTel) e o Gedae 2021 – Gestão de Resíduos e Saneamento Ecológico. Quatro eventos com traduções em quatro idiomas: francês, espanhol, português e inglês. Participação de 32 universidades, sendo 16 nacionais e 16 internacionais, de cinco órgãos governamentais, de empresas e Organizações não Governamentais (ONGs).

A realização será de 7 a 12 de setembro. A organização teve mais de 20 reuniões para elaborar uma programação de 50 horas. Serão pelo menos 10 horas diárias divididas entre os períodos da manhã, tarde e noite. Conforme a coordenadora do PPGMadre, Dra. Alba Regina Azevedo Arana que faz parte da organização dos eventos e também da comissão científica, haverá ainda 15 palestras internacionais, oito nacionais, oito mesas-redondas nacionais e cinco internacionais, quatro rodas de conversa, dentre outras atividades.

Inteligência coletiva

O Cias é o evento guarda-chuva que abriga os demais e tem como temática central o “Saneamento das cidades e sistemas sustentáveis: inteligência coletiva em crises sanitárias”, guiando o diálogo dos eixos temáticos. O Cias tem o olhar voltado para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Cias se propõe conhecer e integrar as soluções locais em diferentes regiões do planeta.

O SIMeA está inserido no Cias como um espaço de discussão sobre as principais questões socioambientais globais relacionadas ao novo coronavírus, com abordagens relacionadas às políticas públicas, saúde, ambiente, inovação e a pesquisa em ciências ambientais nestes tempos de pandemia. Conforme a Dra. Alba, o simpósio é um evento que une ao objetivo acadêmico, a possibilidade de prospecção de projetos e parcerias internacionais como processo permanente de internacionalização do PPGMadre.

O Gedae 2021 tem seu debate programado sobre a gestão de resíduos e saneamento ecológico em áreas de desenvolvimento e em crise; mediante conferências, workshops de reflexão e debates. Realização do Centro Francófono para Pesquisa de Parceria em Saneamento, Resíduos e Meio Ambiente (Cefrepade), da França. O SInTel está voltado à abordagem sobre as principais questões sociais, econômicas, ambientais e tecnológicas; organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas, da Universidade de Maringá (UniCesumar).

O Cias nasceu com Maria Eulaidia de Araújo, doutora em geografia e planejamento urbano no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (Insa), da Universidade de Lyon, na França. Sua atuação como pesquisadora científica tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e sua área de domínio compreende planejamento ambiental e comportamento humano. Também atua como consultora e facilitadora organizacional, trabalhando com metodologias participativas e de comportamento socioambiental.

Inclusão e justiça social

Como proposta de ação devolutiva de sua pesquisa no doutorado na França, o Cias surgiu em decorrência da crise sanitária da Covid-19 e teve origem no Instituto de Educação e Formação Empreendedora (IFEE), através do projeto Empreendimentos e Transformação de Recicláveis (Entre), no estado do Ceará. Iniciativa construída em processo coletivo, com o entendimento de que a inclusão é a base da justiça social e ambiental; e que casos como o da pandemia do novo coronavírus servem para reafirmar a necessidade do cuidado de todos com a vida e com o planeta.

Em termos de Brasil os eventos têm como parceiros e apoiadores instituições particulares e públicas dos seguintes estados: Ceará, São Paulo, Paraná, Sergipe, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas e Santa Catarina; além do distrito federal Brasília. Os envolvimentos internacionais são do México, Colômbia, Argentina, Equador, Portugal, França, Cuba, Espanha e Estados Unidos. Podem se inscrever e participar atores sociais de qualquer parte do planeta, estudantes e profissionais com formação superior ou não, com atuação nos mais diferentes segmentos da iniciativa privada ou pública.

Inscrições

Para participar basta se inscrever no site do evento neste link.


Legenda: Dra. Alba Arana: eventos internacionais ambientais com oportunidade para a participação de todas as pessoas
Créditos: Cedida