28/05/2024

Evento evidencia forte laço afetivo entre Unoeste e Guarujá

Mesmo com o tempo chuvoso população comparece ao Saúde e Comunidade para receber atendimentos em vários serviços

Mesmo com chuva teve fila no credenciamento para receber atendimentos (Foto: Homéro Ferreira)

 

Em sua terceira edição, o Saúde e Comunidade evidenciou o forte laço de afetividade entre a Unoeste e a comunidade de Guarujá. Nem o tempo chuvoso foi empecilho para que cerca de mil pessoas aproveitassem serviços gratuitos de promoção e prevenção de saúde, dentre outros. Teve movimento das 9h às 17h de sábado (25) em todas as tendas da ampla estrutura montada no estacionamento. Os atendimentos foram prestados por estudantes orientados e acompanhados por professores, além dos que foram oferecidos pela Prefeitura e por parceiros.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi esteve presente e durante todo período de organização conduziu as reuniões on-line com equipes do campus da Unoeste em Guarujá e da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) em Presidente Prudente.  Em entrevista ao jornalista Francis Oliveira, do Bom dia Guarujá, falou sobre a presença da Unoeste no dia a dia da comunidade local, da responsabilidade social e sobre a relevância do Saúde e Comunidade que na oferta de 24 serviços prestou 12 mil atendimentos.

Realização em parcerias

Pelo curso de Medicina estiveram envolvidos alunos vinculados as 12 ligas. Também atuaram alunos dos cursos de Biomedicina presencial e a distância, Enfermagem e Fisioterapia. Dentre os serviços constaram teste de glicemia (diabetes), aferição da pressão arterial, higienização de alimentos, avaliação do índice de massa corporal, tipagem sanguínea, ressuscitação cardiopulmonar, massagem relaxante, orientação sobre alimentação infantil, atenção à saúde do idoso, combate à dengue e prevenção ao câncer de mama e de pele.

As secretarias municipais de Saúde, Esportes, Meio Ambiente e Direitos Humanos também prestaram serviços, tais como testes rápidos de sífilis, de hepatite C e HVI, o vírus causador da Aids; recreação infantil; capoeira, ginástica rítmica e outras atrações. Teve corte de cabelo e barba pelo Instituto Navalha City; orientação jurídica pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); transporte pela empresa City; orientação espiritual pela Mãe Danda; água gelada pela Sabesp; vacinação de cães e gatos pelo projeto Acolhendo Vidas; e avalição odontológica pela Sorridents, dentre outros serviços. Todos gratuitos. 

O maior de todos

Na condição de maior projeto de extensão da Unoeste Guarujá, o Saúde e Comunidade também serve como treinamento do relacionamento entre estudantes e a comunidade. A estudante do curso de Medicina, Talita Lopes Rabelo Caixeta, entendeu o evento como mais um momento da constante atuação de atendimento comunitário em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. São ações que fortalecem cada vez mais o elo da universidade com a comunidade, como ocorre com o projeto MedMelodia que leva música e alegria a pacientes do Hospital Santo Amaro.

Goiana de Anápolis, Talita trouxe de sua cidade o exemplo dos Doutores da Gargalhada para implantar o MedMelodia em Guarujá, para pacientes da enfermaria e hemodiálise. O projeto tem a coordenação da professora Dra. Aline Cacozzi do Espírito Santo. São 30 alunos divididos em cinco grupos que levam aconchego e carinho aos pacientes.  A Unoeste está no dia a dia dos serviços de saúde em Guarujá pelo Programa de Aproximação Progressiva Prática (Papp) ou em vários projetos de extensão, conforme a Dra. Marceli Rocha Leite.

