03/05/2022

Estudos sobre amendoim focam em maior eficiência da cultura

Produção científica atende demanda regional de agropecuaristas para aumentar produtividade e reduzir custos

Área de experimento em Dia de Campo no sítio São José (Foto: Cedida)

Resultados finais e parciais de dez experimentos voltados à maior eficiência da cultura do amendoim, visando aumento de produtividade e redução de custos, foram apresentados na manhã desta segunda-feira (2) para pai e filho agropecuaristas que têm nesse produto o carro-chefe de suas produções agrícolas. Fato ocorrido junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste e que estreita a relação com produtores rurais ao trazê-los para dentro do ambiente universitário de pesquisa e discutir com eles os resultados em cada experimento.

A rica troca de experiências derivou da apresentação de resultados dos experimentos conduzidos a campo no Sítio João José, em Regente Feijó, na região de Presidente Prudente, onde a Unoeste mantém seus cursos de graduação e pós-graduação em ciências agrárias. O encontro foi conduzido pelo coordenador do programa que oferta mestrado e doutorado, Dr. Fábio Rafael Echer. A apresentação foi feita no Laboratório de Fisiologia do Algodão pelo doutorando em agronomia Carlos Felipe dos Santos Cordeiro para Helder Lamberti e Helder Lamberti Junior.

Conforme o Dr. Fábio, os experimentos trazem vários resultados e os mais importantes para aproveitamento no momento estão relacionados ao desempenho dos cultivares na região e sobre otimização do uso de fertilizantes, especialmente nestes tempos de custos elevados. As pesquisas com foco em fertilidade, nutrição e fisiologia aplicada terão as informações com dados técnicos sobre melhor eficiência em adubação e recursos naturais (água e radiação solar) publicadas no Boletim de Pesquisa produzido e divulgado pelo programa de pós-graduação.

Programa que tem atendido as demandas de produtores do agronegócio no oeste paulista. A relação do Dr. Fábio com os Lamberti começou quando do encontro promovido com a fisiologista brasileira Cristiane Pilon, vinculada à Universidade de Geórgia nos Estados Unidos, que esteve na Unoeste em 2017.  Foi em 2019 que Carlos manteve o primeiro contato com os agropecuaristas, então como aluno do mestrado em Agronomia, na condição de engenheiro agrônomo formado pela Unoeste. Naquele ano foram feitos dois experimentos, depois cinco em 2020 e dez em 2022.

Necessidade imprescindível

Os mais recentes estão relacionados à safra 2021/2022 na propriedade em Regente Feijó, na qual os Lamberti têm a menor parte da produção agrícola de amendoim e mandioca e da criação de gado, já que 95% são em terras arrendadas; de acordo com Junior. No encontro ficou o entendimento de que nesse momento difícil para os produtores de amendoim, com preço baixo e custo alto, é preciso fortalecer o setor produzindo mais. Daí a necessidade imprescindível da contribuição científica com pesquisas que resultem em maior eficiência na produção.

Em caráter interinstitucional, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos faz o doutorado no campus da Unesp em Botucatu, com a orientação do Dr. Ciro Rosolem. Tem a contribuição do Dr. Fábio e a atuação conjunta com alunos da graduação em Agronomia da Unoeste envolvidos em iniciação científica: Isadora Lyria de Alencar Bassanezi, com bolsa Fapesp; Gian Lucas Bresqui, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Gilmar Santos Martins Junior e Giovanna Maniezzo de Mattos.

Há também o apoio e envolvimento do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias da Unoeste e coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan. Na parceria com os Lamberti, que já tem três anos, foi realizado o 1º Dia do Amendoim em janeiro deste ano e no encontro de hoje foram discutidas algumas estratégias preliminares para o próximo, com o pensamento de buscar o envolvimento de maior número de produtores e outros parceiros através da Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), da qual o Dr. Echer é o diretor-presidente.

Dr. Tiritan, Helder, Carlos, Junior e Dr. Fábio (Foto: Homéro Ferreira)


Legenda: Área de experimento em Dia de Campo no sítio São José
Créditos: Cedida
Legenda: Dr. Tiritan, Helder, Carlos, Junior e Dr. Fábio
Créditos: Homéro Ferreira