20/02/2020

Estudos ambientais são apresentados em congressos na Espanha

Produções de estudantes e professores da Unoeste fizeram parte do debate internacional de educação ambiental

Foto: Cedida

Doutoras Adriana e Fidela com a Dra. Alba: relações interinstitucionais e internacionais

 

Em mais uma ação de institucionalização do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, que oferta mestrado e doutorado na Unoeste, trabalhos de estudantes e professores foram apresentados em dois eventos simultâneos, sediados na Universidade Alcalá de Henares, em Madri, na Espanha.

As apresentações foram feitas pela orientadora dos trabalhos e coordenadora do programa, Dra. Alba Regina Azevedo Arana, no 6º Congresso Internacional de Educação Ambiental e no 2º Congresso Ibero-americano sobre Educação Ambiental para a Sustentabilidade, realizados de 13 a 16 de fevereiro.

Participaram produtores científicos da América Latina, Caribe e Europa, envolvidos em atividades de intercâmbio de conhecimento e experiências sobre prática de educação ambiental. Os congressos foram promovidos pela Asociación Española de Educación Ambiental (AEEA) e pela Red Iberoamericana de Meio Ambiente (Reima, AC).

As produções científicas apresentadas estiveram relacionadas aos seguintes eixos temáticos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Educação ambiental escolar e a formação profissional - Educação de qualidade; Educação ambiental comunitária - Cidades e comunidades sustentáveis; Educação ambiental e adaptação ao cambio climático - Ação para  clima; e Educação ambiental e segurança alimentar - Produção e consumo responsável; Saúde e bem-estar.

Temáticas trabalhadas pelo programa na Unoeste, que foi representada nos congressos que tiveram a participação de quatro pesquisadores brasileiros, incluindo a Dra. Alba, para quem foi mais uma experiência incrível por propiciar vários conhecimentos, troca de informações, contatos com colegas que atuam em universidades e membros de associações ambientais da Europa, de Cuba e da América Latina.

Vários foram os contados para possíveis realizações de intercâmbios de estudos e pesquisas, entre os quais os mantidos com as pesquisadoras Dra. Adriana Ávila Álvarez, da Faculdade de Ciências de Saúde, da Universidade da Coruña; e Dra. Fidela Humanwine Rosas, da Universidade de Madri.

O trabalho “Educação ambiental e o papel das universidades: um estudo sobre o processo de ambientalização curricular” envolveu, além da orientadora, Dra. Maíra Rodrigues Uliana, Dra. Suzana Chiari Bertolli e André Arana. O trabalho “Comunicação e educação ambiental: a percepção dos ingressantes no ambiente universitário” contou com Aline Paiva Blasechi Garcia e a Dra. Maíra.

O trabalho “Educação ambiental na universidade: um estudo sobre a presença de indicadores de ambientalização curricular em cursos de formação de professores” contou com Gabriela Araújo Correia Garcia, Dra. Maíra e André.


Legenda: Doutoras Adriana e Fidela com a Dra. Alba: relações interinstitucionais e internacionais
Créditos: Cedida