Avanço dos serviços

Junto com a Dra. Fernanda Maria Machado Rodrigues, a Dra. Marceli responde pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão. No avanço dos serviços prestados à comunidade, a Dra. Marceli pontua o evento para as crianças da Creche Tia Nice no ano passado, no bairro Conceiçãozinha e onde a parceria da Unoeste com a comunidade possibilitou a instalação de equipamento para medir poluição, cujos dados são utilizados na pesquisa que avalia os impactos da poluição portuária na saúde de crianças e idosos. O feedback que têm as professoras é o de que a Unoeste faz muito pelo Guarujá, especialmente nas comunidades.

Moradora do bairro Cachoeira, que fica perto do terminal rodoviário, Rosilva de Lima Oliveira foi a primeira pessoa a receber atendimento no 3° Comunidade e Saúde Guarujá. Disse que tomou conhecimento do evento através de amiga e que estava interessada em vacinar os seus três gatos, mas passou por todos os serviços de promoção e prevenção à saúde humana. “Achei muito legal e deveria ter mais vezes”, disse. José Carlos Montebelo, que mora na vila Baiana há quase 30 anos, foi vacinar o cachorro e cortar o cabelo. “O atendimento é muito bom e a comunidade recebe bem esse evento”, comentou.

Olhar comunitário

Sebastião Henrique de Santana, conhecido como Tião, mora na Vila Baiana desde que chegou de Pernambuco há 44 anos, onde atua comunitariamente. “A Unoeste é grande parceira da comunidade. Faz um trabalho tão extraordinário que a gente não tem palavras para explicar. O que a gente pode dizer é que Deus é tão bom que coloca coisa boa na vida da gente, para nos ajudar”. Elza Lima de Souza, do mesmo bairro desde que nasceu há 64 anos, agradeceu pelos serviços recebidos no evento e disse que toda ajuda à comunidade é sempre bem-vinda para ajudar a superar as dificuldades.

Para o coordenador do curso de Medicina, o médico e professor mestre Ronald Sérgio Pallotta Filho, a Unoeste tem a reponsabilidade da conquista alcançada, ofertando serviços e cativando a comunidade. “O que a gente vê no Saúde e Comunidade é a união de todas as partes envolvidas. Eles esperavam pelo evento e nem a chuva impediu que viessem. A Unoeste é um grande polo educacional de Guarujá e da Baixada Santista, mas vai muito além ao atender demandas que suprem as mais diferentes necessidades”, pontuou o coordenador.

Engajamento de todos

Também estiveram presentes as coordenadoras dos cursos de Biomedicina, Dra. Adriana Pina; de Enfermagem, Adriana Silva de Moraes; de Fisioterapia, Dra. Erika Feltrini Rodrigues; acompanhadas de professores e alunos. Outras presenças marcantes foram as de todos os funcionários e da coordenadora administrativa do campus Rosineide Maria da Oliveira que destacou que todos vestiram a camisa prontamente, como sempre fazem, inclusive por saberem da importância do evento para a comunidade de Guarujá. “O envolvimento do corpo administrativo contribui com o acadêmico”, disse.

Como parte das atrações culturais teve ginástica rítmica e karokê, atividade que envolveu a comunidade, alunos e a funcionária Ismenia Delgado que foi a surpresa ao ser anunciada pelo locutor animador Eraldo Nogueira com o histórico da menina de 5 anos que cantou com Joelma em Campina Grande, na Paraíba; e anos mais tarde com Ivete Sangalo. Por 15 anos cantou em bares, mas resolveu seguir outros rumos e mudou-se para Guarujá em virtude de ser a cidade de seu marido. A cantoria fez parte do ambiente alegre e festivo do Comunidade e Saúde Guarujá.

Prestação do serviço de teste de glicemia (diabetes) (Foto: Homéro Ferreira)


Legenda: Mesmo com chuva teve fila no credenciamento para receber atendimentos
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Prestação do serviço de teste de glicemia (diabetes)
Créditos: Homéro Ferreira
Legenda: Aferição de pressão arterial e orientação sobre doenças cardiovasculares
Créditos: Homéro Ferreira